terça-feira, 15 de dezembro de 2020

CIÊNCIAS


ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

 

Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam bem.

Esta é a última semana do ano letivo, e apesar dos nossos esforços,  alguns alunos ainda estão em situação delicada. A atividade abaixo é a RECUPERAÇÃO ANUAL – SERVE PARA TER NOTA EM TODOS OS BIMESTRES na minha disciplina. São bem fáceis: poucos exercícios, todos (ou a maioria) de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta, ou responder no próprio arquivo se achar mais fácil.  Estou à disposição para tirar dúvidas (me chame no whats: 14 9191 9861). Os alunos da lista abaixo são os que precisam fazer:

 

9º C

9º D

Bárbara Luisa

Beatriz Nogueira

Caua Francisco

Danilo de Melo

Guilherme Bahu

Gabriel Dayller

Isabela Goncalves

Giovanna Lopes

João Vitor Haake

Isabelly Monteiro

Leonardo de Souza

 

Jonathan Magalhães

Lorena Iara

Kaike Daniel

Maria Eduarda Lourenço

Larissa Vitória

Miguel Pereira

Lucas Gabriel

Pablo Henrique

Marcela Bueno

Sara Isa

Vinicius dos Santos

Felipe Custódio

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

9º ANO – PROF. JEAN

 

1.    De acordo com o esquema simplificado do estado de agregação das partículas nos três estados respectivamente líquido, sólido e gasoso é indicado na seguinte relação:




A)    1 - 2 – 3

B)    3 - 2 – 1

C)    2 - 3 – 1

D)    3 - 1 – 2

 

2.    Admita que o sol subitamente “morresse”, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Vinte e quatro horas após esse evento, um eventual sobrevivente, olhando para o céu, sem nuvens, veria:

A)    somente estrelas;

B)    a Lua e estrelas;

C)    somente a Lua;

D)    uma completa escuridão;

E)    somente os planetas do sistema solar;

 

3.    Sobre a hereditariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Experimentos de Mendel com cruzamento de plantas e também de animais domésticos mostraram que ambos os pais contribuem para as características de seus descendentes.

( ) A maior contribuição de Mendel foi demonstrar que as características hereditárias são determinadas por fatores distintos que são passados de geração em geração. Fatores que hoje são conhecidos como genes.

( ) A primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores postula que: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que separam-se, durante a formação dos gametas, sendo assim, pai e mãe transmitem um gene para seus descendentes”.

 

4.    “Toda a informação genética de um organismo está armazenada no DNA e estas informações são transmitidas aos seus descendentes. Já os cromossomos são formados por sequências de DNA e cada organismo possui um número diferente deles. O ser humano possui 46 cromossomos, sendo 23 recebidos da mãe e os outros 23, do pai. Parte funcional do DNA, os genes, são sequências especiais de centenas ou milhares de pares que oferecem as informações básicas para produzir todas as proteínas que o organismo necessita. Dentro da genética é importante compreender o conceito de mitose e meiose que são dois tipos de divisão celular. Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe. Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original. “

São longas sequências de DNA que contêm diversos genes. A definição refere-se:

A)    ao gene.

B)    aos cromossomos.

C)    ao RNA.

D)    ao genótipo.

 

5.    Um biólogo cortou a cauda de ratos pequenos durante muitas gerações. Ao final do experimento, os filhotes continuavam a apresentar aquele órgão perfeitamente normal. Esse experimento mostra que:

A)    Os caracteres adquiridos foram transmitidos aos descendentes e os ratos nasciam sem cauda.

B)    Os caracteres adquiridos não foram transmitidos aos descendentes.

C)    um órgão não se desenvolverá pois não manteve com seu uso constante.

D)    os ratos sofreram mutações devido ao corte da cauda e nasciam com cauda pequena.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Olá alunos e responsáveis. Espero todos estejam bem. Estamos na reta final deste difícil ano, o Conselho de Classe é no dia 23 (uma segunda) e, se ficou complicado fazer as atividades passadas, estou enviando uma proposta de recuperação deste 4º bimestre. É bem fácil: 5 exercícios, todos de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta. Estou à disposição para tirar dúvidas por qualquer um dos canais descritos abaixo.

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS

9º ANO – 4º BIMESTRE – PROF. JEAN

 

 

1.    Relacione a segunda coluna com a primeira:

(   ) Galáxia.

(   ) Via Láctea.

(   ) Sistema Solar.

(   )Universo

I.             O planeta Terra está inserido nela, que tem esse nome pois parece uma mancha leitosa no céu

II.            A soma de tudo o que existe fisicamente

III.           Aglomerado de estrelas, nuvens de gás, poeira e outros corpos celestes.

IV.           Conjunto formado pelo Sol e por todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional.

A sequência correta da associação da segunda coluna com a primeira, de cima para baixo, é:

A)    I, III, II, IV.

B)    III, I, II, IV.

C)    IV, I, III, II.

D)    I, III, IV, II.

E)    III, I, IV, II.

 

2.    Leia a música: O dia que o sol declarou seu amor à terra, cantada por Jorge Bem Jor.




A importância do Sol como fonte de energia para Terra está representada pela ideia:

A)    “... não fique zangada quando eu esquento a Lua...”

B)    “... não quer se enfeitar nem aparecer... “

C)    “... eu sou o astro rei a maravilha cósmica...”

D)    “... por isso eu lhe dou de presente todo meu calor...”

 

3.    Imagine uma situação hipotética em que a Terra passou por alterações bruscas e, em poucos dias, a sobrevivência da espécie humana no planeta estará ameaçada. A única alternativa para garantir a continuidade da vida humana é a migração para outro planeta. Se você fosse encarregado de escolher outro planeta para ser colonizado, quais características levaria em consideração ao fazer essa escolha? Cite três características.

 

4.    Na tentativa de encontrar explicações sobre o Universo, a Terra e o Sistema Solar, pensadores e povos da Antiguidade observavam a Lua, o Sol e os demais astros visíveis no céu. Esse costume é adotado até hoje por certos povos para orientá-los em diferentes aspectos, como em decisões de plantio e colheita ou na contagem do tempo. Sobre essas observações, é correto afirmar que:

A)    As constelações podem ser vistas em determinado momento em qualquer lugar da Terra.

B)    Em uma região distante da linha do equador, o horário em que as constelações surgem ao anoitecer é o mesmo ao longo do ano.

C)    De acordo com a cultura greco-romana antiga, os planetas eram associados às divindades de sua mitologia.

D)    O calendário ocidental adotado atualmente tem como base a observação da Lua.

E)    As estrelas mudam de posição ao longo da noite, não servindo como guias de navegação.

 

5.    Analise as afirmações abaixo sobre o ciclo evolutivo do Sol.

I.             A vida na Terra será pouco afetada quando o Sol se transformar em gigante vermelha.

II.            Após se transformar em anã branca, o Sol dará origem a uma explosão de supernova.

III.           Quando se transformar em gigante vermelha, o Sol aumentará seu diâmetro de 100 a 200 vezes.

IV.           O Sol foi formado a partir da fusão de núcleos de átomos de hidrogênio, formando o átomo de hélio e liberando grande quantidade de energia.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

A)      III.

B)       I e III.

C)       II e IV.

D)      III e IV.

E)       IV.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 152 e 153 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 – O CICLO EVOLUTIVO DO SOL

ATIVIDADE 1 – EVOLUÇÃO ESTELAR

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/

 

 

Prezados alunos e responsáveis. Nesta semana veremos um pouco melhor sobre a importância das estrelas para a estrutura do Universo. O texto fornecido fornece informações importantes para responder os exercícios, especialmente o terceiro. Há inúmeros vídeos interessantes na Internet que podem ampliar seu conhecimento. Desejo uma ótima semana a todos.

 

 

 

A vida das estrelas

     Todos os tipos de seres vivos que conhecemos nascem, vivem e morrem. Essas características não são tão diferentes quando olhamos para as estrelas. As estrelas são astros celestes encantadores que despertam a curiosidade das pessoas. Mas o que muitos não sabem é que, assim como nós, elas nascem, crescem e morrem. Contudo, ainda que nasçam e tenham infância, juventude e maturidade similares, na velhice e na morte as estrelas diferem muito, a depender essencialmente de suas massas.

     O ciclo de vida das estrelas inicia-se com a junção de gases nas nebulosas e perdura enquanto houver combustível a ser consumido no processo de fusão nuclear. O nascimento de uma estrela ocorre nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas por Hélio e Hidrogênio. E em virtude da força gravitacional, as moléculas vão sendo atraídas umas pelas outras, ficando bem próximas, o que faz com que a nebulosa tenha uma redução de tamanho, ou seja, que se contraia. A contração dos gases causa aumento na temperatura, que vai ficando cada vez mais alta. Quando a temperatura é alta o suficiente, essa enorme bola de gás começa a emitir luz e o Hidrogênio começa a queimar. Esse processo é chamado de “fusão nuclear” e libera muita energia. Essa sequência de fenômenos caracteriza o início da vida de uma estrela.

     O tempo que uma estrela viverá dependerá da sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz ela liberará. Sua morte acontece quando já tiver queimado todo o combustível. Como essa queima origina de elementos mais pesados, ela termina apenas quando passa a produzir ferro, que é um processo que consome energia. A partir de então, ela resfria e diminui drasticamente de tamanho, transformando-se completamente em ferro. Com essa contração, as partículas que estavam na superfície da estrela vão a altíssimas velocidades em direção ao centro, quando se chocam com o núcleo e são ejetadas para o espaço, originando elementos mais pesados que o ferro. Os gases que são liberados no espaço dão origem a uma nova nebulosa, de onde podem surgir novas estrelas.

Fonte: Elaborado especialmente para o SP faz Escola

 

1.   Como o Sol colabora com a manutenção da vida na Terra?

 

2.   Do que o Sol é constituído? Ele é eterno?

 

3.   Após ler o texto, descreva brevemente, através de imagens ou na forma de um texto, como uma estrela nasce e como pode ser sua morte.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

27/11/2020

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 149 a 150 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – TECNOLOGIA E ASTRONOMIA

ATIVIDADE 1 – A ASTRONOMIA

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio/

 

 

Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam bem. A atividade desta semana trata-se de 3 exercícios de leitura e análise de texto que não apresentam grandes dificuldades. O objetivo principal é reconhecer como a ciência promove avanços tecnológicos e vice-versa. Boa semana a todos.

 

 

O Universo e os corpos celestes que o compõem são estudados pela Astronomia. Leia o texto abaixo para conhecer mais sobre esta Ciência e como seu estudo está relacionado ao desenvolvimento tecnológico:

 

“O passado e o futuro da Astronomia”

 

A partir da leitura do texto, responda:

1.   Qual é o assunto principal abordado?

 

2.   Quais são os diferentes tipos de tecnologias que podem contribuir para a descoberta de vida em outros planetas?

 

3.   Como a tecnologia está contribuindo para a pesquisa?

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

13/11/2020

 

ATIVIDADES

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 144 a 146 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – VIDA NA TERRA, VIDA FORA DA TERRA

ATIVIDADE 1 E 2 – CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À VIDA E A VIDA FORA DA TERRA

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: 

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/SPFE%209%20ano%20EF%20Vol4%20

MIOLO%20Completo_APROVADO.pdf

 

 

Prezados alunos e responsáveis, nesta semana iremos tratar de um tema que interessa a todos nós: a vida humana fora da Terra. O assunto é importante porque nos leva a refletir sobre a importância da conservação do nosso próprio planeta e também sobre o trabalho científico em nos fornecer uma visão do Universo que aumenta a cada dia. São 5 exercícios para explorar essa temática, todos eles retirados do Caderno do Aluno. O vídeo selecionado é interessante e servirá para enriquecer as suas respostas; o texto indicado e as imagens fornecidas darão informações adicionais. É importante destacar, na discussão desta atividade, as condições para as formas de vida como a conhecemos e as particularidades da existência e da manutenção da vida.

 

Após assistir o vídeo abaixo, ler o texto disponibilizado no link e na atividade, responda os exercícios abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=wSh4vkXIns0  (duração: 16:44)

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-biosfera.htm

 

 

 






1.   Quais são as condições físicas e os elementos químicos necessários para a existência de vida como a conhecemos?

 

2.   O que pode ocorrer se faltar algum destes elementos ou condições?

 

3.    Seria possível viver em outro planeta? O que seria preciso para isso?

 

4.   Qual (ou quais) destes planetas você escolheria para morar? Por quê? Seria uma tarefa fácil? Seria possível?

 

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Professor: Jaqueline Juliani Alves

Disciplina: ciências

Ano: 9º ano do ensino fundamental A e B

Atividades da semana dos dias:  03/11 ate 06/11/2020

Podem ser entregues até: 06/11/2020

Onde fazer: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.

Métodos de entrega: Via WhatsApp (18)996299996 (professora Jaqueline), ou ainda pelo centro de mídias (CMSP), pelo google classroom e também, pode me entregar pelo e-mail (jaquelinejulianialves@hotmail.com)

Lembrando: Para mim, o meio mais prático de verificar as atividades é via WhatsApp, ou classroom porém, ninguém será prejudicado caso envie por outros meios.

Para a entrega das atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO E SÉRIE. Exemplo (Joao Pedro Alves 9 º B).

Atividade 1 - Povos antigos e a observação do céu

Observe a imagem e responda:

Você sabe como os povos observavam o céu antigamente? Desde quando a humanidade se  interessa pelas estrelas e pelo espaço?

Para compreendermos melhor essa questão, é preciso considerar o contexto e as características de diferentes culturas, em diferentes períodos históricos. De modo geral, os povos antigos utilizavam as informações astronômicas que possuíam para planejar suas atividades.

faça uma pesquisa sobre como algumas civilizações faziam a observação do céu, quais explicações elas elaboraram para a origem da Terra ou do Universo, e como estas informações e explicações se relacionavam com a sua cultura e suas atividades. Utilize livros, sites e outras fontes confiáveis para realizar sua pesquisa.

 

   ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 140 e 141 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

ATIVIDADES  2 e 3 – COMPOSIÇÃO DO SISTEMA SOLAR

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.

 

Olá alunos e responsáveis. Na atividade desta semana buscamos entender um pouco melhor nossa posição no Universo. No primeiro exercício, é proposto um desafio bastante simples: esboçar a posição do nosso Sistema Solar na representação de nossa galáxia, a Via Láctea. Após assistir o vídeo –bem curto – não terão dificuldades no desafio. Para responder no caderno, basta fazer um desenho parecido com a imagem e marcar com um X. No segundo exercício, pede-se uma pesquisa bastante simples sobre as características de alguns elementos do Universo. Boa semana a todos.

 

 

1.   Após assistir ao vídeo, responda o “Desafio” a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=mSWay16xbU4 (duração: 3:09)

 



2.   Observe no painel quais elementos formam o Universo. Você sabe quais são as suas características?

 

Elemento
do Universo

Característica

Planeta

 

Satélite natural

são corpos celestes sólidos que orbitam
os planetas. Ex.: a Lua.

Galaxia

 

Estrelas

 

Planeta-anão

 

Cometa

 

Meteoro

 

Buraco-negro

 

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 139 (reproduzida abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

ATIVIDADE 1 – COMPOSIÇÃO DO SISTEMA SOLAR

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI.

 

Prezados alunos e responsáveis. Nesta semana o objetivo é rever alguns pontos importante sobre astronomia visto em bimestres anteriores. Para os 3 exercícios, não é necessária pesquisa ou consulta em outras fontes para responde-los: o objetivo é refletir sobre o que já se sabe sobre o tema. Boa semana a todos.

 

Nesta Situação de Aprendizagem vamos aprofundar os estudos sobre a estrutura do Sistema Solar: quais corpos celestes estão presentes na sua constituição, quais são suas características e propriedades e qual é sua localização no Universo.

 

1.    Reflita a respeito do que você já sabe sobre o Sistema Solar. Para tanto, considere as questões abaixo:

A)   Qual é a composição do Sistema Solar?

B)    Por que ele se chama assim?

 


2.    Faça uma leitura da imagem acima e descreva o que ela representa.

 

3.    Existem elementos que não estão presentes na imagem mas que fazem parte do Sistema Solar? Dê exemplos.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 17 (adaptada)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – SUSTENTABILIDADE

ATIVIDADE 1 – O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

 

Prezados alunos e responsáveis. Nesta semana, o objetivo é promover uma ação reflexiva sobre a necessidade do desenvolvimento para a sociedade e seus impactos sobre o planeta. Os exercícios propostos não estão no Caderno do Aluno, mas não é necessária pesquisa para responder os exercícios, todos eles – com exceção do ex. 4 – são respostas pessoais, o que significa que não há respostas corretas ou erradas, mas obviamente devem ter relação e coerência com o enunciado.

 

Desenvolvimento Sustentável - é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. (Relatório Brundtland, 1988).

 



 

1.   Explique com suas palavras o que você entende por desenvolvimento sustentável.

 

2.   Cite duas ações que você e sua família podem praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.

 

3.   Associe:

(A) Reciclagem

(B) Degradação

(C) Reflorestamento

(D) Coleta seletiva

(   ) Separação do lixo por categoria.

(   ) Destruição do meio ambiente

(   ) Reaproveitamento da matéria-prima.

(   ) Recuperação do solo.

 

4.   Observe a imagem abaixo:




 

               A imagem acima representa a Agenda 21 local, que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da população. Qual a importância das pessoas para termos um planeta sustentável?

                    

 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

 

**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 15 E 16 (reproduzidas abaixo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

ATIVIDADE 3 – FILTRAÇÃO

 

Prezados alunos e responsáveis, na atividade desta semana, revemos um processo natural importante: a filtração. É proposto que se faça um experimento já visto no 6º ano, muito simples e fácil de se fazer, mas importante que se observe os detalhes com atenção. Se não houver mesmo a possibilidade de realizar o experimento, há um vídeo anexado que mostra todo o procedimento, desde a montagem até a execução e o resultado, se assistir com atenção, não terão dificuldades para responder os exercícios 1 e 2. Os exercícios 3 e 4 também não são difíceis, para ajudar disponibilizei um link com algumas informações úteis, sintam-se à vontade para pesquisar em outros sites. Por fim, esta atividade pode ser feita em grupos de até 4 alunos. Boa semana a todos.

 

Para compreender o processo de filtração do solo, propomos a realização de um experimento representativo, que possa por meio de uma simulação, analisar características dos componentes que constituem diferentes tipos de solos, que influenciam e possibilitam a filtração natural das águas nos diversos ambientes. Para esta atividade, propomos que sua turma se organize em grupos e com a orientação do seu professor, produzam protótipos como o sugerido a seguir, utilizando os seguintes materiais:

• Duas garrafas pet vazias e transparentes;

• Areia grossa;

• Areia fina;

• Pedrinhas pequenas;

• Algodão;

• Terra;

• Água;

• Tesoura

 


        

Vídeo-aula do experimento:

https://www.youtube.com/watch?v=wRHHRt7pCo8 (duração: 4:27)

 

Após a realização do experimento ou observar com atenção o vídeo anexado, responda as questões a seguir em seu caderno:

1.   Qual era cor da água antes e depois de passar pelo funil?

 

2.   Você acha que este processo é suficiente para tornar a água própria para consumo? Justifique.

 

3.    Faça uma pesquisa, através de livros didáticos e internet, e cite algumas doenças que podem ser transmitidas através de água contaminada.

Sugestão de fonte:

https://planetabiologia.com/doencas-causadas-pela-agua-contaminada/

 

4.   De que forma a contaminação do solo pode influenciar na potabilidade da água de uma região?

 

 

 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

 

**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

9º ANO C: j3sjlqq

 

9º ANO D: mtjw3im

 


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09


CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 10 (reproduzida abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
ATIVIDADE 1 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Olá alunos e responsáveis. Nesta semana a proposta é fazer uma leitura atenta de um texto curto (no link indicado) para responder dois exercícios. O primeiro dispensa explicações, os exemplos são facilmente encontrados no site. No item A, pede-se que o aluno identifique o papel do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) na proteção das espécies e dos ambientes à elas associadas. Para o item B, o texto fornece as informações necessárias. O terceiro exercício é pessoal, mas procure enriquecer sua resposta com argumentos concretos e conhecimentos científicos.

Caro(a) estudante, nesta etapa de aprendizado você entrará em contato com diversas questões, que o(a) farão refletir sobre a importância da conservação das espécies e consequentemente da espécie humana. Ao longo da história, muitos povos e civilizações reconheceram a necessidade de proteger áreas naturais pelos mais diversos motivos, como questões socioculturais, mitos ou fatos históricos marcantes, e por aspectos de importância socioambiental como: proteção de fontes de água, reserva de caça e outros serviços ecossistêmicos.

Seguindo as orientações do professor, individualmente ou em grupo, localize em livros didáticos, atlas ou outras fontes, informações sobre Unidades de Conservação, tais como: o que são, quais são seus objetivos e quais categorias existem. Consulte o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), responda às questões a seguir em seu caderno.

Link de acesso ao site:

1.   O que são Unidades de Conservação? Cite três exemplos.

2.   Considerando os objetivos do SNUC, responda:
a)    Há alguma relação entre SNUC e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas? Justifique.
b)   É possível utilizar recursos naturais provenientes de Unidades de Conservação (UC)? Quais atividades podem ser desenvolvidas em UCs? Explique.

3.   “Unidade de Conservação é vida, é diversidade, é riqueza, é patrimônio nacional”. O que você entende por essa afirmação?



*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINAS 8 a 10 (reproduzidas abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
ATIVIDADE 3 – DIVERSIDADE DE ESPÉCIES
ATIVIDADE 4 - APROFUNDANDO OS ESTUDOS SOBRE IRRADIAÇÃO E 
CONVERGÊNCIA
Estudos Comparativos dos Organismos - Evidências Evolutivas

Prezados alunos e responsáveis, a atividade desta semana tem por objetivo 
compreender melhor a diversidade de espécies no planeta e os mecanismos
 responsáveis por essa biodiversidade. Para isso, são indicados um vídeo e 
uma página da Internet com informações suficientes para responder os 4 
exercícios. O primeiro é bastante claro em seu enunciado: pesquisar o 
significado de 4 termos relacionados à evolução biológica. Para o segundo 
exercício, a dica é imaginar a origem dessas duas espécies e o ambiente onde 
vivem. O terceiro exercício não é difícil, só ler o texto ou assistir o vídeo com
 atenção. Por fim, no último exercício, pede-se um desenho com 3 espécies que 
sofreram as consequências da convergência evolutiva, ou seja, 3 espécies sem 
nenhuma relação de parentesco, mas com estruturas do corpo semelhantes.
 Sintam-se à vontade para pesquisar em outros sites confiáveis.

Vamos iniciar nossas discussões através de estudos comparativos dos organismos, 
 seja nas suas estruturas ou na funcionalidade que essas estruturas exercem,
 e assim conhecer os termos científicos que explicam suas origens e
 classificações biológicas. As principais evidências da evolução são os registros 
fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e genéticas entre os 
seres vivos. Isso naturalmente nos leva à investigação sobre a nossa 
ancestralidade.

1.   Pesquise em sites confiáveis os conceitos de:
·         Analogia
·         Homologia
·         Convergência
·         Irradiação adaptativa




              











2.   Quando observamos e analisamos a imagem acima, notamos que a forma do corpo
 do golfinho e do tubarão é bastante semelhante, porém o golfinho é classificado como 
um mamífero e o tubarão é um peixe. Qual seria uma explicação para isso?

3.   Podemos dizer que este seria um exemplo de irradiação ou convergência adaptativa?
Justifique.

4.   Para entender um pouco mais sobre o surgimento de variedades de formas de vida,
 sugerimos que aprofunde seus estudos em textos científicos, em sites confiáveis sobre
 o tema e em vídeos diversos recomendados por seu professor. Após sua pesquisa e/ou 
assistir ao vídeo, pesquise, desenhe e registre em seu caderno três espécies com
 características da convergência adaptativa de variedades de formas de vida.

Fontes sugeridas:





*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09



CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 7 E 8 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
ATIVIDADE 2 - VARIAÇÃO DE SERES VIVOS

Olá alunos e responsáveis. A atividade desta semana consiste em 2 exercícios relacionados à evolução biológica como entendemos hoje. Para o primeiro selecionei um vídeo curto e divertido que explica a seleção natural e serve como correção da atividade anterior. As respostas dos itens a e b estão no próprio vídeo, só assistir com atenção. No segundo exercício, o texto foi retirado do Caderno do Aluno, compreendo que é um pouco difícil, mas o vídeo também ajuda muito.

1.   Assista o vídeo abaixo para responder os exercícios a e b:
a)   Como a seleção natural atuou para que a maioria das mariposas fossem brancas no período pré-revolução industrial na Inglaterra?
b)   Após a revolução industrial essa característica mudou? Explique usando as ideias da seleção natural.

2.   Leia o texto abaixo, analise as 4 situações descritas e responda o exercício:

A variação de seres vivos pode ser definida (ou explicada) pela diferença no material genético dos indivíduos de uma determinada população.
Essa variação na carga genética de uma população tem um papel fundamental na evolução das espécies, uma vez que a seleção natural atua selecionando os genótipos mais vantajosos em uma determinada condição ecológica e tornando raros os que são desvantajosos para esta condição.
A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, migração e recombinação de genes entre populações por meio da reprodução sexuada de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie.

Analise as afirmações que foram feitas sobre os coelhos e como as orelhas ficaram longas:
I.             O coelho evoluiu de ancestrais de orelhas curtas que se desenvolveram gradativamente pelo esforço do animal em ouvir a chegada dos predadores;
II.            Os ancestrais dos coelhos apresentam tamanhos variáveis de orelhas; os de orelhas mais curtas eram caçados mais facilmente pelos predadores.
III.          Os coelhos de orelhas longas conseguem deixar um maior número de descendentes que os de orelhas curtas.
IV.          Os coelhos de orelhas longas, adquiridas pela necessidade de perceber a aproximação dos predadores, transmitem essa característica para seus descendentes.
O papel dos predadores neste caso foi fundamental para determinar orelhas grandes (só não é maior porque dificultaria a movimentação). Qual das afirmações NÃO está de acordo com o texto acima?




*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 7 (reproduzida abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
ATIVIDADE 1 - TEORIA DA EVOLUÇÃO

Olá alunos e responsáveis. A atividade desta semana consiste em realizar o exercício abaixo. É necessário assistir o vídeo sugerido, que apresenta duas teorias que explicam como os seres vivos se modificam com o tempo, ou seja, como evoluem. A característica analisada é o pescoço da girafa: explicar usando as ideias de Lamarck e de Darwin como o pescoço das girafas ficaram tão compridos. Uma informação dada é importante: as girafas se alimentas das folhas de árvores, o que significa que as que possuem pescoços maiores tem maior oferta de alimento. Você pode fazer um texto descrevendo a evolução do pescoço ou por meio de imagens.


Observe a imagem a seguir, comparando as ideias de Darwin e Lamarck. Represente por meio de esquema/desenho como Lamarck e Darwin explicariam a evolução do pescoço das girafas, lembrando que elas se alimentam de folhas de árvores.


Fonte sugerida:



*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 6 (reproduzida abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

Olá alunos e responsáveis. A atividade desta semana consiste em 5 exercícios. Os dois primeiros exigem uma pesquisa rápida sobre o que é uma espécie (do ponto de vista biológico) e como essas espécies estão organizadas. Os exercícios 3, 4 e 5 são respostas pessoais, o que significa que não há respostas certas ou erradas, mas não esqueça de qualificar seus argumentos, ou seja explicar suas respostas de forma razoável e consistente. No exercício 5, pergunta-se o que pode fazer uma espécie mudar suas características: o ambiente, ações humanas ou os dois, se puder dar um exemplo seria ótimo. Não é necessário o Caderno do aluno para fazer essa atividade: o conteúdo está reproduzido nesta postagem.

Caro estudante, dentro da temática Vida e Evolução, vamos estudar as contribuições científicas que buscam explicar a diversidade biológica, vamos conhecer dentro da história da ciência, as ideias evolucionistas das espécies e estudar a hereditariedade. Para tanto, será importante conhecer termos e conceitos científicos que tratam desta temática e as atividades propostas serão desenvolvidas por meio de pesquisas investigativas, análise de evidências sobre fenômenos naturais ou de origem antrópica. Iniciaremos nossos estudos sobre a Evolução das Espécies. Recomendamos que você efetue uma revisão de alguns conceitos importantes já estudados anteriormente, como por exemplo, o conceito de “espécie” e sobre a “classificação geral dos seres vivos”, ou seja, a classificação que organiza em diferentes grupos, os seres vivos até hoje identificados.

1.   Qual o conceito biológico de espécie?

2.   Como são classificados os seres vivos?

3.   O que você entende por Evolução das Espécies?

4.   Na sua opinião, como as espécies podem se modificar com o passar do tempo?

5.   Na sua opinião, qual ou quais fatores (ambientais e/ou antrópicos) podem modificar uma espécie?


*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im








 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 16 (reproduzida abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – GENÉTICA
ATIVIDADE 3 – SISTEMATIZANDO O CONHECIMENTO

A atividade semanal é um pouco diferente: consiste em fazer uma história em quadrinho ou imagens que representem alguns dos conceitos discutidos até aqui sobre hereditariedade. Vocês podem abordar diversos temas: a história de Gregor Mendel, clonagem, determinação do sexo, transmissão das características, etc. Ela pode ser feita em grupos de até 4 alunos com prazo de entrega estendido. Use as fontes sugeridas ou pesquise livremente pela Internet. A estética dos desenhos não é importante, mas considerar alguns pontos como capricho e informações corretas.

Em grupo, elabore uma história em quadrinhos ou desenhos que demonstrem as ideias de Mendel, alguns conceitos básicos de genética e/ou princípios da hereditariedade e que possam ser apresentados aos colegas de sala ou para a escola. Lembre-se que este tipo de atividade requer tempo para ser finalizada e necessita de planejamento.

Fontes sugeridas:

*links testados em 02/08/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im










                                    

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

ESTAREI DISPONÍVEL DE FORMA ONLINE DURANTE ESTA SEMANA ( 28 A 31 DE JULHO ) NO PERÍODO DAS 19 ÀS 23 HORAS PARA TIRAR DÚVIDAS E PRESTAR ESCLARECIMENTOS DE FORMA IMEDIATA ATRAVÉS DOS CANAIS ABAIXO:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)


RESUMO DAS ATIVIDADES PASSADAS ATÉ AGORA (ver detalhes e orientações nas postagens semanais ou comparecer no atendimento online)

1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1 (27 de abril a 1 de maio):
Exercícios 1 e 2:
1.   Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios. https://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY
2.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios (não esqueça de ajustar a temperatura para ºC (graus Celsius).

ATIVIDADE 2 (4 a 8 de maio):
Responder 3 exercícios usando um simulador:
1.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios.

ATIVIDADE 3 (11 a 15 de maio):
Responder 3 exercícios usando um simulador:
1.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios.

ATIVIDADE 4 (18 a 22 de maio):
Responder 4 exercícios:
Assista a vídeo-aula indicada no link abaixo ou use outras fontes de pesquisa para responder os exercícios:


2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5 (08 a 12 de junho):
Responder 4 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 9 À 11
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – TECNOLOGIA E SAÚDE
ATIVIDADE 1 – O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
·         Leia com atenção os textos “Radiação na Saúde” e “Câncer de mama no Brasil: mortalidade está abaixo da média mundial” que estão nas páginas 9 e 10.
·         Responder os exercícios 1 a 4 da página 11. Ignorar o trecho “e a construção dos gráficos” descrito no enunciado.
ATIVIDADE 6 (15 a 19 de junho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 8 (reproduzida abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – TECNOLOGIA E SAÚDE
Na imagem abaixo está a atividade de leitura e análise de imagem. Lembrando que apesar de serem respostas pessoais, atenção à coerência entre a imagem, à pergunta e à sua resposta.

ATIVIDADE 7 (22 a 26 de junho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 11 (reproduzida abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – HEREDITARIEDADE
ATIVIDADE 1 – ESTUDANDO OS GENES
Vamos fazer algumas reflexões:
1.    O que você entende por hereditariedade?
2.    Todos os(as) filhos(as) devem ser parecidos(as) com seus pais?
3.    Você sabe o que a Ciência diz sobre hereditariedade?
ATIVIDADE 8 (29 de junho a 03 de julho):
Responder exercícios 1 a 8:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 11 A 13
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – HEREDITARIEDADE
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
Leia com atenção o texto “Cara de um, focinho de outro”, que se inicia na página 11 e termina na página 12. Em Seguida, responder exercícios 1 a 6 da página 13 (reproduzidos abaixo). Capriche nas respostas.
Após a leitura do texto, responda às questões:
ATIVIDADE 9 (06 a 10 de julho):
Pesquisa em grupo:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 13 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – HEREDITARIEDADE
ATIVIDADE 3 – PESQUISA EM GRUPO
Após as discussões sobre o texto “Cara de um, focinho de outro”, realize uma pesquisa mais aprofundada sobre conceitos discutidos até aqui. Se avaliar necessário, retome também os vídeos trabalhados anteriormente
ATIVIDADE 10 (13 a 17 de julho):
Pesquisa:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 14 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – GENÉTICA
ATIVIDADE 2 – CONHECENDO GREGOR MENDEL
Para iniciar a atividade, assista os vídeos do link abaixo sobre um dos cientistas mais brilhantes de todos os tempos e como ele fez um experimento que mudaria as bases do que se conhecia até então sobre hereditariedade:

ATIVIDADE 11 (20 a 24 de julho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 15 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – GENÉTICA
Entendendo um pouco mais o trabalho de Gregor Mendel
Os 3 exercícios abaixo foram retirados do Caderno do Aluno (página 15). Como não há textos, vídeos ou outras fontes de informação, recomendo que assistam novamente os vídeos da aula anterior (deixarei os links abaixo) e o novo. Para o exercício 2, há um texto que mostra uma situação similar, mas envolvendo uma característica humana: a cor dos olhos. Sinta-se à vontade para pesquisar em outras fontes.



ORIENTAÇÕES PARA O ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM:
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 15 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – GENÉTICA
Entendendo um pouco mais o trabalho de Gregor Mendel


Os 3 exercícios abaixo foram retirados do Caderno do Aluno (página 15). Como não há textos, vídeos ou outras fontes de informação, recomendo que assistam novamente os vídeos da aula anterior (deixarei os links abaixo) e o novo. Para o exercício 2, há um texto que mostra uma situação similar, mas envolvendo uma característica humana: a cor dos olhos. Sinta-se à vontade para pesquisar em outras fontes.

1.   Por que Mendel escolheu ervilhas para realizar seus experimentos sobre a transmissão das características?

2.   Por que plantas que produzem ervilhas amarelas, podem ter descendentes de cor verde?

3.   De onde vem as características biológicas que os seres vivos possuem?


Vídeos da aula anterior:

Novas fontes de consulta:

*links testados em 19/07/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 14 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – GENÉTICA
ATIVIDADE 2 – CONHECENDO GREGOR MENDEL

Para iniciar a atividade, assista os vídeos do link abaixo sobre um dos cientistas mais brilhantes de todos os tempos e como ele fez um experimento que mudaria as bases do que se conhecia até então sobre hereditariedade:


Pesquise algumas informações sobre a vida e os estudos de Mendel. Você pode começar pelos seguintes tópicos:
• Biografia de Gregor Mendel;
• Contextualização histórica e breve apresentação de seus trabalhos;

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 13 (adaptada)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – HEREDITARIEDADE
ATIVIDADE 3 – PESQUISA EM GRUPO

Após as discussões sobre o texto “Cara de um, focinho de outro”, realize uma pesquisa mais aprofundada sobre conceitos discutidos até aqui. Se avaliar necessário, retome também os vídeos trabalhados anteriormente
Antes de iniciar propriamente a pesquisa, deixamos como sugestão o direcionamento para conhecer o significado de algumas palavras que você encontrou ao longo do texto lido. Para isso, comece a atividade na análise do que é descrito nos dicionários e livros de ciências para os seguintes termos:
·         CLONE
·         ESPERMATOZÓIDES
·         EMBRIÃO
·         OVÁRIOS
·         GÊMEOS IDÊNTICOS
·         GÊMEOS FRATERNOS
·         NÚCLEO
·         CÉLULA-OVO
·         ÓVULOS
·         GAMETAS
·         MATERIAL GENÉTICO
·         TESTÍCULOS
·         GENES
Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios.
*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 11 A 13
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – HEREDITARIEDADE
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO

Leia com atenção o texto “Cara de um, focinho de outro”, que se inicia na página 11 e termina na página 12. Em Seguida, responder exercícios 1 a 6 da página 13 (reproduzidos abaixo). Capriche nas respostas.
Após a leitura do texto, responda às questões:
1. Suas expectativas, baseadas apenas no título do texto, foram comprovadas ou negadas?
2. Qual é o assunto principal do texto?
3. Você já ouviu falar de clonagem ou outro assunto parecido com este?
4. Agora que você já leu o texto, explique a razão do título “Cara de um, focinho de outro”.
5. Com base nas informações do texto, descreva, com suas palavras, como ocorreu o processo da clonagem.
6. De acordo com o texto, é possível concluir que as células dos pais biológicos são os grandes responsáveis na transmissão das características dos seus filhos? Como você chegou a essa conclusão?

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINA 11 (reproduzida abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – HEREDITARIEDADE
ATIVIDADE 1 – ESTUDANDO OS GENES

Vamos fazer algumas reflexões:
1.    O que você entende por hereditariedade?
2.    Todos os(as) filhos(as) devem ser parecidos(as) com seus pais?
3.    Você sabe o que a Ciência diz sobre hereditariedade?
Após essas reflexões, seu professor apresentará alguns vídeos ou textos que falam sobre hereditariedade, eles sintetizam as teorias, conceitos e informações científicas gerais que poderão abrir discussões sobre o assunto.
Os exercícios 1 a 3 são respostas pessoais. Após responder a eles, assista a vídeo-aula abaixo. É necessário registrar no caderno as informações presentes   no quadro do vídeo (título: Hereditariedade).
*link testado em 22/06/2020.


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 8 (reproduzida abaixo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – TECNOLOGIA E SAÚDE
Na imagem abaixo está a atividade de leitura e análise de imagem. Lembrando que apesar de serem respostas pessoais, atenção à coerência entre a imagem, à pergunta e à sua resposta.


ATENÇÃO:
A partir dessa semana as atividades serão postadas também na plataforma Google Clasroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
9º ANO C: j3sjlqq

9º ANO D: mtjw3im

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE - PÁGINAS 9 E 10
ATIVIDADE 3: IDENTIFICANDO OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Assista o vídeo indicado no link abaixo ou use outras fontes de pesquisa sobre mudanças de estados físicos da matéria para completar a tabela que se inicia na página 9 e continua na página 10. Para facilitar, use a primeira linha como exemplo.





*Link testado em 08/06/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Assista a vídeo-aula indicada no link abaixo ou use outras fontes de pesquisa para responder os exercícios:

1.   O que são ondas eletromagnéticas?
2.   Há vários tipos de ondas eletromagnéticas. Quais são elas? Como são utilizadas?
3.   A humanidade teria a mesma qualidade de vida se não utilizasse as tecnologias associadas às ondas eletromagnéticas? Justifique sua opinião.
4.   Na sua opinião, qual dos tipos de ondas eletromagnéticas é o mais útil para você em seu dia a dia? Por quê?
*Link testado em 17/05/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

 
     1.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios.
Orientações:
·         Em “Visão de Cor”, selecione “Lâmpadas RGB” (R: red -vermelho em inglês- G: green –verde em inglês – B: Blue – azul em inglês).
·         Os balões acima da cabeça mostram como o cérebro interpreta a energia luminosa que chega pelos olhos.
·         Ajuste a quantidade luz (energia luminosa) que sai das lâmpadas subindo ou descendo a barra do lado de cada lâmpada.
a)   Como é obtida a cor branca nesse simulador?
b)   É possível obter outras cores além do verde, vermelho, azul e branco? Como?

*Simulador testado em 10/05/2020 no computador e no celular (android)
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

    1.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios.
Orientações:
·         Selecione introdução.
·         Clique em ferramentas e selecione o ícone da balança.
·         Utilize as setas para cima e para baixo para aumentar ou diminuir a quantidade de moléculas da substancia, representadas pelas bolas coloridas. (deve ser maior que 0).
·         Ajuste a quantidade até que as balanças estejam em equilíbrio (irão ficar amarelas).
·         Faça o mesmo com a hidrólise e a queima do metano.
    a)   Quais as quantidades de H2, N2 e NH3 para que a balança esteja equilibrada? Faça um desenho das partículas.
    b)   Quais as quantidades de H2O, O2 e H2 para que a balança esteja equilibrada? Faça um desenho das partículas.
      c)    Quais as quantidades de CH4, O2, CO2 e H2O para que a balança esteja equilibrada? Faça um desenho das partículas.

 

ENVIAR PARA O E-MAIL: 

jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


  1.   Assista o vídeo do link ao lado e responda os exercícios. https://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY
    a)    Quais as características dos modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford?
      b)   Organize em ordem cronológica (do mais antigo ao mais atual) os modelos atômicos propostos por Rutherford – Bohr, Leucipo e Demócrito, Thomson, Dalton e Rutherford.
     2.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios (não esqueça de ajustar a temperatura para ºC (graus Celsius).
    a)    Selecione a substância gás oxigênio. O que acontece com as partículas ao aquecer o sistema? E ao esfriar?
    b)   Selecione a substância água. Ela se comporta do mesmo modo que o gás oxigênio?
    c)    Quais as temperaturas em que as substâncias (água e gás oxigênio) estarão nos estados sólido, líquido e gasoso?

 


Atividade 1: (EF09CI02) Reações químicas

1.       Escreva 5 equações químicas. Destaque, em cada reação qual ou quais o(s) reagente(s) e produto(s).

2.       A siderurgia é o ramo da indústria que visa à obtenção de ferro a partir de minérios de ferro. Um desses minérios, denominado hematita, contém a substância óxido de ferro. Nas indústrias siderúrgicas, além do minério, também é empregado carvão, que é constituído da substância carbono. Duas reações químicas que ocorrem nos fornos siderúrgicos podem ser representadas pelas equações químicas a seguir:
Carbono + oxigênio à monóxido de carbono
Óxido ferroso + monóxido de carbono à ferro + dióxido de carbono
a)      Explique o significado  dos sinais de mais (+) que aparecem nessas equações.
b)      Esclareça o que a seta ( à ) indica nessas equações.
c)       Expresse, com palavras, o que cada uma das equações químicas representa.
d)      Quais são os reagentes de cada uma das duas reações químicas?
e)      Quais são os produtos dessas duas reações químicas?
3.       Faça uma pesquisa sobre A Lei da Conservação da Massa e responda:
a)      Qual o cientista responsável por elaborar essa lei?
b)      O que essa lei nos diz? Como ele chegou à essa conclusão?
4.       Pesquise sobre a Lei das proporções constantes, elaborada pelo francês Joseph-Louis Proust e preencha a tabela abaixo:

Decomposição de:
metano
à
carbono
+
hidrogênio
4 g de metano
4 g
à
3 g
+
?
8 g de metano
8 g
à
6 g
+
?
12 g de metano
12 g
à
9 g
+
?
16 g de metano
16 g
à
?
+
?
20 g de metano
20 g
à
?
+
?
100 g de metano
100 g
à
?
+
?

Atividade 2: (EF09CI04) Os componentes da luz branca

1.       Em 1666, o cientista inglês Isaac Newton verificou que a luz branca proveniente do Sol é, na realidade, composta de luzes de várias cores. Como ele chegou à essa conclusão? Quais cores compõe a luz branca?
2.       Quais são as cores primárias da luz?
3.       O que determina a cor de um objeto qualquer?

Atividade 3: (EF09CI06) As ondas eletromagnéticas

1.       O que são ondas eletromagnéticas?
2.       Há vários tipos de ondas eletromagnéticas. Quais são elas? Como são utilizadas?
3.       A humanidade teria a mesma qualidade de vida se não utilizasse as tecnologias associadas às ondas eletromagnéticas? Justifique sua opinião.
4.       Na sua opinião, qual dos tipos de ondas eletromagnéticas é o mais útil para você em seu dia a dia? Por quê?
5.       Os raios X não são úteis apenas na Medicina. Pesquise e responda qual é a utilidade dos raios x na segurança dos aeroportos e na indústria.



2 comentários: