quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

MATEMÁTICA

                                                      ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

PARA A SEMANA DO DIA: 14/12 à 18/12 (para ser entregue até18/12)

 

Recuperação 4º Bimestre-Conteúdos e Hablidades

 

HABILIDADES Essenciais:

- Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras;

- Resolver e elaborar situações problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira;

- Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas;

-Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

 

Formas de Entrega:

-Tirar fotos da atividade e enviar pelo whatsapp ou por

e­mail:nilsaaraujo2014@gmail.comTambém está disponível no classroom- não esquecer e anexar as respostas.

 

Situação de Aprendizagem 1( atividade do caderno do aluno volume 3)

 

Atividade 5 -Relações Métricas (  página   66 )

Objetivo: Estabelecer e identificar as relações métricas no triângulo retângulo.

Orientações:  As atividades contemplam demonstrações das relações métricas, por isso será preciso que os estudantes reconheçam semelhança de triângulos, retomando os casos de semelhança. Explore as projeções dos catetos sobre a hipotenusa questionando os estudantes sobre diferentes posições que o triângulo possa estar desenhado

 

 

 



 

 

ATIVIDADE 1 – O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA VOLTA ( página 73 ).

 

Objetivos: Resolver problemas que envolvam cálculo de porcentagem. Calcular

percentuais sucessivos.

 

Orientações: Neste mundo globalizado, a sociedade tem se tornado cada vez mais

consumista e planejar o futuro é essencial para uma vida mais tranquila e segura. Em nosso cotidiano, é comum ouvirmos falar em juros, descontos, empréstimos,

financiamentos, cheque especial, aplicações financeiras, entre outros.

 

1.2 Carolina foi ao banco verificar as possíveis condições de aplicação para realizar um investimento. O gerente de sua agência apresentou um plano que renderia uma

taxa de 7,5% ao ano. Carolina pretende investir o valor de R$ 2 000,00 e resgatará o

valor só daqui a 3 anos. Após esse período, qual será o valor do resgate?

 

SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS  no caderno Aprender Sempre- página 08 e 09)

OBJETIVOS

• Identificar congruência de ângulos;

• Reconhecer semelhança de figuras planas;

 

02) Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida. Dos pares de

figuras, a seguir, identifique os que são semelhantes. Justifique sua resposta.

 




 

 

Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1(página 113 - volume 4)

 

ATIVIDADE 2 – CIRCUNFERÊNCIA: ARCOS E ÂNGULOS

Objetivos: Reconhecer e estabelecer relações entre arcos e ângulos em uma

circunferência.

Conversa inicial: Ampliando o estudo sobre circunferência, trataremos da

correspondência entre os arcos e o ângulo central, utilizando régua e compasso.

Raio é um segmento de reta com uma extremidade no centro e outra na circunferência.

Corda é um segmento de reta cujas extremidades são dois pontos quaisquer da

circunferência.

Diâmetro é qualquer corda que passa pelo centro da circunferência.

 

 

 



 

 

ATIVIDADE 3 – CONSTRUÇÃO DE ARCOS DE CIRCUNFERÊNCIA E ÂNGULO

CENTRAL (página 114 - volume 4)

Objetivo: Construir arcos e ângulos centrais de circunferência e calcular o

comprimento de arcos de circunferência.

Orientações: Alunos, para melhor compreensão vocês devem fazer as construções propostas nas atividades, a relação entre o ângulo central e o arco de

circunferência.

 




 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

PARA A SEMANA DO DIA: 07/12 à 11/12 (para ser entregue até14/12)

 

Recuperação 4º Bimestre-Conteúdos e Hablidades

 

HABILIDADES Essenciais:

- Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras;

- Resolver e elaborar situações problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira;

- Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas;

-Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

 

Formas de Entrega:

-Tirar fotos da atividade e enviar pelo whatsapp ou por

e­mail:nilsaaraujo2014@gmail.comTambém está disponível no classroom- não esquecer e anexar as respostas.

 

Situação de Aprendizagem 1( atividade do caderno do aluno volume 3)

 

Atividade 5 -Relações Métricas (  página   66 )

Objetivo: Estabelecer e identificar as relações métricas no triângulo retângulo.

Orientações:  As atividades contemplam demonstrações das relações métricas, por isso será preciso que os estudantes reconheçam semelhança de triângulos, retomando os casos de semelhança. Explore as projeções dos catetos sobre a hipotenusa questionando os estudantes sobre diferentes posições que o triângulo possa estar desenhado.

 

 

 



 

 

ATIVIDADE 1 – O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA VOLTA ( página 73 ).

 

Objetivos: Resolver problemas que envolvam cálculo de porcentagem. Calcular

percentuais sucessivos.

 

Orientações: Neste mundo globalizado, a sociedade tem se tornado cada vez mais

consumista e planejar o futuro é essencial para uma vida mais tranquila e segura. Em nosso cotidiano, é comum ouvirmos falar em juros, descontos, empréstimos,

financiamentos, cheque especial, aplicações financeiras, entre outros.

 

1.2 Carolina foi ao banco verificar as possíveis condições de aplicação para realizar um investimento. O gerente de sua agência apresentou um plano que renderia uma

taxa de 7,5% ao ano. Carolina pretende investir o valor de R$ 2 000,00 e resgatará o

valor só daqui a 3 anos. Após esse período, qual será o valor do resgate?

 

SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS  no caderno Aprender Sempre- página 08 e 09)

OBJETIVOS

• Identificar congruência de ângulos;

• Reconhecer semelhança de figuras planas;

 

02) Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida. Dos pares de

figuras, a seguir, identifique os que são semelhantes. Justifique sua resposta.

 




 

 

Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1(página 113 - volume 4)

 

ATIVIDADE 2 – CIRCUNFERÊNCIA: ARCOS E ÂNGULOS

Objetivos: Reconhecer e estabelecer relações entre arcos e ângulos em uma

circunferência.

Conversa inicial: Ampliando o estudo sobre circunferência, trataremos da

correspondência entre os arcos e o ângulo central, utilizando régua e compasso.

Raio é um segmento de reta com uma extremidade no centro e outra na circunferência.

Corda é um segmento de reta cujas extremidades são dois pontos quaisquer da

circunferência.

Diâmetro é qualquer corda que passa pelo centro da circunferência.

 

 

 



 

 

ATIVIDADE 3 – CONSTRUÇÃO DE ARCOS DE CIRCUNFERÊNCIA E ÂNGULO

CENTRAL (página 114 - volume 4)

Objetivo: Construir arcos e ângulos centrais de circunferência e calcular o

comprimento de arcos de circunferência.

Orientações: Alunos, para melhor compreensão vocês devem fazer as construções propostas nas atividades, a relação entre o ângulo central e o arco de

circunferência.

 


ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA: 30/11 à 04/12 (entregar 07/12)- 4ºBimestre

HABILIDADES

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.

Atenção

Onde fazer: No caderno do aluno   a Situação de Aprendizagem 1 – página110 e 111Atividades Complementares no caderno Aprender Sempre página 36 e 37)  .  Devem ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):

2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 (página 113 e 114)

Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo.( Continuação)

ATIVIDADE 3 – CONSTRUÇÃO DE ARCOS DE CIRCUNFERÊNCIA E ÂNGULO CENTRAL

Objetivo: Construir arcos e ângulos centrais de circunferência e calcular o comprimento de arcos de circunferência.

Orientações: Alunos, para melhor compreensão vocês devem fazer as

construções propostas nas atividades, a relação entre o ângulo central e o arco de

circunferência.

 

3.1 Utilizando um transferidor e compasso, trace uma circunferência de 3 cm de raio. Divida a circunferência de forma que cada ângulo central tenha medida igual a 60°. Utilize uma cor diferente para contornar cada arco de circunferência.

 

a)Quantos arcos de circunferência foram obtidos?

 

 

 

 

b) Utilizando uma régua, una os pontos consecutivos determinados sobre a circunferência e verifique qual é a figura formada. Quantos lados ela possui?

 

 

 

 

 

 

3.2 Trace uma circunferência. Divida essa circunferência de forma que cada ângulo central tenha medida igual a 40°. Em seguida, com uma régua una os pontos consecutivos determinados sobre a circunferência. Qual figura foi formada? Quantos lados ela possui? Descreva como você pensou para fazer a divisão da circunferência.

 

 

 

 

 

3.3 É possível encontrar o comprimento de um arco de circunferência estabelecendo uma proporção:




Atividades de Recuperação e Aprofundamento(Aprender Sempre página 36 e 37)





 

1) MASSA

a) Escolha a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a seguir






 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

 

FERRAMENTA UTILIZADA

(Grupos de whats, facebook, Centro de mídias, BLOG, e-mail, classroom, Aprender sempre...)

 

https://eeantonioreginato.blogspot.com/


 

 

PRAZO DE ENTREGA

 

 

Semana/prazo: 23/11 à 27/11  (entregar 30/11)

 

 

 

Onde fazer: A situação de aprendizagem no caderno do aluno- página à e Atividades Complementares responder no caderno Aprender Sempre.  Ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

 

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 

 

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):

2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares).

 

 

Sugestões de vídeos aulas

 

https://youtu.be/O6FVsVYvc-4?t=125

 

https://youtu.be/ZbLVLWDjAeM?t=97

 

 

 

 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

 

ATIVIDADES de Matemática: Relações entre arcos e

ângulos na circunferência de um círculo.

 

PARA  SEMANA DO DIA : 23/11 à 27/11(para ser entregue até 30/11 )

 

 

HABILIDADES: Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações

entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na

circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

 

 

Sugestões de vídeos aulas

 

https://youtu.be/O6FVsVYvc-4?t=125

 

 

https://youtu.be/ZbLVLWDjAeM?t=97

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

 

 

ATIVIDADE 2 – CIRCUNFERÊNCIA: ARCOS E ÂNGULOS(página 112 e 113)

 

Objetivos: Reconhecer e estabelecer relações entre arcos e ângulos em uma

circunferência.

 

Conversa inicial: Ampliando o estudo sobre circunferência, trataremos da

correspondência entre os arcos e o ângulo central, utilizando régua e compasso.

 

 

2.1 Utilizando o compasso, trace uma circunferência de raio qualquer. Marque dois

pontos sobre essa circunferência. Esses pontos a dividem em duas partes,

denominadas arcos de circunferência. Indique, no seu desenho, esses arcos de

circunferência, pintando-os de cores diferentes.

 

 


 

 

 


 

 

 

 

Atividades Complementares-Caderno Aprender Sempre

 

UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO (página 32)

OBJETIVOS:

• Compreender e determinar procedimentos de medição de comprimento, fundamentando-se nos princípios da atividade de medir qualquer grandeza.

• Compreender e determinar conversões de unidade de unidades de medida mais usadas no cotidiano, relacionadas com comprimento.

• Resolver problemas do cotidiano que envolvam conversão e utilização de unidades de medida de  comprimento.





  ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA: 09/11 à 13/11 (entregar 16/11)- 4ºBimestre

HABILIDADES

Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência,

Atenção

Onde fazer: No caderno do aluno   a Situação de Aprendizagem 1 - página 111 e Atividades Complementares no caderno Aprender Sempre página 29  .  Devem ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):

2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias

https://youtu.be/t5J1sZEodC0

https://youtu.be/bthArjyoHFo

 

ATIVIDADE 1- CIRCUNFERÊNCIA E SEUS ELEMENTOS(caderno do aluno- parte 1- página 111)

Objetivo: Identificar os elementos da circunferência e suas relações métricas.

 

 

Orientações: nessa situação de aprendizagem vocês irão realizar atividades que envolvem circunferências , círculos e seus elementos, como raio, diâmetro, segmento etc. As atividades têm como proposta a investigação, identificando técnicas na resolução de situações problema. Para essas atividades é  necessário de  régua, transferidor e compasso.

 

 

1.1 Mariana pesquisou os elementos da circunferência e enviou para Carlos:

Raio é um segmento de reta com uma extremidade no centro e outra na circunferência.

Corda é um segmento de reta cujas extremidades são dois pontos quaisquer da circunferência.

Diâmetro é qualquer corda que passa pelo centro da circunferência.

Porém, Mariana não fez os desenhos. Utilizando um compasso, trace duas

circunferências não concêntricas, uma de raio 3 cm e outra de raio 2 cm,

identificando-as por “A” e “B”, respectivamente.

a) Com uma régua, trace na circunferência “A” os segmentos de reta citados por Mariana, identificando cada um deles.

 

b) Utilizando uma régua, meça na circunferência “A” o diâmetro e o raio. Qual é a relação entre as medidas desses segmentos? Justifique sua resposta.

 

 

 

c) Trace na circunferência “B” duas cordas vermelhas que se cruzam em um ponto P. Em seguida, trace outras duas na cor verde, se cruzando em um ponto R.

 

 

 

d) Meça os segmentos de reta formados nas cordas da circunferência “B”. É possível  estabelecer uma relação entre essas medidas? Se sim, descubra essa relação.

 

 

 

 

 

 

1.2 Calcule a medida x:



 

 

 

 

Atividades de Recuperação e Aprofundamento(Aprender Sempre)

 

FUNDAMENTOS DA ATIVIDADE DE MEDIR (página 29)

 

 

 

 

OBJETIVOS

• Reconhecer e compreender em que consiste a atividade de medir.

• Reconhecer e compreender distintas grandezas e suas respectivas unidades de medidas.

 

 


 



 

 

 


 

UNIDADES DE MEDIDA E INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO(páginas 30 e 31)

 

 

 

 

OBJETIVOS

 

• Identificar as unidades de medida do Sistema Internacional de Unidades.

• Reconhecer unidades de medida e instrumentos adequados para medição de grandezas (comprimento, área, volume, capacidade, massa, tempo e temperatura).

 

 

 




 

 

 

  ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

ATIVIDADES de Matemática

REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS NA RETA NUMÉRICA

 

PARA A SEMANA DO DIA: 03/11 à 06/11(para ser entregue

até 09/11)

 

HABILIDADES:Reconhecer que os números racionais podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma para outra, e relaciná-los a pontos na reta numérica.

Atenção

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno Aprender Sempre

página 22 à 26.

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completosérie e data .

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª manhã: 10 horas às 12 horas.

Sugestões de vídeo aulas Centro de  Mídias SP

https://youtu.be/ltPxJ1b680I

 

 

REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS NA RETA NUMÉRICA

 

OBJETIVOS

• Relacionar os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e decimal, a pontos na reta numérica.

• Localizar números racionais em uma reta numérica.

 

 






 

7)Resolva os itens 1 e 2.

1 - (Prova Brasil 2011). A figura, a seguir, mostra os pontos P e Q que correspondem a números racionais e foram posicionados na reta numerada do conjunto dos racionais.




 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA:26/10 à 30/10   (entregar 03/11)

HABILIDADES

Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas .

 

Atenção

Onde fazer: As atividades  no caderno Aprender Sempre- página 08 e 09.  Devem ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):

2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias

https://youtu.be/ruHiFEg1hY8

https://youtu.be/M6l_WArl8QM

 

 

SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS

 

OBJETIVOS

• Identificar congruência de ângulos;

• Reconhecer semelhança de figuras planas;

• Associar lados e ângulos correspondentes entre duas figuras semelhantes.

 

02) Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma medida. Dos pares de figuras, a seguir, identifique os que são semelhantes. Justifique sua resposta.

 




3)Sabendo que dois polígonos que possuem lados correspondentes proporcionais e ângulos correspondentes congruentes são semelhantes, construa dois exemplos de polígonos semelhantes. Você poderá utilizar régua, compasso e/ou transferidor para essa construção.

 

 

 

 

 

 

 

SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS QUADRICULADAS

OBJETIVO:

• Identificar a razão de semelhança entre figuras semelhantes desenhadas em uma malha Quadriculada.

 


 

a. 9,5 cm.                      b. 9 cm.                    c. 7,5 cm.                   d. 6,5 cm.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 2310


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Números

Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.

Geometria

SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS QUADRICULADAS

HABILIDADES PROPOSTAS

-Resolver e elaborar situações problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

PRAZO DE ENTREGA

 Semana/prazo: 19/10 à 23/10  (entregar 26/10)

 

Onde fazer: A situação de aprendizagem 4 no caderno do aluno- página 702 à 74 e Atividades Complementares, copiar e responder no caderno.  Ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

 Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):

2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares).

 

Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias

 

 

https://youtu.be/ZkXzm2PW_uo

https://youtu.be/VH1RfGYXlOo

 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

ATIVIDADES de Matemática

 

PARA  SEMANA DO DIA : 19/10 à 23/10(para ser entregue até 26/10 )

 

Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos.

 

HABILIDADES: Resolver e elaborar situações problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 (página72 à 74)

 

Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias

https://youtu.be/ZkXzm2PW_uo

 

https://youtu.be/VH1RfGYXlOo

  

ATIVIDADE 1 – O MUNDO FINANCEIRO A NOSSA VOLTA


 Objetivos: Resolver problemas que envolvam cálculo de porcentagem. Calcular percentuais sucessivos.

Orientações: Neste mundo globalizado, a sociedade tem se tornado cada vez mais consumista e planejar o futuro é essencial para uma vida mais tranquila e segura. Em nosso cotidiano, é comum ouvirmos falar em juros, descontos, empréstimos, financiamentos, cheque especial, aplicações financeiras, entre outros.

 

 

1.            Realize uma pesquisa sobre esses termos financeiros presentes na tabela

 

 


  

1.2  Carolina foi ao banco verificar as possíveis condições de aplicação para realizar um investimento. O gerente de sua agência apresentou um plano que renderia uma  taxa de 7,5% ao ano. Carolina pretende investir o valor de R$ 2 000,00 e resgatará o valor só daqui a 3 anos. Após esse período, qual será o valor do resgate?

 

 

ATIVIDADE 2 – Juros e Descontos: HERÓIS, VILÕES? DEPENDE DA COMPREENSÃO.

 

 

Objetivo: Resolver situações-problema que envolvam o cálculo de porcentagem e juros.

Os juros e os descontos fazem parte de nosso cotidiano diário e a compreensão sobre eles é fundamental para tomarmos boas decisões. Tanto um quanto o outro utilizam por base a porcentagem: no caso dos juros, a porcentagem é acrescentada ao valor inicial, enquanto nos descontos ela é subtraída do valor atual do objeto.


 

Atividades Complementares

 

SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS QUADRICULADAS

OBJETIVOS

• Reconhecer figuras planas em uma malha quadriculada;

• Identificar a razão de semelhança entre figuras semelhantes desenhadas em uma malha quadriculada.

 

1)Observe a estrela de seis pontas desenhada na malha quadriculada. Desenhe, ao lado, duas outras estrelas de seis pontas, de modo que uma delas seja uma redução e a outra seja uma ampliação da estrela inicial, ambas de razão 2.

 



 

 

 





2)Observe a figura a seguir.

 

 

 3– Sabe-se que os prismas 2 e 1 são de bases quadradas e que o prisma 2 é uma

ampliação do prisma 1.

 


 


 

 
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

 PRAZO DE ENTREGA

  

Semana/prazo: 13/10 à 16/10 9 (entregar 19/10)

 Onde fazer: As atividades complementares no caderno e a situação de aprendizagem 3 no caderno do aluno- página 70.  Ser  enviadas por fotos ou digitadas.

 Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

 Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):

2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

  WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares).

  Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias

https://www.youtube.com/watch?v=TSWAZwyOxRg&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=U40BjYE-TpA&feature=youtu.be

https://youtu.be/C9Y9-n6GorY

 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA:13/10 à 16/10 9 (entregar 19/10)

HABILIDADES

Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

Atenção

Onde fazer: As atividades complementares no caderno e a situação de aprendizagem 3 no caderno do aluno- página 70.  Ser  enviadas por fotos ou digitadas.

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

  e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com.

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):

2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

Sugestões de vídeos aulas do centro de mídias

https://www.youtube.com/watch?v=TSWAZwyOxRg&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=U40BjYE-TpA&feature=youtu.be

https://youtu.be/C9Y9-n6GorY

 Atividades Complementares

Objetivo:

Reconhecer semelhança de figuras planas;

Associar lados e ângulos correspondentes entre duas figuras semelhantes.

Orientações:

Para que as figuras planas sejam semelhantes, elas devem possuir:

-Os ângulos correspondentes congruentes;

-Os lados correspondentes iguais ou proporcionais;



Nesse caso os ângulos correspondentes são congruentes e os lados da figura menor é metade de seus correspondentes na figura maior.

A semelhança indica-se assim:



 

Responda aos itens de 1 a 3

1)Observe os triângulos a seguir:



a) a proporcionalidade entre as medidas dos lados correspondentes.

b)a não proporcionalidade entre as medidas dos lados correspondentes.

c)se a medida do lado MN for o triplo de HI.

d)se o ângulo HĜI for de 88°.

 2 – Para as afirmações a seguir coloque ‘V’ para verdadeiro e ‘F’ para falso.

I – Duas fotografias de um mesmo barco, sendo uma a ampliação da outra, são figuras semelhantes.

II – Dois mapas de uma mesma cidade, em escalas diferentes, são figuras semelhantes.

III – As plantas de duas casas diferentes, na mesma escala, são figuras semelhantes.

IV– Dois triângulos equiláteros são sempre semelhantes.

Está correta a sequência da alternativa:

a. V-V-V-V.                                           c. V-V-F-V.

b. V-F-V-F.                                           d. F-V-V-V.

 

3 – Observe as figuras a seguir:



Considerando que os trapézios MNPQ e DEFG são semelhantes, pode-se afirmar que:

a. o ângulo “G” mede 75°.

b. os lados NP e EF são proporcionais.

c. o ângulo P mede 60°.

d. a soma dos ângulos internos de um quadrilátero mede 460°.

SEMELHANÇA DE FIGURAS PLANAS EM MALHAS QUADRICULADAS

OBJETIVOS:

• Reconhecer figuras planas em uma malha quadriculada;

• Identificar a razão de semelhança entre figuras semelhantes desenhadas em uma malha quadriculada.

 

 

1)        Observe o quadrilátero na malha quadriculada a seguir:



Utilizando a malha quadriculada, desenhe um quadrilátero ampliado semelhante ao quadrilátero MNPQ.

 


 

 

2)Observe as figuras a seguir e responda o que se pede.



Quais figuras são semelhantes entre si? Justifique sua resposta.

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE 1 – PONTO MÉDIO (página 70)

Objetivo:  Identificar e determinar as coordenadas do ponto médio de um segmento de reta no plano cartesiano.

 

 

1.1  Na malha quadriculada, estão representados cinco segmentos de retas. Escreva as coordenadas dos pontos das extremidades e das coordenadas do ponto médio de cada segmento. Analisando as coordenadas das extremidades de cada segmento e as coordenadas dos seus respectivos pontos médios, qual é a relação entre elas?

 

 



 1.2 Qual polígono possui maior área e qual possui maior perímetro? Justifique como você encontrou essas áreas. Considere um quadradinho como unidade de medida.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

 

PRAZO DE ENTREGA

 

 

Semana/prazo: 28/09 á 02/10 (para ser entregue até 05/10)

 

 

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno e ser enviada por fotos ou digitadas.

 

 

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

 

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .

 

 

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):

2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

 

 

WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares).

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

A devolutiva para os alunos, será através do e-mail, whats, com a correção individual, etc....

 

 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA: 21/09 á 02/10 (para ser entregue

até 05/10)

 

HABILIDADES:

 Reconhecer semelhança de figuras planas

 Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Atenção

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno  e ser enviada por fotos ou digitadas.

Métodos de entregavia whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completosérie e data .

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª manhã: 10 horas às 12 horas.

 

Sugestões- assista as vídeos aulas do  CMSP:

https://youtu.be/xTdQVyQW4TU

https://youtu.be/iMTcN--jfHM

 

 

 

 

 Atividades Complementares

SEMELHANÇAS DE FIGURAS PLANAS E ASSOCIAÇÃO DE LADOS E ÂNGULOS

OBJETIVOS:

• Identificar congruência de ângulos;

• Reconhecer semelhança de figuras planas;

• Associar lados e ângulos correspondentes entre duas figuras semelhantes.

 

01) Duas figuras são semelhantes se forem geometricamente iguais ou se uma delas é uma ampliação ou redução da outra. Dos pares de figuras a seguir identifique os que são semelhantes. Justifique sua resposta.



 

EQUAÇÕES DO 2º GRAU Incompletas

 

Objetivo: Expressar situações envolvendo equações do 2º grau na forma algébrica, resolver equações do 2º grau.

 


Observe os exemplos  das equações incompletas :

1-Quando os coeficientes b e c são iguais a zero




 

2 - Quando o coeficiente b é igual a zero



3- Quando o coeficiente c é igual a zero

Quando apenas o coeficiente c de uma equação do 2º grau é igual a zero, as suas duas raízes são reais e distintas. Uma delas é sempre igual a zero, e a outra, pode ser qualquer número real diferente de zero.



Atividades

1)Resolva as equações do 2º grau incompletas a seguir:



 


 

EQUAÇÕES DO 2º GRAU Completas

Passo a Passo:





Para calcular as raízes é necessário conhecer o valor do delta. Para isso, substituímos as letras na fórmula pelos valores dos coeficientes.

Podemos, a partir do valor do delta, saber previamente o número de raízes que terá a equação do 2º grau. Ou seja, se o valor de Δ for maior que zero (Δ > 0), a equação terá duas raízes reais e distintas.

Se ao contrário, delta for menor que zero (Δ < 0), a equação não apresentará raízes reais e se for igual a zero (Δ = 0), a equação apresentará somente uma raiz.



 

Exemplo:



 

Solução:

Para resolver, primeiro devemos identificar os coeficientes, assim temos:

a = 2

b = - 3

c = - 5

 

Podemos encontrar o valor do delta. Devemos tomar cuidado com as regras de sinais e lembrar que primeiro devemos resolver a potenciação e a multiplicação e depois a soma e a subtração.

 


 




Achar as raízes das equações:

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


 

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .

Nome: ___________________________nº____ série:____

PROFª NILSA

 

ATIVIDADES de Matemática

PARA A SEMANA DO DIA: 21/09 á 25/09 (para ser entregue

até 28/09)

 

HABILIDADES: Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras.

 Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Atenção

Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno do aluno volume 3(parte 1)  ou no caderno e ser enviada por fotos ou digitadas.

Métodos de entregavia whatsapp, Google Classroom ou

 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completosérie e data .

Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª manhã: 10 horas às 12 horas.

 

Sugestões- assista as vídeos aulas do  CMSP:

https://youtu.be/xTdQVyQW4TU

https://youtu.be/iMTcN--jfHM

https://youtu.be/hCjDIwcKDXE

 

 

 Atividades Complementares: Continuação

FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULOS

 

OBJETIVOS: -Associar figuras que possuem o mesmo número de lados e/ou mesmo número de ângulos;

-Identificar características dos quadriláteros.

1-Responda:

a)O que é quadrilátero?

 

b) Os quadriláteros são figuras planas ou espaciais?

 

2- Responda aos itens de 2. 1 e 2. 2.

2.1) Analise as seguintes afirmações:

I. Um paralelogramo é um quadrilátero que possui lados opostos paralelos.

II. Quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui todos seus lados e ângulos congruentes.

III. Todo losango é um quadrado.

IV. Todo retângulo é um paralelogramo.

A alternativa que apresenta afirmações verdadeiras é a:

a. I e II.

b. II e III.

c. I e III.

d. I e IV.

2.2) As figuras a seguir representam quadriláteros.

Sobre esses quadriláteros, é correto afirmar que:

a) Todos os cinco quadriláteros têm as medidas dos seus lados iguais.

b) Os ângulos dos cinco quadriláteros possuem as mesmas medidas.

c) Uma das características comum aos cinco quadriláteros é o mesmo número de ângulos.

d) O quadrilátero I representa um quadrado e o quadrilátero V um retângulo.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 : Continuação

 

ATIVIDADE 2 – RELAÇÕES MÉTRICAS – APLICAÇÕES(caderno).

Objetivo: Resolver problemas aplicando o Teorema de Pitágoras.

 

2.1 Para reforçar a estrutura de seu esquadro, Mariana decidiu colocar uma barrinha de metal conforme mostra a figura. Qual deve ser o comprimento da barrinha de metal?

 


    





ATIVIDADE 3  EQUAÇÕES DO 2º GRAU(Fazer no caderno).

Objetivo: Expressar situações envolvendo equações do 2º grau na forma algébrica, resolver equações do 2º grau.

Orientações:

Ao tratar da equação do 2º grau,  observem as diferentes maneiras de resolução. Uma equação do 2° grau é toda e qualquer equação com uma incógnita que é expressa da seguinte forma: ax2 + bx + c = 0, a ≠ 0

Numa equação do 2º grau, o x é a incógnita e representa um valor desconhecido. Já as letras a, b e c são chamadas de coeficientes da equação. ... Resolver uma equação de segundo Grau, significa buscar valores reais de x, que tornam a equação verdadeira. Esses valores são denominados raízes da equação. As resoluções de forma que compreendam o significado, não limitando a aplicação da fórmula porque reconhecem uma equação do 2º grau.

 

 

 

3.1)Identifique o grau das equações, a seguir, conforme o exemplo:

x2 − 3x + 2 = 0        equação do 2º grau na incógnita x, possui expoente 2.

Responda:

a) y2 + 5y + 4 = 0       b)  m2  + 9m + 4 = 0      c)x2  + 0,7x + 8 = 0

 

3.2 Mariana identificou que as equações do 2º grau podem ser incompletas ou

completas, sendo a, b e c números reais, com a ≠ 0.




Complete  identificando as equações do 2º grau em completa ou incompleta e os seus coeficientes:

Equação:

 

I)Identifique os tipos de equações:

1)x2-5x=0       2)x2  +2x+1=0      3)x2=64     4)x2+6x+8=0    5)x2-10x-0

II) Coeficientes: 

             a                                    b                                                 c

1)

 

 

2)

 

 

3)

 

 

4)

 

 

5)

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09



PRAZO DE ENTREGA

Semana/prazo: 14/09 á 18/09 (para ser entregue até 21/09)

AtençãoAs atividades estão divididas em 2 partes :

Parte1 -Atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Atividades Complementares e SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2  ( página 68 à 69).


Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance. Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  .


Onde fazer: No caderno do aluno volume 3 (parte 1) .

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .


Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ) on-line:
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

-WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google classroom.

  Atenção:
As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever.
Se necessário digitar  segue o código da turma:

9ºA iapef3b

9ºC  vtfouhc


E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 14/09 á 18/09 (para ser entregue até 21/09)

HABILIDADES: Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de  Pitágoras.



Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes :



Parte1 -atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)  - Atividades Complementares e SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2.



 Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta  das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :





Vídeos aulas do Centro de Mídias  SP









Parte1

Atividades Complementares

FIGURAS PLANAS: NÚMERO DE LADOS E ÂNGULOS

OBJETIVOS
- Classificar figuras planas quanto ao número de lados;
-  Associar figuras que possuem o mesmo número de lados e/ou mesmo número de ângulos;
 -Identificar características dos quadriláteros.

2) Responda às questões a seguir. Se tiver dúvidas pesquise na internet ou em livros sobre as figuras geométricas planas.
a)    O que são  figuras geométricas planas?
b)    O que são polígonos?
c)    O que são  figuras geométricas planas?
d)    O que são polígonos?
e)    Na ordem crescente, escreva os nomes dos polígonos que possuem de 3 a 10 lados.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

ATIVIDADE 1-  Aplicação do Teorema de Pitágoras( página 68 à 69).

Objetivo: Resolver problemas aplicando as relações métricas no triângulo retângulo e o
Teorema de Pitágoras.
 Orientações: As relações métricas do triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras para resolução de problemas. Façam a leitura , anotando os dados, em alguns casos, podem fazer o esboço da figura para melhor compreensão.

1.1 Uma situação muito usual do Teorema de Pitágoras é feita pelos pedreiros. Um
pedreiro, para construir um ângulo reto com duas paredes, marca 30 cm e 40 cm em
duas linhas laterais (onde farão a paredes) que se interceptam. Depois, unem esses dois
pontos para encontrarem uma medida equivalente a 50 cm, assim, os pedreiros
conseguem um ângulo reto. Na linguagem desses profissionais, tal procedimento é
chamado de “deixar no esquadro”. Nessa situação, como é possível afirmar que o ângulo
que será formado entre as duas paredes é um ângulo reto?

1.2 A figura é composta por cinco quadrados idênticos e a hipotenusa do triângulo
retângulo ABC tem comprimento 3√5 cm Escreva os passos necessários para calcular a
soma das áreas dos cinco quadrados. Depois, troque sua proposta com a de um colega
e verifique se, com as orientações dele, é possível obter a soma das áreas dos cinco
quadrados. Se não conseguir, corrija o que achar necessário.

1.3 Uma equipe foi contratada para instalar uma torre  e, para isso, serão necessários cabos de sustentação. A torre tem 90 m na vertical e os cabos serão presos
a 30 m, a 60 m e 90 m de altura (o solo é plano e perpendicular à torre), e serão fixados
no solo, a 60 m da torre, de acordo com o desenho abaixo. Determine quantos metros
de cabo serão necessários para essa sustentação.




1.5 A medida do raio de cada circunferência na figura é igual a 4 cm. Determine a área
desse triângulo equilátero.



1.6 Determine a medida do segmento      conforme o desenho a seguir, que
representa uma tesoura simples de telhado. Sabendo que :






1.7 O arquiteto Marcelo elaborou um esboço do projeto arquitetônico da parte superior da fachada de um edifício, conforme esquema a seguir.


a)Determine a altura da fachada do edifício.

b)Qual é a medida da largura da facha do edifício?

c)Qual é a área total da fachada do edifício?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

PRAZO DE ENTREGA

Semana/prazo:08/09 à 11/09 (entregar até 15/09)
AtençãoAs atividades estão divididas em 2 partes :

Parte1 -Atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Situação de Aprendizagem 1
Páginas 65 à 67.


Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance. Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  .


Onde fazer: No caderno do aluno volume 3 (parte 1) .

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .


Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ) on-line:
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

-WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google classroom.

  Atenção:
As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever.
Se necessário digitar  segue o código da turma:

9ºA iapef3b

9ºC  vtfouhc




E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 08/09 á 11/09 (para ser entregue até 15/09)

HABILIDADES: Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de  Pitágoras.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes :

Parte1 -atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)-Continuação - Situação de Aprendizagem 1  –  PROJEÇÕES e  RELAÇÕES MÉTRICAS
( página 65).

 Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom.IMPORTANTE a escola estará aberta  das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :

Parte1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ATIVIDADE 4– PROJEÇÕES

Objetivo:  Projetar ponto e segmento de reta no plano.

Orientações:  Projeções  as figuras formadas no plano que resultam da projeção de todos os
pontos de outra figura fora dela. Uma projeção ortogonal , portanto, pode ser imaginada como sombra de uma figura geométrica em um plano sob o sol do meio-dia.











4.1 A projeção ortogonal de uma reta num plano é a união das projeções ortogonais dos pontos da reta nesse mesmo plano.
Ao projetar um ponto no plano, obtemos como projeção outro ponto pertencente a esse
mesmo plano.




Ao projetar um segmento, traçamos perpendiculares nas suas extremidades, obtendo o
conjunto dos pontos desse segmento pertencentes ao plano.




Ao projetar um segmento perpendicular ao plano, qual será a sua projeção no plano? Faça
o desenho dessa projeção.

Atividade 5 -Relações Métricas
Objetivo: Estabelecer e identificar as relações métricas no triângulo retângulo.
Orientações:  As atividades contemplam demonstrações das relações métricas, por
isso será preciso que os estudantes reconheçam semelhança de triângulos, retomando
os casos de semelhança. Explore as projeções dos catetos sobre a hipotenusa
questionando os estudantes sobre diferentes posições que o triângulo possa estar desenhado.





ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÃO

Objetivo: Em continuidade às demonstrações das relações métricas, os estudantes devem partir dos triângulos dados, reconhecendo as projeções dos catetos e da hipotenusa. Em seguida,  devem aplicar esses conhecimentos para resolver uma situação-problema.
Você aprendeu que, traçando a altura relativa à hipotenusa de um triângulo retângulo, são obtidos dois novos triângulos retângulos semelhantes entre si.

6.1 Verifique que o produto entre os catetos é igual ao produto da hipotenusa pela altura.

6.2 Verifique que o quadrado da medida de um dos catetos é igual ao produto da medida da
hipotenusa pela medida da projeção do cateto sobre ela.

6.3 Verifique que o quadrado da medida do outro cateto é igual ao produto da medida da hipotenusa pela medida da projeção do cateto sobre ela.
6.4 Rafael pretende construir a estrutura do telhado  de sua casa e, para isso, fez o esboço do desenho do telhado. Quantos metros de vigas de madeira ele deverá comprar para construir o telhado?



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

PRAZO DE ENTREGA

Semana/prazo:31/08 à 04/09 (entregar até 08/09)
AtençãoAs atividades estão divididas em 2 partes :

Parte1 -Atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Situação de Aprendizagem 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO.


Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará à partir 01/09   aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance. Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  .


Onde fazer: No caderno do aluno volume 3 (parte 1) páginas 64 e 65, para quem foi buscar.

Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .


Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ) on-line:
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

-WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google classroom.

  Atenção:
As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever.
Se necessário digitar  segue o código da turma:

9ºA iapef3b

9ºC  vtfouhc



E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 31/08 á 04/09 (para ser entregue até /0709)

HABILIDADES: Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança  de triângulos.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes :

Parte1 -atividades do caderno do aluno volume 3( parte 1)- Situação de Aprendizagem 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO(paginas 64 e 65 ), para quem buscou.

 Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta à partir 01/09  das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo e o caderno do aluno volume 3. Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :

Parte1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ATIVIDADE 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO

Objetivo: Conhecer a história do Teorema de Pitágoras.

Orientações:  Trataremos do Teorema de Pitágoras, apresentando curiosidades e ampliando sua aplicação para demonstrar as relações métricas no triângulo retângulo. Outro ponto, serão as demonstrações que os estudantes devem fazer, generalizando as relações para qualquer triângulo retângulo, identificando seus elementos e as projeções dos catetos sobre a hipotenusa.





  

1.2 É atribuído a Pitágoras, um matemático grego que viveu no século V antes de Cristo, a primeira demonstração formal sobre a relação que existe entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo. Em homenagem a ele, essa relação recebeu o nome de Teorema de Pitágoras.
Faça uma pesquisa sobre como se enuncia o Teorema de Pitágoras e como ele é representado algebricamente.



ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE PITÁGORAS

Você deve ter visto em sua pesquisa que o triângulo retângulo possui um ângulo interno medindo 90°, além de propriedades e características importantes, e seus lados recebem nomes especiais:




  
2.2 Qual relação que você verificou entre as medidas dos lados do triângulo retângulo e a área dos quadrados?

ATIVIDADE 3 – TERNAS PITAGÓRICAS

3.1 O triângulo de lados 3, 4 e 5 é um triângulo retângulo. Por que podemos afirmar isso?
É possível encontrar uma infinidade de triângulos retângulos semelhantes a esse, cujos lados são números inteiros. Para encontrá-los, multiplicamos os seus lados por números naturais. Complete a tabela a seguir:




3.2 Escolha três ternas pitagóricas da tabela e verifique a respectiva relação de Pitágoras.

Sugestões de vídeos:


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08




E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 17/08 à 21/08(para ser entregue até 24/08)
HABILIDADE: Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes :
Parte1 -atividades do caderno do aluno volume 2( parte 1)- Situação de Aprendizagem 3 – Funções

 Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo. Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :

Parte1

 ATIVIDADES -Situação de Aprendizagem 3 –Funções (3º bimestre)-páginas 72 à 74

ATIVIDADE 1:–  Função : Noção e Lei de Formação
Objetivo: Compreender o conceito de função.

Orientação-É importante que  identifiquem e analisem os gráficos das funções. Inicialmente, essa exploração pode ser realizada observando os gráficos e as diferenças entre eles,
identificando algumas coordenadas e avançando para a lei de formação associada ao gráfico. E assim pratiquem os conceitos estudados, aplicando-os na resolução de cada item.


1.1 Em uma reportagem sobre produção de celulares, foi divulgado que uma certa fábrica produz um celular a cada 15 segundos. A quantidade de celulares produzidos por dia está registrada na tabela a seguir, conforme as horas trabalhadas:



Analisando os valores, escreva uma sentença matemática que represente essa situação. Escreva o passo a passo da sua resolução. Para iniciar esta atividade, pense na lei de formação.
a) Com esta lei de formação é possível calcular a quantidade de celulares produzidos em
12 horas?

b) Com essa mesma lei de formação, é possível calcular a quantidade de celulares produzidos para qualquer número de horas? Explique como isso é (ou não é) possível.


1.2 Dada a lei de formação de uma função f (x) = x – 2, encontre f (0); f (-1) e f (5).

1.3 O número de diagonais de um polígono depende da quantidade de lados que ele possui. Pensando nisso, encontre a lei de formação para calcular a quantidade de diagonais de qualquer polígono.

a) Encontre o número de diagonais de um polígono de 8 lados.

b) Encontre o polígono que possui 35 diagonais.


ATIVIDADE 2 – REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UMA FUNÇÃO(páginas 72 e 73)
Objetivo: Analisar e classificar os gráficos que representam uma função.



2.1 Os gráficos a seguir de 1 a 8, são gráficos de funções, pois relacionam duas grandezas: x e y ou f(x), onde y depende de x e, para cada valor da grandeza x, encontramos um único
valor na grandeza y. Analise e descubra quais funções estão relacionadas a cada gráfico. Comente as características de cada uma.






 




2.2 Analise a tabela de preços a seguir. Elabore e resolva as questões que
possam ser respondidas com os dados fornecidos.




ATIVIDADE 3 – OLHANDO AS FUNÇÕES EM DIFERENTES PERSPECTIVAS

Objetivo: Reconhecer uma função a partir dos registros algébricos, gráficos e em
língua materna(página 73 e 74)


3.2 Dadas as funções, construa uma tabela, atribuindo valores para a variável x. Em  seguida construa o gráfico de cada função.
a) f(x) = 3x                                                           b) f(x) = x + 3



3.4 Encontre o valor de x na função f definida por f(x) = x – 3, sabendo que:

a) f(x) = 0                b) f(x) = -3             c) f(x) = 5             d) f(x) = x – 3

3.5 Sabendo que f(x) = - x – 2, coloque V ou F nas afirmações abaixo:

a) f(0) = 2 (   )              b) f(-1) = 1 (   )              c ) f( 1) = -3 (   )

d) f(2) = 0 (   )              e) f(3) = -5 (   )               f) f(-2) = 0   (   )





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
PRAZO DE ENTREGA


Semana/prazo:10/08 à 14/08 (entregar até 17/08)


Onde fazer: Responder no caderno do aluno página 70 à 72 (reproduzido abaixo).

Situação de Aprendizagem 2 –Produtos Notáveis

Atividade 5  -Produtos Notáveis: Produto da Soma pela Diferença de Dois Termos.
Atividade 6 –Equações Polinomiais do 2º grau por de fatorações


Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .


Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ) on-line:
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas


-WhatsApp – Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o engajamento digital
E-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Google classroom.


  Atenção:
As atividades  estão sendo postadas também na plataforma classroom. Use seu e-mail institucional para acessar  a plataforma e se inscrever.
Se necessário digitar  segue o código da turma:

9ºA iapef3b

9ºC  vtfouhc








E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____
PROFª NILSA

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 10/08 à 14/08(para ser entregue até 17/08)


Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes .Parte1 atividades do caderno do aluno volume 2- parte 1- Situação de Aprendizagem 2 –Produtos Notáveis:Atividade 5  -Produtos Notáveis: Produto da Soma pela Diferença de Dois Termos (página 70 à 72).


 Parte 2 é a prova AAP, para quem não enviou ainda, tire foto do gabarito com seu nome, série e data (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou e-mail nilsaaraujo2014@gmail.com ou classroom. IMPORTANTE a escola estará aberta das 10h às 16h para a entrega da Avaliação da Aprendizagem em Processo. Se você não pegou a sua corra   você tem mais essa chance.Ou...Poderá fazer a Avaliação de forma Digital  :

Parte1

ATIVIDADE 5:– PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS

Objetivo: Compreender e resolver produtos notáveis envolvendo o quadrado da soma pela diferença de dois termos.


5.1 Você com certeza já se deparou com situações em que usou algumas
estratégias, e essas o ajudaram a solucionar o problema enfrentado. O desafio proposto foi: “Quanto é 25- 152
”? Como você resolveria esse desafio? Registre
a resposta.

5.3 Agora, vamos subtrair as áreas abaixo utilizando o produto da soma pela
diferença dos lados dos dois quadrados:




Atividade 6 –Equações Polinomiais do 2º grau por meio de fatorações:



6.1Preencha a tabela com forma fatorada da equação  e as raízes:




6.2 Encontre as raízes das equações a seguir:



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Semana/prazo:03/08 à 07/08 (entregar até 11/08)


Onde fazer: Responder na própria prova e enviar somente a folha de resposta
( as respostas à caneta azul ou preta).


Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com

Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .


Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ):
2ª,3ª,4ª e 6ª= manhã: 10 horas às 12 horas

E.E. “Prof. Antônio  Reginato  ” .
Nome: ___________________________nº____ série:____

ATIVIDADES de Matemática
PARA A SEMANA DO DIA : 03/08 à 07/08
Orientações sobre AAP de Matemática 2ºBimestre:

-Preencha à caneta azul ou preta, a folha de resposta, com os seus dados pessoais e os da escola.
- Faça uma leitura com atenção para responder todas as questões .
-Verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado (verifique o que está sendo solicitado em cada questão.
-Preencha o gabarito com atenção ( com caneta azul ou preta).
-Fotografe a folha de resposta (primeira folha da prova) com seus dados pessoais.
-Envie esta foto para o meu whatsaap particular até o dia 11/08( terça-feira) ,
e-mail: nilsaaraujo2014@gmail.com  e  Google Classroom.

HABILIDADES PROPOSTAS


-Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grande ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares,
tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de
computadores , entre outros.
-Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com
expoentes fracionários.
- Resolver e elaborar situações-problema com números reais,
envolvendo diferentes operações.

-Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.





                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Atividades de Matemática
Professora: NILSA
Disciplina: MATEMÁTICA - 9º A e 9ºC
Semana/prazo: 27/julho à 31/julho (entregar até 29/07).
Onde fazer: as atividades devem ser feitas no caderno do aluno volume 2(parte 1) e ser enviada por fotos ou digitadas.
Métodos de entrega: via whatsapp, Google Classroom ou
 e-mail:nilsaaraujo2014@gmail.com
Atente-se em enviar a atividade com seu nome completo, série e data .
Plantão de dúvidas ( 9 Anos A e C ): 2ª,3ª,4ª e 6ª manhã: 10 horas às 12 horas
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- 27 A 31/07 - (com retomada de conteúdo em defasagem)

- Para os alunos que estão com as  atividades  atrasadas coloquem em dia, e que sejam entregues, até quarta-feira para fechamento da nota do bimestre.
-  Os alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem refazer/reavaliar, atividades que ainda haja dúvidas.
-Todos devem fazer as anotações das aulas do Centro de Mídias sp.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07








ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07








ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
PRAZO DE ENTREGA

As atividades da semana dos dias:29/06 à 03/07/2020, deverá ser entregue até 06/07. Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de Entrega: Via WhatsApp (14)997987982 (Porfª NILSA) ou ainda pelo Centro de Mídias (CMSP),pelo google classroom e também , pode me entregar pelo e-mail (nilsaaraujo2014@gmail.com). Para a entrega das atividades atente-se a colocar Nome Completo e Série Onde será disponibilizada a aula : Através do aplicativo CMSP,blog da escola, google classroom e WhatsApp .

Atividades de Matemática (semana29/06 à 03/07)

 Nome: ________________________ nº____ série_____ Profª NILSA

Vamos relembrar!

Potenciação: exemplos





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADE


PRAZO DE ENTREGA 
Os alunos deverão entregar até 29/06 pode ser pelo whatsaap, classroom ou email:nilsaarujo2014@gmail.com 

9C
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
Nome:                                        nº            série:                       DATA:     /
ATIVIDADE 1 – OPERANDO COM NOTAÇÃO CIENTÍFICA
 Objetivo: Reconhecer unidades de medidas para expressar grandezas muito grandes ou muito pequenas e resolver operações envolvendo notação científica.

1.1  Observe a tabela a seguir e preencha as lacunas. Lembre-se de que, quando os expoentes das potências de dez são diferentes, devemos igualá-los primeiro para, depois, realizar a operação.

ATIVIDADE 2 – O UNIVERSO: NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM
 Objetivo: Compreender a notação científica para expressar números muito grandes ou muito pequenos.

2.1 As distâncias no Universo são medidas em anos-luz, ou seja, cada ano-luz representa a distância percorrida pela velocidade da luz em um ano. A velocidade da luz é de, aproximadamente, 3 ×10 8𝑚/𝑠.

a)    Escreva essa distância com todos os dígitos.

b) Quantos metros, aproximadamente, possui um ano-luz, considerando que o ano tem 365 dias?
2.2 A distância média entre a Terra e o Sol é de 1,496 ×108  km, e a distância média entre Mercúrio e o Sol é de 5,79 × 10 7km. Observando a figura a seguir, qual é a distância média entre a órbita da Terra e a órbita de Mercúrio?

2.3 Todos estamos suscetíveis a doenças, principalmente as que são causadas por vírus ou   bactérias. Esses seres microscópicos podem causar várias enfermidades, que vão desde uma simples gripe, até uma contração de tétano. Porém, nem todas as bactérias são prejudiciais aos seres humanos, pois algumas auxiliam e muito na saúde. Observe a tabela abaixo:

Quadro 2 – Tamanho de bactérias e vírus comuns no dia a dia
Vírus ou bactéria
Comprimento em metros (m)
Vírus da gripe
0,000 000 0023 m
Bactéria do tétano
 0,00001 m
Vírus da dengue
0,000000050 m
Bactéria Escherichia coli (a mais comum em infecções de urina)
 0,000006 m

 A partir dos dados elencados na tabela, elabore uma situação problema envolvendo operações com notação científica, e compartilhe com seu colega. Tente resolver a situação elaborada por seu colega e, juntos, discutam acerca dos resultados.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


ATIVIDADES
1)Represente a fração correspondente nas figuras.
    

2) Calcule.
a. 50% de 180 é igual a___________________
b. 50% de R$ 20,40 é igual a ______________
c. 25% de 360 é igual a ___________________
d. 75% de 420 é igual a ___________________
e. 75 % de 500 é igual a___________________
f. 10% de 500 é igual a ___________________
g. 10% de 48 reais é igual a _______________
h. 5% de 600 é igual a ____________________
i. 5% de R$ 110,00 é igual a _______________

3) Escreva as frações correspondentes.
a) 12 % =
b)  25 % =
c)  37 % =
d)  80 % =
4) Represente os decimais a seguir como porcentagem.
a) 0,35 = ______
b) 0,07 = ______
c) 0,1 = ______
d) 0,375 = ______


Observação: As atividades estão no “Aprender Sempre”!!!!
Atividades:2,5,6 e7
Podem responder nele mesmo e enviar  foto pelo whatsaap.
Bons Estudos!!!!!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05



ATIVIDADES
Orientações:
-Para os alunos que ainda não realizaram as AAPs, podem responder até sexta (29/05) e enviar foto pelo Whatsapp  ( particular) ;
-Primeiramente façam a leitura com atenção e resolva cada item da AAP.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado.
-Na folha de resposta da AAP,  deve colocar nome e série, as respostas à caneta;
-Os alunos que já realizaram,  vou estar fazendo a devolutiva via Whatsapp (particular).



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05



ATIVIDADES
Orientações:
-Na folha de resposta da AAP , deve-se  colocar nome e série, as respostas à caneta;
-Primeiramente faça a leitura com atenção e resolva cada item da AAP.
- É importante a resolução e  o comprometimento com o aprendizado.

 -Devolutiva da AAP para cada aluno será individualmente e  através do whatsapp 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05



ATIVIDADES

E.E  .PROF.  ANTONIO REGINATO
PROF.  NILSA    
               
Nome: ---------------------------------------    nº ------------     9º ANOS A e C    (11/05 à 15/05)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA


 Conteúdos: Grandezas Inversamente proporcionais;  Retas paralelas cortadas por transversais com  segmentos proporcionais.

1) Três caminhões transportam 250 m3 de areia. Quantos caminhões iguais a esse serão necessários para transportar 7000 m3 de areia?

2) A respeito de grandezas proporcionais, assinale a seguir a alternativa que for correta:

(a) A velocidade de um automóvel e a distância percorrida por ele são grandezas inversamente proporcionais.

(b) A quantidade de mercadorias produzidas em uma fábrica e o número de funcionários, trabalhando em condições ideais nela, são grandezas inversamente proporcionais.

(c) A área da base de um prisma e seu volume são grandezas diretamente proporcionais.

(d) A distância percorrida por um táxi e o valor final da corrida são grandezas inversamente proporcionais.

(e) A velocidade de um automóvel e o tempo gasto no percurso são grandezas diretamente proporcionais.


3)Qual é a velocidade de um automóvel que gasta duas horas em um percurso, sabendo que gastaria 6 horas nesse mesmo percurso se estivesse a 30 km/h?

a) 90 km/h        b) 60 km/h      c) 30 km/h             d) 20 km/h       e) 10 km/h







SEGMENTOS PROPORCIONAIS

 A divisão entre números reais é chamada de razão. As razões podem ser representadas de diversas formas. A representação que será utilizada aqui é a de frações, portanto, se a razão entre os números reais A e B tiver como resultado o número C, escreveremos:  


  


Quando duas razões possuem o mesmo resultado, dizemos que essas razões (ou as grandezas em que foram observadas) são proporcionais.


     




2)    O mesmo vale para segmentos de reta. Ao dividir as medidas entre dois segmentos de reta, obteremos a razão entre eles. Dizemos que quatro segmentos
de reta são proporcionais quando a razão entre as medidas de dois deles forem iguais à razão entre as medidas dos dois restantes.  

           
Em outras palavras, de acordo com a imagem acima, os segmentos AB, CD, EF e GH são proporcionais porque :      



Atividades
1)Descubra a medida do segmento AB, sendo que os segmentos CD=12cm, EF=4cm e GH= 16cm.Observe os segmentos dados:

            

  





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES

E.E  .PROF.  ANTONIO REGINATO
PROF.  NILSA                    
Nome: --------------------------------------------       nº ------------     9º ANOS A e C    (04/05 à 08/05)


ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA
 Conteúdos: Razão entre grandezas

1)    Verifique a relação entre as grandezas, determine a razão para preencher a                                                                tabela:


Situação cotidiana
Razão
 Relação entre as grandezas

Carlos percorreu 30km em 2 h.




Km/h (quilômetros por hora)

Para realizar uma viagem de 540 km, um veículo gasta 90 litros de gasolina.



Km/l (quilômetros por litro)

O potente secador de  Ana consome 6500 watts (6,5 kW ) em 2 horas





KW/h (quilowatts/hora)

2 )Sérgio ganhou uma herança e foi logo comprar um terreno. O corretor, o senhor Ricardo, relatou que o terreno tinha um comprimento de medida de 100 m, o qual foi representado por um segmento de medida 5 cm no mapa de vendas. Qual a escala usada nesse mapa?           (deixar os cálculos)


3)O jogador de futebol Neymar é um craque brasileiro  que atualmente defende o clube francês PSG e, também, é o capitão de nossa seleção. Esse jogador atua como atacante  e ponta. Ele é conhecido pela sua velocidade , agilidade e habilidade para driblar, finalizar e jogar bem com dois pés. Seu estilo de jogo tem rendido elogios por  parte d mídia e de fãs. Segue uma tabela contendo informações técnicas sobre Neymar.



ANO

JOGOS

GOLS

ASSISTÊNCIA

MÉDIA

2014
14
15
3
1,07
2015
9
4
1
0,44
2016
6
4
4
0,50
2017
6
2
4
0,20
TOTAL
39
25
12
2,21
Qual a razão entre o número de gols de 2015 e o total  de partidas?

4) Quantos quilogramas de semente são necessários para semear uma área de 240 m observando as recomendação de aplicar 1 kg de sementes por 6 m2 de terreno?


5) Em uma proporção, o produto dos extremos é  48 e um dos meios é 8. Calcule o outro meio.

6) O carro de  a Bruna consome na estrada 30 litros de gasolina a cada 144 km. Quantos litros de gasolina são necessários para percorrer 240 km?

7)Pesquise   significado das expressões densidade de um material e densidade demográfica.

8) Com base na pesquisa anterior,  resolva as questões:

a)Sabendo que 600g de uma substância ocupam o volume 900 cm3,determine a densidade dessa substância.

b)A população do Estado de São Paulo,1º de julho de 42304694 habitantes. Sabendo que a área do Estado é de aproximadamente, 248209km2calcule sua densidade demográfica.

9) Para cada situação, preencha a tabela e calcule a razão entre grandezas envolvidas. Verifique se há proporcionalidades entre elas.

a)Se 8 bolas de futebol custam R$ 160,00, então 6 bolas custarão R$ 120,00

NÚMEROS DE BOLAS
VALOR pago em reais
RAZÃO (preço por bola)














ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05



ATIVIDADES


E.E  .PROF.  ANTONIO REGINATO
PROF.  NILSA                       9º ANOS A e C    (27/04 à 30/04)


ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA: conteúdos: Conjuntos Numéricos e Razão

 1. Classifique as afirmações a seguir como verdadeiras ou falsas.
I. Um número natural não pode ser um número irracional.
II. O conjunto dos números racionais está contido no conjunto dos números irracionais.
 III. O conjunto dos números irracionais não está contido no conjunto dos números racionais.
IV. O conjunto dos números irracionais é formado pela união entre os conjuntos dos números racionais e reais.
V. Qualquer raiz quadrada tem como resultado um número racional.
a) V, F, V, F, F.
b) V, F, V, F, V.
c) F, F, F, V, F.
d) F, V, F, V, V.
e) F, V, V, F, V.

2. João, com uma calculadora, determinou o valor e obteve como resultado 7,0710678... Pode-se provar que esse número tem infinitas casas decimais e não é dízima periódica. É, portanto, um número:
 a. (   ) irracional.
 b. (   ) racional.
 c. (    ) natural. 
 d. (    ) inteiro relativo.

3) 3. Qual desses números é irracional?
 a. (   )  3,2121...
 b. (   )  −3 5
c. (   )   − 6
d. (    )  2,15

4. (UFSM) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações a seguir.

(     ) A letra grega π representa o número racional que vale 3,14159265.
(     ) O conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais são subconjuntos dos números reais e possuem apenas um ponto em comum.
(     ) Toda dízima periódica provém da divisão de dois números inteiros, portanto é um número racional.
A sequência correta é:
 a.(   )  F – V – V.             b.(    ) V – V – F.           c.(     ) V – F – V.
 d.(   )  F – F – V.             e.(     ) F – V – F.

5. Verifique se os números a seguir são racionais ou irracionais:
a. 3,6 =             b. 0,565565556... =         c. 0,6 =        d. 0,222...=
 e. 5,232323...=             f. 0,3533533335... =            g. 1,736 =

6) Uma escola possui 2500 alunos matriculados e 1200 foram selecionados para participar de um concurso de redação. Qual é a razão que representa o total de alunos selecionados?

7) Uma loja de móveis fez o balanço da quantidade de sofás que foram vendidos. A razão entre o número total de sofás e o número de sofás vendidos foi de 8 para 5. Sabendo que na loja foram vendidos 10 sofás, calcule a quantidade total de sofás.

8)João comprou uma TV e resolveu pagar à prazo, pois não podia pagar à vista. Sabendo que o valor à vista é de R$ 1500,00 e que o valor total à prazo é 15% maior que o valor à vista, responda: Quanto João vai pagar no total?

9) Um comerciante comprou 10 sacas de batas por R$ 210,00. Por quanto deve vender cada saca para obter um lucro total de 15% sobre o custo?

10) Um comerciante vendeu certas mercadorias com o lucro de 8% sobre o custo por 
R$ 12.393,00. Qual é o seu lucro?




01) Qual dentre os conjuntos abaixo é constituído somente de números irracionais?
A(_)  {√3,√6,√9,√12}      B(_){√12,√15,√18,√21}       C(_){ √12,√14,√16,√18}
D(_)  {√12,√16,√18,√20}   E(_) {3,√6,√19,√25}

02) Qual dos números abaixo não é racional?
A(_) 2,53                  B(_) 2,3333....               C(_) 4,189189...         D(_) 3,1414...                 E(_) 2,876329736...


03) Classifique os números a seguir em racionais ou irracionais:


a) 4=                                 b)25=               c)  √81=                           

d) 4,252252225...=             e) -76=               f) √18=             

g) 3,010010001=                 h) 2,53=

4)   A fração 3/5  é igual a:                                         (RESOLVA)
A(_) 3,5    
B(_) 5,3    
C(_) 0,6   
D(_) 0,06
             
05) Nos espaços escreva V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa.
A(_) Todo número racional é inteiro.
B(_) Todo número natural é racional.
C(_) Todas as dízimas periódicas são números irracionais.
D(_) O valor aproximado de π é 3,41.
_________________________________________________________________________
06) Responda a alternativa INCORRETA.
A(_) Todo numero inteiro é um número real.
B(_) Todo número real é um número irracional.
C(_) Todo número irracional é um número real.
D(_) Existem números racionais que são naturais.


07) Sejam os números:





A) Quais são inteiros? ____, ____ e ____

B) Quais são racionais? ____, ____, ____ e ____

C) Quais são irracionais? ____ e ____

08) O número decimal correspondente ao ponto assinalado na reta numérica é




A(_) 0,3          B(_) 0,23          C(_) 2,3          D(_) 2,03

09) (VESTIBULINHO – SP) O número racional  1/6  é igual a:                                           (RESOLVA)
A(_) 0,6
B(_) 1,6
C(_) 0,16
D(_) 0,1666...

10) Os números reais:
     Relativamente referentes aos números π e  2,373737...  podemos  afirmar corretamente que:
A(_) são ambos irracionais
B(_) são ambos racionais
C(_) só o primeiro é irracional
D(_) só o segundo é irracional

11) Numa partida de basquete, Francis fez 15 arremessos, acertando 9 deles. Nestas condições:
A) Qual a razão do número de acertos para o número total de arremessos de Francis?

B) Qual a razão entre o número de arremessos que Francis acertou e o número de arremessos que ela errou?

12) Para fazer um refresco, misturamos suco concentrado com água na razão de 3 para 5. Nessas condições 9 copos de suco concentrado devem ser misturados com quantos copos de água?


13) Numa classe de 50 alunos, 10 foram reprovados. Pede-se a razão de número de aprovados para o número de alunos da classe.

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