|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES
6ºA https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MjIxNzkxODI4OTIz/details
6ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MjA1MzEyODAzODg0/details
7ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzI0/a/MjA1MzEyODAzODkw/details
9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MjA1MzEyODAzODk3/details
9ºD https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MjA1MzEyODAzOTAy/details
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 16/11
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana de Atividades de ARTE do 4º Bimestre. Ao todo, serão 9 semanas de atividades.
ATIVIDADES:
Leia atentamente o texto a seguir:
COLAGEM
A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem. A colagem como técnica tem surgimento datado da história antiga, entretanto teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, com sua utilização no Cubismo, antes disso, era considerada ou brincadeira de criança, ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que põe em questão os limites entre pintura e escultura. A partir da Arte Moderna, a técnica passa a ser empregada em diversos movimentos artísticos e escolas artísticas, promovendo sentidos muito variados. A utilização de materiais muito diferentes de papéis cria uma nova gama de possibilidades de produtos artísticos em três dimensões, como se fossem esculturas em quadros. As novas possibilidades de criação artísticas proporcionadas pela colagem geram adeptos em todo o mundo, mas com objetivos bastante distintos entre si. Na Europa, principalmente na França e na Itália, as ideias nascidas da colagem provocam a produção de obras de sentido cubista por artistas futuristas. Uma releitura da técnica, e uma nova aplicação da mesma. Temas frequentes nas colagens são violência, tecnologia e velocidade, por conta do contexto histórico em que se encontravam os artistas do início do século XX, com guerras e a produção tecnológica, a todo vapor, sendo testada nelas. A reflexão artística sempre monta à época contemporânea ao movimento, não foi diferente com a colagem. Entretanto, não apenas as críticas ao momento vivido foram temas utilizados na colagem, mas também faces e imagens abstratas figuraram muitas obras. A expressividade conseguida com a colagem é única e distante de todas as outras texturas. Isso levou os artistas a produzirem uma grande quantidade de produtos muito diferentes entre si, garantindo uma pluralidade artística muito rica e profunda. Há muitos nomes importantes para a colagem em todo o mundo, principalmente artistas cubistas: Georges Braque, Pablo Picasso, Juan Gris, Albert Gleizes, Louis Marcoussis, André Derain, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Umberto Boccioni, Gino Severini, Giacomo Balla, Luigi Russolo, Kazimir Malevich, Marcel Duchamp, Francis Picabia, Kurt Schwitters, Max Ernst, Joán Miró, Yves Tanguy, René Magritte, André Masson, Salvador Dalí e Henri Matisse. No cenário artístico brasileiro, os nomes de destaque são: Carlos Scliar, Piza, Guignard, Jorge de Lima, Athos Bulcão, Hélio Oiticica e Lygia Clark. A colagem, apesar de simples, é uma técnica artística difundida em todo o mundo e com relevante papel em diversas escolas e movimentos artísticos da cultura ocidental. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/colagem/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
Observe atentamente as colagens a seguir:
IMAGEM 1: Colagem de Jorge de Lima. Disponível em: <https://br.pinterest.com/ulitaurizano/fotomontagens-de-jorge-de-lima/> Acesso em 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 2: Colagem de Carlos Scliar. Disponível em: <http://temasdeartecontemporanea.blogspot.com/2013/08/desenhando-com-tesoura.html> Acesso em: 03 de nov. de 2020. IMAGEM 3: Colagem de André Hellmeister. Disponível em: <http://www.centrodearte.com.br/cursos/colagem-a-arte-da-liberdade/> Acesso em: 03 de nov. de 2020.
IMAGEM 4: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. IMAGEM 5: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >.
IMAGEM 6:Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. IMAGEM 7: Colagem digital de Júlia Opará. Disponível em: <instagram: @opara.art >. RESPONDA
Com base no texto e nas imagens observadas, responda:
1) Você já teve contato com a arte da colagem? Por qual meio (virtual, museu etc.)?
2) O que você achou das imagens acima? Justifique.
AGORA É A SUA VEZ!
Faça uma colagem, o tema é livre. Procure em jornais e revistas imagens que lhe interesse, recorte e cole de forma que faça sentido (que expresse sua ideia) e tenha um tema de sua escolha. A colagem pode ser feita por imagens recortadas de revistas ou jornais, ou através de aplicativos e programas de colagem virtual. Envie via formulário no Classroom ou pelo Whatsapp.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 16/11/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 994414392 (Professora Bruna). e pelo Google Classroom (formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQZ42qhUoJmq1DJktkx4_UE0Yg YmJn56JoznCjz2ovXQDfSA/viewform ). Ao enviar a mensagem pelo whatsapp, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE, TURMA E DATA DA ATIVIDADE (INDICAR O BIMESTRE E A SEMANA DE ATIVIDADE).
4. Dúvidas, procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
|
9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MTkyNzM3MDcwMDAz/details
9ºD https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MTkyNzM3MDcwMDI0/details
|
ATIVIDADE
DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 02/11
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a terceira semana de atividades de ARTE do quarto bimestre. Ao
todo, serão 9 semanas de atividades.
Aos
alunos que estão com as atividades atrasadas do primeiro, segundo e/ou terceiro
bimestre: Entre em
contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar
esse problema. Contato: Professora
Bruna (19)994414392.
ATIVIDADES
(2 AULAS):
Assista o documentário brasileiro Cidade Cinza Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=svFLNSQevag
RESPONDA:
1) O que mais chamou sua atenção no
documentário?
2) Leia atentamente a descrição do vídeo no
Youtube:
“Desde a primeira imagem, Cidade Cinza mostra
uma vista aérea de São Paulo, com uma infinidade de prédios por todos os
lados. Os grafiteiros conhecidos como Os Gêmeos comentam o caos da cidade e a
verticalização da metrópole, enxergando nas paredes grafitadas uma vitória
contra o concreto. O documentário não demora para assumir a posição de que a
cidade é feita para os moradores, e não para políticos ou empresas. Por isso,
as manifestações nas paredes de prédios e casas deveriam ser vistas como uma
solução, e não como problema ao panorama urbano.”
Qual é sua opinião sobre o grafite ser “uma
vitória contra o concreto”? Você concorda ou discorda da mensagem passada na
descrição? Justifique sua resposta.
ATIVIDADE
OPTATIVA - CONCURSO DE DESENHO
As alunas e os alunos interessados em
participar do concurso de desenho, entrar em contato com a professora para
orientação de como fazer.
Para mais informações acesse: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9204 O Concurso consiste na produção de desenhos
relacionados a esses 5 princípios
que fundamentam a Agenda 2030:
PESSOAS: Erradicar a pobreza e a fome de todas as
maneiras e garantir a dignidade e a igualdade. PROSPERIDADE: Garantir vidas prósperas e plenas, em
harmonia com a natureza. PAZ: Promover sociedades pacíficas, justas e
inclusivas. PARCERIAS: Implementar a agenda por meio de uma parceria
global sólida. PLANETA: Proteger os recursos naturais e o clima do
nosso planeta para as gerações futuras.
O desenho deverá ser realizado com as
seguintes especificações:
• Suporte:
papel sulfite, canson ou cartolina, sem bordas ou margens. • Tamanho:
folha padrão A4 (210x297mm). Posicionamento do papel horizontal ou vertical; •
Técnica: Desenho. Para a produção artística, o desenho deverá ser
realizado à mão livre, com técnica de pintura utilizando quaisquer desses
materiais: lápis de cor, caneta hidrocor, guache, aquarela, pastel, nanquim,
giz de cera ou outras à livre escolha do autor. • Identificação:
A obra original não poderá conter o nome/assinatura do autor. A identificação
deverá ser apresentada apenas na ficha de inscrição. • Apresentação
para envio: o desenho deverá ser apresentado no formato digital
(escaneado ou fotografado) salvo em JPEG. O Arquivo deverá apresentar o
título da obra e nome do estudante. • Envio:
o encaminhamento do desenho à instância julgadora, no formato digital deverá
ser encaminhado por e-mail.
OBS: As imagens deverão ser registradas na
maior definição disponível no mínimo 6 megapixels, se fotografada, e 300 DPI,
se escaneada, e salvas em tamanho natural e no formato JPEG.
● Os desenhos deverão ser inéditos, não utilizar
representações de estereótipos ou plágio; ● Não apresentar em sua produção artística
conteúdos inadequados aos objetivos propostos como violência,
constrangimento, atitude racista, misoginia entre outros que desrespeitem o
Código Penal Brasileiro, a legislação vigente e os Direitos Humanos; ● Serão desclassificados os desenhos que
apresentarem nome/assinatura do estudante ou da escola.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 02/11/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
994414392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom (formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYcsZPoVBwOoqfw9ldkFmX0fNdKH-MCDt1dUNr6H4z00A6ug/viewform). Ao enviar a mensagem pelo whatsapp, colocar
o NOME COMPLETO, SÉRIE, TURMA E DATA DA ATIVIDADE (INDICAR O BIMESTRE E A
SEMANA DE ATIVIDADE).
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
6ºA https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MTkwODkzNjQ5NDIz/details https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTkwODkzNjQ5NDcw/details 7ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzI0/a/MTkwODkzNjQ5NDc1/details 9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MTkwODkzNjQ5NDgw/details https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MTkwODkzNjQ5NDg1/details |
ATIVIDADE
DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 26/10 DISCIPLINA:
ARTE Olá turma, Estamos iniciando a segunda semana de atividades de ARTE do quarto bimestre. Ao todo,
serão 9 semanas de atividades.
Aos alunos
que estão com as atividades atrasadas:
Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de
solucionar esse problema. Contato:
Professora Bruna (19)994414392. ATIVIDADES:
As artes visuais fazem parte de uma categoria da área artística que estabelece as várias formas de expressões visuais. As cores e as formas são principais elementos de apreciação das suas manifestações. Atuação profissional em artes visuais •Arte contemporânea: também chamada de pós-moderna, refere-se aos estilos e movimentos artísticos surgidos a partir da segunda metade do século XX; ATIVIDADE
DE APRECIAÇÃO: PINTURA OBRA “NOITE ESTRELADA” - PINTOR: VICENT VAN
GOGH DESENHO ILUSTRAÇÃO DO DESENHISTA MAURICIO DE SOUSA FOTOGRAFIA FOTOGRAFIA DO FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO ESCULTURA ESCULTURA “FORÇA DA NATUREZA” DO ARTISTA
LORENZO QUINN VÍDEOS ASSISTA: A LUA (A Lua HD ganhador de OSCAR
Curta Metragem) LINK
DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=MJC9mYJfUPk AGORA
É A SUA VEZ! O desenho é uma das formas de manifestação
artística que se enquadra em Artes Visuais. A imagem abaixo é uma pintura
chamada “Abaporu” da pintora brasileira Tarsila do Amaral. Observe a pintura e faça um desenho copiando
as formas e cores do quadro da pintora. 3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 994414392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom (formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhW_uSgammgOPT6nQ62wAXyer5q8IMqNbOMnfVnOZ0criPRg/viewform ). Ao enviar a mensagem, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. 4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. |
ATIVIDADES
6ºA https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MTkzMzQwMjQ0MDEw/details
6ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTkzMzQwMjQ0MDg3/details
7ºB https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzI0/a/MTkzMzQwMjQ0MDk0/details
9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MTkzMzQwMjQ0MTA2/details
9ºD https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MTkzMzQwMjQ0MTEz/details ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/10 DISCIPLINA: ARTE Olá turma, Estamos iniciando a primeira semana de atividades de ARTE do quarto bimestre. Teremos 09 Semanas de Atividades. Neste bimestre vamos estudar conteúdos de Artes Visuais. Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professora Bruna (19)994414392. Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. |
Dia das Crianças |
|
![]() |
![]() |
QUESTIONÁRIO
Responda
as questões abaixo.
1)
Quais países adotaram o dia 1 de junho como o Dia das Crianças?
2)
No Brasil, quando é o Dia das Crianças?
3) Em que data a ONU reconheceu o Dia Mundial da
Criança?
4) Em que ano foi oficializado a data do Dia da
Criança aqui no Brasil?
5) Qual foi o Presidente da República na época
que oficializou a data do Dia da Criança?
6) Qual é a data que se comemora o Dia das
Crianças nos Estados Unidos?
7) Qual foi o deputado federal que lançou a
ideia do Dia das Crianças aqui no Brasil?
8) De todas as brincadeiras que você se divertiu
na sua infância, quais você mais gostou de brincar?
ATIVIDADE
No seu caderno de Arte, faça quatro ilustrações
de brincadeiras que você mais gosta/gostou de brincar. Pode ser brincadeiras de
rua, jogos eletrônicos, bola, jogos de tabuleiro etc. Faça a divisão da folha
do caderno como na imagem abaixo e ilustre as 4 brincadeiras, uma em cada
quadrado. |
|
ATIVIDADE - DESENHO EM SEU CADERNO DE ARTE, FAÇA 4 DESENHOS DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE BRINCAR NA SUA INFÂNCIA, PODE SER BRINCADEIRAS DE RUAS, JOGOS ELETRÔNICOS, BOLA, BONECAS, JOGOS DE TABULEIRO, CARTAS ETC. |
|
Fazer 4 desenhos, um em cada quadrado no seu Caderno de Arte.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 19/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
994414392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom (formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfH1Z8qwpFbqFa0eCu55_W-3IsdJD-NN1yxRbO3tJPGGe7ffA/viewform ). Ao enviar a mensagem, colocar o NOME
COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp. |
6º A https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzcz/a/MTc2NDE3ODY4OTQ1/details
6º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTc2NDI1OTkyNDEz/details
7º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzNzI0/a/MTc2NDI1OTkyNDE4/details
9ºC https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTA4/a/MTc2NDI1OTkyNDIz/details
9ºD https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1OTk3/a/MTc2NDI1OTkyNDI4/details
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER
ENTREGUE ATÉ O DIA 04/10
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a oitava semana de
atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 04 de outubro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Também
realizamos atividades de apreciação Essa semana, a proposta da aula é ter
contato com a leitura dramática através da apreciação, de sua teoria, técnica
e prática.
TEMA:
LEITURA DRAMÁTICA
1ª AULA:
ASSISTA: Leitura Dramática - Texto: Quanto tempo? Quantos quilômetros? LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=iMEIz9cB_4s
LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR:
LEITURA
DRAMÁTICA
A leitura dramática é a apresentação em voz
alta de uma peça teatral para um público. Ao contrário da dramatização, a
prática artística enfoca especificamente o ato de ler. A entonação, a fluidez
na fala e a transposição das emoções são o cerne do trabalho, em lugar, por
exemplo, do figurino e da cenografia.
ENTONAÇÃO
A voz é uma ferramenta extremamente importante
para um ator. É com ela que ele passará as emoções de seu personagem,
repetirá o texto que passou tantas horas decorando e irá contracenar com
outros atores, ou fazer o seu monólogo. Para que a voz de um ator transmita a emoção
necessária, é importante ter uma boa entonação. Pensando nisso, trouxemos
algumas dicas para que você possa melhorar sua voz.
Relaxe
sua voz A voz, quando relaxada, deixa as palavras mais
claras e articuladas, facilitando tanto para os atores que estejam
contracenando com você como para o público, que compreenda aquilo que você
está dizendo. Para relaxar sua voz, um bom exercício é
treinar a nasalização. Para isso, basta apoiar dois dedos sobre o nariz, sem
pressioná-lo, imitando sons de abelha com a boca fechada, por cerca de um
minuto.
Faça
trava-línguas Os trava-línguas são excelentes exercícios
para melhorar a entonação da voz, pois trabalham a articulação da língua e
dos músculos da boa, impedindo que você inverta sílabas ou emende o fim de
uma palavra com o começo de outra, por exemplo. Para fazer esse exercício, basta repetir, em
voz alta, frases com trava-línguas, sempre que possível aumentando o ritmo da
interpretação.
Aposte
nos movimentos faciais Como são realizados de forma automática, os
movimentos faciais que executamos durante a fala contribuem para alimentar
vícios de pronúncia. Esses vícios prejudicam a entonação de nossa voz e
dificultam que outros ouvintes compreendam o que estamos dizendo. Para melhorar a entonação e prevenir o
surgimento desses vícios de pronúncia, uma boa alternativa é realizar
exercícios que exageram esses movimentos, como abrir mais a boca, inclinar o
rosto ou mover mais a língua. Esses exercícios devem ser realizados por meia
hora, sempre durante a leitura dos textos.
Exercite
a pronúncia das sílabas Para melhorar ainda mais a entonação de sua
voz, e gerar mais empatia com o público, um bom exercício envolve a pronúncia
das sílabas. Para isso, é importante pronunciar, pausadamente e em sequência,
sílabas como “mua”, “mué”, “as”, “pra”.
A respiração é outro ponto importante para
quem deseja melhorar a entonação de sua voz. Por isso, treiná-la ajuda muito
nesse processo. Um tipo de exercício que pode favorecer a respiração é trabalhar
o diafragma.
FONTE:
https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/como-melhorar-entonacao-de-sua-voz/
2ª AULA:
ASSISTA: Itinerário de teatro: leitura mecânica e leitura dramática LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=-XzvSh43fr0
ASSISTA: A gente se acostuma... LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=ruN_LR60ZfQ
AGORA É
A SUA VEZ!
Aprendemos o que é leitura dramática e as
técnicas para realizá-la. Agora, é a sua vez de ter contato com essa forma de
manifestação teatral. Escolha um texto, uma música ou um poema, faça uma
leitura dramática e grave em vídeo. O vídeo deve ser enviado pelo formulário
no Google Classroom ou pelo Whatsapp.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Formulário no Google Classroom: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjYv54eUsJSQLMGC8A719PX7Z8JEK9Hj_gGs7aqtOlmTk6BQ/viewform
2. PRAZO DE ENTREGA: 04/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
994414392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A
SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES
9º C
|
||
|
||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 20/09
|
||
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a sexta semana de atividades
do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 20 de setembro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professora Bruna - ARTE (19) 9 9441 4392.
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
ATIVIDADES:
Elementos cênicos
1ª AULA:
ASSISTA:
Assista atentamente a aula de Arte do Centro
de Mídias e faça anotações em seu caderno de partes que julga importante.
31/08 -
9º ano EF - Arte - Elementos cênicos
RESPONDA:
1) Qual a importância dos elementos adereços,
cenário, iluminação, sonoplastia e maquiagem para a produção teatral?
2) O que é um cenário?
( ) É
uma praça, rua ou escola.
( ) São objetos agrupados que transformam o
espaço onde vai acontecer a cena.
( ) É
um conjunto de luzes usadas na apresentação.
3) Se você fosse criar uma peça teatral, qual
seria o tema dela? E a personagem principal?
ATIVIDADE PRÁTICA DO CENTRO DE MÍDIAS
Siga as orientações da aula do Centro de
Mídias. Pensando na peça e na personagem que você gostaria de criar, faça um
desenho do cenário, com os elementos que estudamos hoje, como figurino,
maquiagem, e escreva qual seria a trilha sonora. Envie por foto para o
whatsapp da professora Bruna.
2ª AULA:
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO:
ASSISTA:
BOA NOITE CINDERELA (COMÉDIA INFANTO-JUVENIL)
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos
ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para
obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido
no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNgZFVjjh0uLJdltW1IHArTYJUOLlI98mkJfPDbiazEsARhQ/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno,
colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a
pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 20/09/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
9º C
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 13/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a quinta semana de atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 13 de setembro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professora Bruna - ARTE (19) 9 9441 4392.
Neste bimestre estamos estudando o tema Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional. A partir dessa base teórica sobre a estrutura e fisicalidades do teatro, a proposta dessa semana é a apreciação. Ao assistir as peças indicadas abaixo, devemos buscar articular o conhecimento prévio com a experiência da apreciação.
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
1ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo “Malala, a menina que queria ir para a escola”
RESPONDA:
1) O que você compreendeu sobre a história de Malala?
2) Você acha que esse problema da educação ainda existe? E como isso se mostra no Brasil?
3) O que mais lhe chamou atenção na peça teatral da história de Malala? Como eram os figurinos? E o cenário? E as músicas e iluminação?
2ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo "Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral
RESPONDA:
4) O que você compreendeu sobre a peça “Os Saltimbancos”?
5) No teatro, se utiliza de diversos recursos para compor o espetáculo. O que mais lhe chamou atenção na peça “Os Saltimbancos”?
6) Como é o comportamento de atrizes e atores para atuar como animais? Eles se movimentam pelo cenário de maneiras diferentes? Por que?
ARTE E POLÍTICA
RESPONDA:
7) A arte teatral, para além de entretenimento, propõe debates sobre os problemas, o cotidiano e a realidade das pessoas e países. Nesse sentido, podemos perceber conteúdos e discussões políticas transmitidas através das manifestações artísticas. Na sua opinião, isso é importante para a cultura? Justifique sua resposta.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7DAVLH1hd7w233MA1rIbybIPg9PWuCbs2gVmhTJ26onAqHA/viewform ) ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 13/09/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem, colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
9º C
9º D
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 05/09
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a quarta semana de
atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 05 de setembro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema.
ATIVIDADES:
Elementos
Formais do Teatro – II
Vimos em outra aula os primeiros conceitos
sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos,
adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação,
produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Continuaremos a aprender mais alguns conceitos
sobre o universo do Teatro. Iremos assistir mais um vídeo, façam as anotações
no seu Caderno de Arte para consultar e responder as atividades.
ASSISTA
AO VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
OBS: faça anotações de partes importantes e/ou
que lhe chame atenção.
Para acessar copie e cole ou clique no link:
LEIA
ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
O Teatro
no Brasil
Uma das primeiras manifestações do teatro no
Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era
utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O
padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de
representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía
uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram
amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram
encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Já no século XVII, além do teatro de catequese
emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos
políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas
saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas,
dançando, cantando e tocando instrumentos.
Com a chegada da família real no Brasil, em
1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio
de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros
decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes
espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e
refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o
povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade
brasileira.
No século XIX o teatro brasileiro começa a se
configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou
O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838.
Esse drama foi encenado por uma companhia
genuinamente brasileira, com atores e propósitos nacionalistas formado pelo
ator João Caetano. Nessa época surgem as Comédias de Costume com o escritor
teatral Luíz Carlos Martins Pena que buscava em fatos da época situações para
arrancar da plateia muitos risos. Muitos autores teatrais surgiram como
Antônio Gonçalves Dias, Manuel Antônio Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu,
Castro Alves, Luís Antônio Burgain, Manuel de Araújo Porto Alegre, Joaquim
Norberto da Silva, Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, Agrário de Menezes, Barata
Ribeiro, Luigi Vicenzo de Simoni e Francisco José Pinheiro Guimarães.
Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o
teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas
sociais e conflitos psicológicos tentando mostrar e revelar o cotidiano da
sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais
importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da
obra-prima A Moreninha, de Arthur Azevedo.
A Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um
marco para as artes não abrangeu o teatro que ficou esquecido, adormecido por
longos anos. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de
Vestido de Noiva, de Gianfrancesco Guarnieri e Nelson Rodrigues, sob a
direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco
brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da
Compadecida, de Ariano Suassuna.
Vale destacar Teatro Brasileiro de Comédia
formado por grandes artistas como Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso,
Paulo Autran, Fernanda Montenegro, entre outros e o Teatro de Arena que
encenou a peça Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958,
um grande sucesso. Com o golpe militar em 1964 veio a censura e um número
enorme de peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70 o teatro
novamente ressurge mostrando produções constantes.
Gêneros
Teatrais
Comédia
A palavra comédia tem origem grega (komoidía,
de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) e, ao contrário da tragédia
visa provocar risos no espectador. Geralmente, o tema trabalhado nas peças
apresentam situações da vida cotidiana, e são explorados os exageros do
comportamento humano, os ridículos e a crítica aos costumes da sociedade.
Tragédia Clássica
Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas
homéricos nos quais os heróis possuem um destino traçado e sofrem ao
confrontá-lo, sendo o sofrimento irrefutável. As tragédias inspiram
"terror e piedade" no público que observam os heróis (pessoas
justas, nobres e corajosas) caminharem sem temores para a desgraça ou morte.
Segundo Aristóteles, “É pois a tragédia
imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em
linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos distribuídas pelas
diversas partes do drama, imitação que se efetua não por narrativa, mas
mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a
purificação dessas emoções.” (ARISTÓTELES, 1966).
Farsa
A farsa é um gênero dramático cômico que se
utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações
exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou
perturbação das relações sociais mesmo quando se inspira em situações do
cotidiano. A farsa simplesmente expõe as situações de forma burlesca, visando
apenas o humor.
Teatro de
bonecos
O teatro de bonecos talvez seja mais velho do
que o próprio teatro com atores de verdade. Nele, em vez de pessoas
interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com
as mãos.
Cada parte do mundo tem um tipo de boneco
diferente. No Japão os bunraku chegam a ter o tamanho de uma criança e cada
um é controlado por vários operadores a partir de mecanismos nas costas dos
bonecos. Na Índia se utilizam os tradicionais bonecos de vara, que existem
também na ilha de Java. Na Europa aparecem principalmente as marionetes, que
são bonecos controlados por cordas presas nos seus braços, pernas e cabeça.
Também há fantoches, que são construídos em
cima de luvas e controlados pela mão. No Brasil o mamulengo é um dos
principais tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de
Pernambuco.
BREVE
HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no
princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à
virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria
época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos
gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
Renascimento
Na Itália, no final da Idade Média e início do
Renascimento, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetáculos
teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e
personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo,
Pantaleão, Briguela.
Na Inglaterra, a rainha Elizabeth I deu
proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares.
Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de
seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era
Sheakespeare que também idealizou e construiu o mais famoso teatro inglês: o
Globe. Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses.
Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em
suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano
Romantismo
Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias
revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre
influências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco
do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo,
o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o
melodrama. Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse período.
Realismo e
Naturalismo no teatro
Até o século XVIII o teatro era frequentado
pelo povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser
maioria nas plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com
temas como a vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As
representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas
comuns, mais próximas da vida real.
Século XX
A partir do realismo e naturalismo o teatro
evolui e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo
com a falta de preocupação da reprodução da realidade nos cenários e
figurinos, os temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa
época trabalha questões políticas e questões que refletem criticamente
aspectos da sociedade vigente.
O Teatro
hoje
Dá para perceber que, com tantas influências,
o teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos,
os musicais, o teatro feito em espaços alternativos, entre outros. Quando
apareceu o cinema, há mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro.
Falavam que o cinema iria substituí-lo, porque podia criar histórias com
muito mais semelhança com a realidade. Ainda bem que isso não aconteceu!
RESPONDA:
1) Porque dizemos que o teatro de bonecos
"dá vida"?
2) O que são os bonecos estilo
"marionetes"?
3) De acordo com o vídeo, o ator e manipulador
de bonecos Hugo Picchi e comentou sobre a diferença entre boneco de teatro e
boneco de TV. Qual é a diferença entre eles?
4) Em que ano surgiu o teatro realista no
Brasil?
5) Quais são os gêneros teatrais citados nos
textos acima?
6) O que é a "Farsa"?
7) Comente com suas palavras sobre "O
Teatro Hoje".
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como
usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para
obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido
no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVDF4mxS7Kp4SsrjT3_gDhWHb1646T9iXdhb1gxd03TXCaxw/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno,
colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a
pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 05/09/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 31/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a terceira semana do terceiro bimestre. Esse bimestre teremos 10 semanas de atividades.
Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Brasileiro e nas próximas semanas vamos estudar um pouco mais sobre esse tema.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 31. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Leia atentamente as informações a seguir:
Folclore
O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.
Alguns Personagens do nosso Folclore
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.
Parlendas
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Trava-Línguas
Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.
Na medida em que traz uma série de benefícios no desenvolvimento das crianças, pode ser um recurso utilizado na educação infantil, auxiliando as crianças a melhorar a dicção brincando. Mas ao mesmo tempo serve para jovens e adultos também a desenvolver a dicção e a articulação em pronunciar palavras.
AGORA, VEJA OS VÍDEOS SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO
❖ Apresentação Folclore vídeo
❖ O que é Folclore - Brasil Escola
Questionário
Responda abaixo as questões.
1) O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deu-se somente em que ano?
a) 1925
b) 1936
c) 1944
d) 1951
2) Qual a lenda folclórica cujo personagem é considerado pai de todos os filhos de origem desconhecida?
a) Mula sem Cabeça
b) Lobisomem
c) Boto
d) Curupira
3) Em que data se comemora o Dia do Saci?
a) 18 de abril
b) 02 de julho
c) 11 de agosto
d) 31 de outubro
4) Menino travesso com cabelos vermelhos que protege a fauna e flora e tem os pés virados para trás. Quem ele é?
a) Saci-pererê
b) Negrinho do pastoreio
c) Curupira
d) Caipora
5) Qual personagem feminino do folclore brasileiro encanta os pescadores com sua linda voz?
a) Cuca
b) Iara
c) Vitória-Régia
d) Comadre Fulozinha
6) Comente sobre a "Popularização coletiva" como umas das características do Folclore.
7) Faça um comentário sobre os dois vídeos que você assistiu.
8) Dentre de alguns exemplos de "parlendas" mostradas aqui no formulário, qual delas que você lembra que mais cantou?
TAREFA – I
* ESCOLHA DUAS FRASES QUAISQUER DOS "TRAVA-LÍNGUAS" E GRAVE UM MINI-VÍDEO VOCÊ FALANDO E ENVIAR NO MEU WHATSAPP.
TAREFA – II
* ESCOLHA UM DESENHO DOS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE E DESENHE NO SEU CADERNO DE ARTE. NÃO ESQUECER DE POR O NOME, Nº e SÉRIE.
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZ7Lgflep0TB3BfDutGEuMIey2MhYMtioWKxIZzuIYNDwZhw/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 31/08/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
9º C
9º D
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 17/08
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a segunda semana do terceiro
bimestre.
Corrigindo a informação anterior, esse
bimestre teremos 11 semanas de
atividades, e
não 7 semanas de atividades.
Vamos continuar nossos estudos sobre TEATRO.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana. Desde já, peço que
entreguem as atividades dentro do
prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Elementos
Formais do Teatro – I
Vamos aprender sobre o teatro e o trabalho que
envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo,
cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação,
circulação e organização da atuação profissional.
Para entendermos melhor vamos assistir ao
vídeo. Peço que façam anotações de pontos importantes no seu caderno de arte
para poder consultar e responder as atividades.
|
1. ASSISTA
O VÍDEO “Fundamentos de Arte I - Elementos Formais do Teatro”
|
2. AGORA
VAMOS CONHECER OS ELEMENTOS DO TEATRO, LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES
ABAIXO:
NOS
BASTIDORES
Uma peça teatral não é feita apenas pelos
atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e,
mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
|
Cenografia
|
Muito mais do que decoração e ornamentação, a
cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações
dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois
ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e
aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o
espaço cênico.
O cenógrafo
é aquele que cria o cenário.
|
Figurino
|
![]()
É um elemento importante da linguagem visual
do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino
auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode
acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da
história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre
coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o
diretor queira dar a ela.
O figurinista
é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
|
Iluminação
|
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos
do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode
enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um
círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para
o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções
nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as
marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador
é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
|
Maquiagem
|
A maquiagem é parte da composição do
espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem
e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a
produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a
ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a
compreensão do personagem.
O maquiador
é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
|
Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que
auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta
trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de
imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente
ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois
acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta
é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo
teatral.
|
3. LEIA
ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
BREVE
HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no
princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à
virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria
época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
|
A palavra
teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e
significa lugar de onde se vê.
|
PRÉ-HISTÓRIA
O teatro sempre esteve presente na história da
humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava
histórias, e louvava seus deuses.
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o
teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo
das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses
bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo.
Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus
companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a
linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era
espetáculo.
|
ANTIGUIDADE
Quem vai assistir a peças, muitas vezes
engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era
sagrado. As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível
invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais
fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de
sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de
histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser
piedosos com os homens.
|
TEATRO
GREGO
O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais
gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus
Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os
deuses gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e
humores. Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já
que as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram
encenadas com grandes máscaras.
Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com
Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o
ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a
Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às
leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase
sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais
famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Ao contrário da tragédia, na
comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas
engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia
grega foi Aristófanes.
Todos esses autores influenciaram muito o
teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje. As peças gregas
passaram a ser representadas em espaços especiais que são parecidos com os
teatros atuais. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com
bancos parecidos com arquibancadas, chamados de teatros de arena.
|
TEATRO
ROMANO
O teatro romano não é um reflexo do teatro
grego. Eles importaram a cultura grega, porém tinham seu próprio estilo. O
teatro romano perde o caráter de sagrado e visa à diversão e ao prazer, a
comédia toma o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo romanos eram
violentos, se baseavam em competições entre os romanos e os cristãos os quais
eram sacrificados publicamente.
|
IDADE
MÉDIA
Período de intensa atividade católica. Durante
as missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas,
com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as
peças foram para as praças públicas.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas
com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que
ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias
de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
|
4.
RESPONDA:
|
As
questões 1, 2 e 3 são referentes ao vídeo.
1) Quais são os Elementos formais do Teatro?
2) Porque que o "Personagem" é tão
fundamental no Teatro?
3) Do que praticamente o "Teatro"
necessita?
|
Agora,
responda as questões a seguir com base nas informações dadas anteriormente.
Também é permitido consultar outras fontes (internet, livros, revistas etc.).
4) Quais são os outros profissionais que são
também fundamentais na realização de uma peça teatral?
5) Qual é a responsabilidade do
"Figurinista"?
6) O que faz o "Iluminador'?
7) Como surgiu o "Teatro Grego"?
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial para alunos ensinando como
usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Entre em contato com a professora para
obter o código da turma.
3. As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido
no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_ytzVPNmjNF3UbStl2pbz5HePQ0igCsg1FXrT0NYHlNhgyw/viewform) ou no caderno. Caso você faça no caderno,
colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a
pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 17/08/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
9º C
9º D
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ O DIA 10/08
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a primeira semana do
terceiro bimestre. Teremos 7 semanas
de atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Vamos pesquisar e analisar conceitos de
dramaturgia na arte contemporânea (teatral, televisiva e cinematográfica) e
espaços cênicos. Para isso, vamos usar o volume 3 do Caderno do Aluno.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do
prazo para não acumular.
RESPONDA:
Leia atentamente as questões a seguir e
responda de acordo com a sua experiência:
1. Você sabe o que significa espaço cênico? Já
assistiu alguma apresentação de teatro de rua? Comente sua experiência.
2. Você conhece algum artista ou grupo de
teatro contemporâneo? Existe no seu bairro, cidade ou região artistas ou
grupos de teatro contemporâneo?
3. Você costuma assistir espetáculos de
teatro? Onde? Ao vivo, na internet, na tv etc.?
4. Existem no seu bairro, cidade ou região
locais próprios para apresentações teatrais?
5. Escreva o que você acha que seria
dramaturgia - teatral, dramaturgia televisiva e/ou dramaturgia
cinematográfica.
6. Você costuma consultar programação teatral?
Onde? Internet, cartazes espalhados pela cidade, diretamente nos centros
culturais e teatros etc.?
7. Você já participou da criação e produção de
espetáculos teatrais? Onde? Igreja, escola, centros culturais, projetos
sociais etc.?
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR:
LEIA O TEXTO A SEGUIR:
Dramaturgia
A origem
da dramaturgia remonta à tragédia ática, encenada na Grécia Antiga. O
enredo destas obras era baseado nos antigos mitos de criação, que simbolizam
o eterno conflito entre as forças obscuras que dominam o homem e a sua
vontade consciente. O Caos, que representa a origem do universo no mito grego, é o
tempo dos incestos míticos, que são os desencadeadores das grandes
catástrofes cósmicas. O conceito mítico de “caos” nos remete ao tempo do
vazio primordial, anterior à criação, em que a ordem não havia sido imposta
aos elementos do universo, simbolizando uma situação absolutamente anárquica,
que precede a manifestação e a decomposição de toda forma individual de
existência. No momento em que a personalidade individual se desfaz, torna-se
abstrata, se revelam com mais nitidez as configurações arquetípicas do ser
humano.
Em grande
parte das situações trágicas, observamos um retorno a esse tempo primordial,
através da repetição das mesmas estruturas coletivas e suas pulsões de
criação e destruição. O tempo mítico difere do tempo judaico-cristão, linear
e progressivo, caracterizando-se pela ideia de circularidade. Dessa forma, as
tragédias não se atém a um tempo histórico demarcado nem se localizam num
espaço específico, o que significa que podem ocorrer “em qualquer tempo”, “em
qualquer lugar”. As estruturas mitológicas fazem parte do “inconsciente
coletivo” da humanidade, o que explica essa ruptura na dobra espaço-temporal.
Essa
anulação espaço-temporal que marca o retorno ao caos aparece desde as tragédias de Sófocles, autor
de Édipo Rei, até a
dramaturgia moderna, como no caso de Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. Tal constatação é uma prova de que, em pleno século XX, o mundo
ainda se encontraria sob o domínio de forças que antecedem à criação. Assim,
ao trilhar um caminho mítico e arquetípico, Nelson Rodrigues faz a opção
consciente de lidar com os elementos do abismo da alma humana, forças de
desejo e morte que emergem em estado bruto e, por isso, extremamente
potencializadas.
Em Álbum de Família, observamos o
mergulho nesse mundo instintivo, caótico, no qual a entrada da razão é
proibida. Despidos das máscaras de conveniência que lhes permitem o convívio
em sociedade, os personagens revelam, sem qualquer tipo de pudor, a sua
natureza profunda, avessa a quaisquer padrões de condicionamento. A ausência
de leis resulta na proliferação dos desejos de criação e morte, que se
manifestam aberta e agressivamente.
Outro aspecto central do universo
dramatúrgico é a força do destino e da fatalidade, que, muitas vezes, se
manifesta na forma de profecia ou maldição. Pode-se observar esse atributo em
situações como a cegueira de Édipo, na obra de Sófocles, e a queda de Macbeth, na peça homônima
de Shakespeare.
Além dos autores citados, observa-se
outros que exerceram importância considerável no universo dramatúrgico, como
o norueguês Henrik Ibsen (Um Inimigo do Povo), o russo Anton Tchekhov (As
Três Irmãs), o alemão Bertold Brecht (A Vida de Galileu), o irlandês Samuel
Beckett (Esperando Godot), o romeno Eugène Ionesco (O Rinoceronte) e os
norte-americanos Eugene O’Neill (Electra Enlutada) e Tennessee Williams (A
Descida de Orfeu).
PESQUISA:
Faça uma breve pesquisa em livros, revistas,
internet etc. de textos e imagens sobre artistas, grupos, coletivos e
manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulista, brasileiros e
estrangeiros, e seu processo de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional em teatro.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Tutorial
para alunos ensinando como usar o Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU .
Código da turma 9ºC: dcowias
; 9ºD: ypdgvcj .
3. As atividades devem ser feitas no caderno e
enviadas por fotos, ou digitadas. Também há um formulário para ser respondido
no Google Classroom ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQkNYxaZ6ba67k6boB2zAsXkG-wa6hIX7d3joqvaddhEOmqw/viewform ) ou no
caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da
questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
4. PRAZO DE ENTREGA: 10/08/2020.
5. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (19)
99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
6. Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo Whatsapp.
★ PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira e quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas
podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através
do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
OBS: estamos na 8ª semana, última do segundo bimestre. Não deixem, por gentileza, acumular as atividades. O prazo para entrega de atividades que estão atrasadas é quarta-feira (29/07/2020).
9º C
9º D
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ O DIA 31/07
REVISÃO
1. A dança contemporânea discute em coreografias o momento, a
urbanidade, os comportamentos, o tempo e o contratempo do cotidiano. Entre as
diversas formas de expressão, surge a video-dança que consiste em:
( ) Uma dança filmada apenas como registro do espetáculo.
( ) Uma dança feita na tela em que o movimento, o tempo
e o espaço podem ser trabalhados.
( ) Na exibição de vídeos referentes a estilos de dança
de diversas épocas.
2. Qual sua opinião sobre a dança contemporânea com tecnologia?
3. A dança contemporânea surgiu em que década?
4. Alguns teóricos remetem a origem da dança contemporânea aos
experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson Dance Theater.
Qual foi o país que se deu origem?
ORIENTAÇÕES
OBS: estamos na 8ª semana, última do segundo
bimestre. Não deixem, por gentileza, acumular as atividades. O prazo para
entrega de atividades que estão atrasadas é quarta-feira (29/07/2020).
1 - Para
mais informações sobre os temas abordados durante o semestre veja os vídeos
disponíveis no Centro de Mídias e pelo Youtube.
22/06 - 9º ano EF - Arte - Dança contemporânea (https://www.youtube.com/watch?v=uc22f38sH-8&list=PLAbRprP4phEixp65_LmYeXMByAC8pjhl6&index=6)
29/06 - 9º ano EF - Arte - Dança contemporânea (https://www.youtube.com/watch?v=CkXkBW02eDs&list=PLAbRprP4phEixp65_LmYeXMByAC8pjhl6&index=7)
06/07 - 9º ano EF - Arte - Elementos constitutivos da dança
contemporânea (https://www.youtube.com/watch?v=idK3-dMy5l0&list=PLAbRprP4phEixp65_LmYeXMByAC8pjhl6&index=8)
13/07 - 9° ano EF - Arte - Fatores do movimento cotidiano (https://www.youtube.com/watch?v=kkA20c81aQ0&list=PLAbRprP4phEixp65_LmYeXMByAC8pjhl6&index=9)
20/07 - 9º ano EF - Arte - Brincadeiras, jogos e dança (https://www.youtube.com/watch?v=_Y59mgGsNwo&list=PLAbRprP4phEixp65_LmYeXMByAC8pjhl6&index=10)
2 -
Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom:
https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Código da turma 9ºC: dcowias ; 9ºD: ypdgvcj .
3 - ONDE FAZER: a revisão deve ser feitas
no caderno e enviada por fotos, ou digitada. Também há uma avaliação no
formato de formulário para ser respondida no Google Classroom (9ºC https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSct696fCT18Xp8CEeUaGuHtd0SiGcpSNNeKiaBCsTjRiJD0Ow/viewform ; 9ºD https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSct696fCT18Xp8CEeUaGuHtd0SiGcpSNNeKiaBCsTjRiJD0Ow/viewform) ou no
caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da
questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
★
PRAZO DE
ENTREGA: 31/07/2020.
★
MÉTODOS
DE ENTREGA:
-
Via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora
Bruna) e pelo Google Classroom.
-
Para a entrega das atividades atente-se a
colocar NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. Exemplo: Benedita Santos, 9º G.
★
ONDE
SERÁ DISPONIBILIZADA A AULA: através do blog da escola (https://eeantonioreginato.blogspot.com/),
google classroom (classroom.google.com ou pelo aplicativo no celular) e
WhatsApp (aplicativo no celular ou web.whatsapp.com).
4 -
Dúvidas, me procure no Whatsapp nos horários indicados no Plantão de Dúvidas.
Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados,
marcar o compromisso com a professora diretamente pelo Whatsapp.
PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira (27/07/2020) e quinta-feira (30/07/2020) das 12:45 às
18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por
vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
9º D
ATIVIDADE
2 – APRECIAÇÃO
Os conceitos modernos, clássicos ou românticos
não podem ser confundidos com os
contemporâneos. Também não é melhor ou pior
fazer balé clássico ou dança
contemporânea, o importante é ter conhecimento
de características artísticas e saber
discerni-las no fazer, conhecer e
analisar a dança. As imagens abaixo tratam sobre
alguns recursos expressivos
da dança e como eles se diferenciam de acordo
com o estilo e época. Observe
atentamente as imagens e responda as questões:
1. Bailarina
de Dança Moderna. Fonte: Imagem de pendleburyannette por Pixabay
2. Bailarina
de Balé Romântico. Fonte: Imagem de Niki Dinov por Pixabay
3. Grupo de
Dança Moderna. Fonte: Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay
4. Grupo de
Balé Romântico. Fonte: Imagem de sobima por Pixabay
ORIENTAÇÕES
1 - Para
mais informações sobre o tema Elementos constitutivos do movimento
dançado
assista os vídeos disponíveis no Centro de Mídias e pelo Youtube.
2 -
Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom:
https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Código da turma 9ºC: dcowias ;
9ºD: ypdgvcj .
3 - ONDE FAZER: as atividades devem ser
feitas no caderno e enviadas por fotos,
ou digitadas. Também há um formulário
para ser respondido
no Google Classroom (9C https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdp84gsXQDrnyBHJJqAqwMVJwChYuPck
GHWxIOeboIOL56AA/viewform) ou no
caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da
questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
★
PRAZO DE
ENTREGA: 26/07/2020.
★
MÉTODOS
DE ENTREGA:
-
Via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora
Bruna) e pelo Google Classroom.
-
Para a entrega das atividades atente-se a
colocar NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. Exemplo: Benedita Santos, 9ºG.
★
ONDE
SERÁ DISPONIBILIZADA A AULA: através do blog da escola (https://eeantonioreginato.blogspot.com/),
google classroom (classroom.google.com ou pelo aplicativo no celular) e
WhatsApp (aplicativo no celular ou web.whatsapp.com).
4 -
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no
Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e
horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo
Whatsapp.
★
PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira (20/07/2020) e quinta-feira (23/07/2020) das 12:45 às
18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por
vídeo chamada através do Whatsapp.*
5 - Estamos na 7ª semana de atividades de um
total de 8 semanas que percorrem o Segundo Bimestre. Lembrando que o Segundo
Bimestre se encerra no dia 31/07. Não deixem por favor acumular as
atividades, conversem com seus professores
|
ATIVIDADES
9º C
9º D
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ
O DIA 19/07
Segue abaixo o texto para o desenvolvimento das
atividades:
Dança contemporânea!!
A dança contemporânea surgiu na década de
1950, como uma forma de
protesto ou rompimento com a cultura clássica. Dança
contemporânea é um
gênero de dança teatral que
se desenvolveu em meados do século XX e,
desde então, tornou-se um dos
gêneros mais conhecidos, especialmente no
mundo ocidental. Alguns
teóricos remetem a origem da dança contemporânea
aos experimentos dos
artistas pós-modernos do movimento Judson
Dance
Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos.
Entretanto,
valores éticos e estéticos da dança contemporânea são
encontrados
desde o início do século XX, no pensamento de primeiros
precursores da
dança moderna como Isadora Duncan. Em termos técnicos, a
dança
contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma
vez que não se prende à estéticas pré-estabelecidas.
Cada projeto
coreográfico compreende um projeto técnico, elaborado durante
o
processo de composição. Maria José Fazenda, no prefácio do livro Poética da
Dança Contemporânea, diz que: “Quanto
à obra coreográfica contemporânea,
ela apresenta formas e conteúdos
diferentes e formatos diversificados – na
dimensão, no número de intérpretes,
nos lugares de apresentação – e, nela, o movimento do corpo estabelece
múltiplas relações com os elementos plásticos (objetos, cenários) e
sonoros e
com as imagens virtuais”.
A dança contemporânea não se define em
técnicas ou movimentos específicos,
pois o intérprete/bailarino ganha
autonomia para construir suas próprias partituras
coreográficas a partir de
métodos e procedimentos de pesquisa como:
improvisação, contato-improvisação,
método Laban, técnica de
release,
Body Mind Centery (BMC),
Alvin Nikolai.
Esses métodos trazem instrumentos para que o
intérprete crie suas
composições a partir de temas relacionados a questões
políticas, sociais,
culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas,
como também a
fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a
necessidade
da pesquisa teórica para complementação da prática. Depois de um
período
de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a
total desconstrução da arte, finalmente – na década de 1980 – a dança
contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria,
embora algumas vezes faça referência ao ballet,
ao jazz e ao hip hop.
Klauss foi pioneiro na pesquisa e
desenvolvimento da técnica
somática,
criada com o objetivo de proporcionar a consciência corporal
dos seus
praticantes, trabalhando corpo e mente, além da manutenção de sua
saúde.
Ela utiliza técnicas que ampliam o treinamento técnico em dança. Ele
também
foi o primeiro bailarino a utilizar o termo “expressão corporal” no Brasil.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1)
A dança contemporânea surgiu em que década?
2)
Alguns teóricos remetem a origem da dança
contemporânea aos experimentos
dos artistas pós-modernos do movimento Judson
Dance Theater. Qual foi o país que
se deu origem?
3)
O intérprete/bailarino ganha autonomia para
construir suas próprias partituras
coreográficas a partir de métodos e
procedimentos de pesquisa. Quais são elas?
4)
De acordo com o texto, a dança contemporânea
começou a se definir,
desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas
vezes faça referência ao:
a) Jazz,
Rock e Ballet
b) Ballet,
Capoeira e Jazz
c) Hip hop,
Jazz e Ballet
d) Ballet,
Capoeira, Hip hop
ASSISTA: DC 2016
- 1º Lugar Contemporâneo - Solo Feminino Sênior
5)
De acordo com o vídeo, quais sensações você
sentiu ao ver a movimentação da
Bailarina? Você conseguiria fazer algumas
movimentações que ela fez?
ORIENTAÇÕES
1 - Para
mais informações sobre o tema Dança
Contemporânea, assista os vídeos
disponíveis no Centro de Mídias e pelo
Youtube.
★ 29/06 -
9º ano EF - Arte - Dança contemporânea (https://www.youtube.com/watch?v=CkXkBW02eDs&list=PLAbRprP4phEixp65_LmYeXMByAC8pjhl6&index=7)
★ 06/07 -
9º ano EF - Arte - Elementos constitutivos da dança contemporânea
2 -
Tutorial para alunos ensinando como usar o Google Classroom:
https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Código da turma 9ºC: dcowias ;
9ºD: ypdgvcj .
3 - ONDE FAZER: as atividades devem ser
feitas no caderno e enviadas por fotos,
ou digitadas. Também há um formulário
para ser respondido
no Google Classroom (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVc2NXJJeCUaW7lRoJKg7Nkfp18y_e
olyTXckUnaIO7VuWsA/viewform) ou no
caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da
questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua resposta.
★
PRAZO DE
ENTREGA: 19/07/2020.
★
MÉTODOS
DE ENTREGA:
-
Via WhatsApp (19) 99442-4392 (professora
Bruna) e pelo Google Classroom.
-
Para a entrega das atividades atente-se a
colocar NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. Exemplo: Benedita Santos, 9º G.
★
ONDE
SERÁ DISPONIBILIZADA A AULA: através do blog da escola
(https://eeantonioreginato.blogspot.com/), google classroom
(classroom.google.com ou pelo aplicativo no celular) e WhatsApp (aplicativo
no celular ou web.whatsapp.com).
4 -
Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da sala nos horários indicados no
Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e
horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo
Whatsapp.
★
PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira (13/07/2020) e quinta-feira (16/07/2020) das 12:45 às
18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por
vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER
ENTREGUE ATÉ O DIA 10/07
Avaliação Diagnóstica
A Avaliação
Diagnóstica serve para a professora conhecer melhor seus alunos. Fazendo as
atividades abaixo, o aluno mostrará o que aprendeu, as suas dificuldades,
sugestões e qual a melhor forma da professora dar suporte para seu aprendizado.
Apesar do nome ser “avaliação” fique tranquilo, não tem certo ou errado e
será dada a mesma nota para todos que responderem as DUAS atividades.
1. “O que você
aprendeu”: o aluno deverá escrever um texto, com no mínimo 10 linhas no
caderno ou 600 caracteres (para respostas digitadas), explicando o que
aprendeu com as atividades anteriores, sugestões e/ou dificuldades
encontradas.
2. Google Forms:
responda o formulário que se encontra no Google Classroom. Também é possível
responder o questionário no caderno (NÃO copiar a pergunta, apenas colocar o
número da pergunta e a resposta). Segue o questionário:
QUESTIONÁRIO
Pesquisa sobre as condições de aprendizado e emocionais dos estudantes
da E.E. Prof. Antonio Reginato elaborada para o levantamento de dados. Com os
dados, a professora pretende conhecer os alunos e diagnosticar qual a forma
de ensino que mais se adequa para cada aluno e turma. Nesse momento delicado
em que estamos passando na quarentena, o ensino remoto se torna um desafio.
Eu, professora Bruna, senti a necessidade de fazer esse levantamento para ter
uma noção das dificuldades que os alunos estão enfrentando para realização
das atividades escolares. Agradeço a disposição em responder!
1. Qual o seu nome completo?
2. Qual série e turma você pertence?
3. Qual a sua idade?
4. Quantas pessoas contando com você moram em sua casa?
❖
2 a 3 pessoas.
❖
4 a 6 pessoas.
❖
7 ou mais pessoas.
5. Você possui computador em sua casa?
❖
Sim.
❖
Não.
6. Você possui televisão em sua casa?
❖
Sim.
❖
Não.
7. Você possui celular?
❖
Sim, tenho o meu próprio
celular.
❖
Não, mas utilizo o celular
de outra pessoa de minha casa.
❖
Não, não possuo e nem
utilizo o celular de outra pessoa de minha casa.
❖
Outros…
8. Você tem internet na sua casa?
❖
Sim, internet wifi ou cabo.
❖
Sim, internet limitada no
celular.
❖
Sim, internet ilimitada no
celular.
❖
Não.
9. Você tem algum lugar adequado (silencioso e calmo) para estudar?
❖
Sim.
❖
Não.
10. Qual cômodo da casa você usa para estudar?
11. Como você acessa as atividades da escola?
❖
Celular.
❖
Computador.
12. Você tem dificuldades de acessar os aplicativos que os professores
estão usando? Quais?
13. Qual aplicativo você prefere para acessar as atividades?
14. Você consegue acompanhar o conteúdo do Centro de Mídia?
❖
Sim.
❖
Não.
❖
Às vezes.
15. Você tem horário fixo para estudar?
❖
Sim.
❖
Não.
16. Qual horário você geralmente faz as atividades da escola?
❖
Manhã.
❖
Tarde.
❖
Noite.
17. Alguém pode te ajudar com as atividades da escola? Quem? Informe o
grau de parentesco ou vínculo.
18. Você tem dificuldade em fazer as atividades da escola?
❖
Sim.
❖
Não.
19. Se você respondeu SIM na pergunta anterior, explique um pouco qual
a sua dificuldade.
20. Qual o número do seu celular?
Agora, gostaria que você me
contasse um pouco como você tem se sentido emocionalmente nessa quarentena.
Essa pergunta é importante para que eu possa de alguma forma lhe ajudar nesse
momento.
21. Selecione os sentimentos que tem lhe ocorrido com alguma
freqüência (pode selecionar mais de uma opção):
❖
Rejeição
❖
Acolhimento
❖
Abandono
❖
Amor
❖
Humilhação
❖
Paz
❖
Alegria
❖
Indiferença
❖
Outro…
22. Você tem alguma ideia ou sugestão para a disciplina Arte?
23. Você tem alguma ideia ou sugestão de formas que possam melhorar
seu aprendizado?
24. Comentário (aqui você pode comentar o que quiser)
Agora me conta um pouco
sobre o que você conhece sobre Arte.
25. Você já foi ao teatro?
❖
Sim.
❖
Não.
26. Você já foi ao cinema?
❖
Sim.
❖
Não.
27. Você gosta de ler?
❖
Sim.
❖
Não.
28. O que você mais gosta em Arte? Selecione as opções (pode
selecionar mais de uma opção).
❖
Pintura.
❖
Escultura.
❖
Cinema.
❖
Fotografia.
❖
Teatro.
❖
Dança.
❖
Música.
❖
Desenho.
❖
Literatura.
❖
Arte Digital.
❖
Outros...
29. Conte um pouco das opções selecionadas.
30. O que você mais gostou de aprender sobre Arte nos anos anteriores?
PRAZO DE ENTREGA: 10/07/2020.
PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira (06/07/2020) e quinta-feira (09/07/2020) das 12:45 às
18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por
vídeo chamada através do Whatsapp.*
ONDE FAZER: as
atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos, ou digitadas.
Também há um formulário para ser respondido no Google Classroom ou no
caderno. Caso você faça no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA (como
indiquei acima), o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) e a sua
resposta.
MÉTODOS DE ENTREGA:
-
Via WhatsApp (19)
99442-4392 (professora Bruna) e pelo Google Classroom.
-
Para a entrega das
atividades atente-se a colocar NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA. Exemplo:
Benedita Santos, 9º G .
ONDE SERÁ DISPONIBILIZADA A AULA: através do blog da escola (https://eeantonioreginato.blogspot.com/),
google classroom (classroom.google.com ou pelo aplicativo no celular) e
WhatsApp (aplicativo no celular ou web.whatsapp.com).
ORIENTAÇÕES
1 - As aulas anteriores da disciplina Arte estão
disponíveis no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=u_Xjvr5qE5s&list=PLAbRprP4phEixp65_LmYeXMByAC8pjhl6).
2 - Tutorial para alunos ensinando como usar o
Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=b6p17VMrbcU . Código da
turma 9ºC: dcowias
; 9ºD: ypdgvcj.
3 - O texto deve ser feito no caderno e entregue
por fotos para a professora pelo do Whatsapp. O formulário deve ser
respondido no Google Classroom ou no
caderno seguindo as orientações. O prazo para entrega é dia 10 de julho.
4 - Dúvidas, me procure no grupo de Whatsapp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo Whatsapp.
|
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 04/07
1) Dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. A dança contemporânea discute em coreografias o momento, a urbanidade, os comportamentos, o tempo e o contratempo do cotidiano. Entre as diversas formas de expressão, surge a vídeo-dança que consiste em:
v Uma dança filmada apenas como registro do espetáculo.
v Uma dança feita na tela em que o movimento, o tempo e o espaço podem ser trabalhados.
v Na exibição de vídeos referentes a estilos de dança de diversas épocas.
2) Segundo os estudos contemporâneos no ensino de Dança, a relação da Dança com a deficiência é um extraordinário campo, por meio do qual podem ser exploradas as construções sobrepostas de:
v Instrumento de criação coletiva e subjetividade.
v Produto cultural, leitura estética e limite espacial.
v Manifestação individual e elemento de intervenção plástica.
v Habilidade física do corpo, subjetividade e visibilidade cultural.
3) Em termos técnicos, a dança contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma vez que não se prende às estéticas pré-estabelecidas. Cada projeto coreográfico compreende um projeto técnico, elaborado durante o processo de composição. Maria José Fazenda, no prefácio do livro já citado, diz que: "Quanto à obra coreográfica contemporânea, ela apresenta formas e conteúdos diferentes e formatos diversificados - na dimensão, no número de intérpretes, nos lugares de apresentação - e, nela, o movimento do corpo estabelece múltiplas relações com os elementos plásticos (objetos, cenários) e sonoros e com as imagens virtuais". A respeito da dança contemporânea analise as afirmativas abaixo:
I) A Dança contemporânea é um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada uma dança abstrata e em constante transformação.
II) Esta modalidade de dança se desenvolveu em meados do século XX , tornando-se popular na década de 1999. A sua crescente popularidade se justifica, em parte, pelo fato deste gênero de dança não se prender aos padrões estéticos clássicos.
III) A dança contemporânea se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet, o jazz e o hip hop. Não existem técnicas pré-definidas, sendo o processo criativo do conceito ou ideia a ser transmitida pela coreografia o ponto central da dança contemporânea.
Assinale a alternativa CORRETA:
v Apenas I e III
v Apenas I
v Apenas II e III
v Nenhuma das alternativas
4) A dança moderna serviu de base ao balé contemporâneo. Surgiu da oposição ao balé acadêmico tradicional e foi orientada pelo:
v Expressionismo
v Fauvismo
v Impressionismo
v Cubismo
|
ATIVIDADE
|