terça-feira, 15 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

PRAZO DE ENTREGA

14/12 à 18/12


AVALIAÇÃO


Através da devolutiva das atividades no seguinte e-mail:

bezerragirotopatricia@gmail.come no Whatsapp (18) 996916125

 

ATIVIDADES  DE RECUPERAÇÃO :

 

                                                    Soneto de Fidelidade

                                                    

 

 

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure,

Quem sabe a morte -- angústia de quem vive;

Quem sabe a solidão -- fim de quem ama,

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama,

Mas que seja infinito enquanto dure.

 

(Vinícius de Moraes)

 

 

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure,

Quem sabe a morte -- angústia de quem vive;

Quem sabe a solidão -- fim de quem ama,

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama,

Mas que seja infinito enquanto dure.

 

(Vinícius de Moraes)

 

01) Há alguma relação entre o título e a ideia central do poema?  Justifique:

 

02) Comprove por que podemos afirmar que o poema lido trata-se de um soneto:

 

03) Quais são os três gêneros literários? A qual deles pertence o soneto acima? Por quê?

 

04) Qual a função de linguagem predominante no soneto de Vinícius? Justifique, aproveitando para utilizar passagens do texto:

 

05) Retire do texto uma ou mais passagens que exemplifique(m) a figura de linguagem conhecida por polissíndeto, explicando-a:

 

06) Há, no texto, um belo exemplo da figura de linguagem denominada pleonasmo. Copie e justifique:

 

07) Que figura de linguagem aparece no segundo e no terceiro versos do primeiro terceto? Justifique:

 

08) Transcreva do texto dois pares de antítese, explicando por que tal figura de linguagem ali se insere:

 

09) Interprete o que esses pares de antítese representam, relacionando-os ao relacionamento amoroso: 

 

10) Dê a sua opinião sobre o poema, dizendo que mensagem ele lhe transmitiu: 

 

11) Quantas sílabas métricas há em cada verso? Divida-os todos: 

 

12) Dê uma explicação coerente ao emprego dos parênteses no verso “Eu possa me dizer do amor (que tive)”: 

 

13) Interprete a metáfora presente no verso “Que não seja imortal, posto que é chama”:

 

14) Identifique o conceito de fidelidade para o eu-lírico: 

 

15) Que mensagem o texto lhe transmitiu? Comente:

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

                                                                     08/12 á 15/12


Através da devolutiva das atividades no seguinte e-mail:

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ATIVIDADES

 

 

PROF:                                                              TURMA:

 

NOME:

 

Leia:

 

Vá às compras e salve o mundo

  Finalmente, um discurso sustentável vem absolver nosso pecado favorito: o consumismo. Entenda aqui como é possível se esbaldar nas lojas sem poluir o ambiente. A resposta está na árvore ao seu lado.

 

Sabine Righetti e Karin Hueck

 

  Não ande de carro, não coma carne, não produza lixo, não gaste água e nem ouse ter filhos. Poucas coisas são tão negativas (e chatas) quanto o discurso ecológico radical, que prega que devemos fazer de tudo para causar o menor estrago possível ao ambiente. Não é à toa que muitos não aguentam mais ouvir falar no assunto. Mas, finalmente uma nova proposta percebeu que fazer “menos mal” ao planeta ainda não é o suficiente – é preciso não causar mal algum. (Afinal, gastar menos água ainda é gastar água.) E o melhor: esse novo discurso alivia a consciência dos ecopecadores. Com ele poderemos – não, melhor, precisaremos – fazer compras à vontade, porque assim estaremos também salvando o planeta. Já que empresas sempre vão procurar o lucro e as pessoas sempre vão querer o novo iPod ou a TV de led, o jeito é fazer isso combinar com sustentabilidade. E como isso seria possível? Imitando a natureza e reciclando os produtos eternamente. Parece difícil, mas já está acontecendo – e vai exigir uma mudança de hábito comparável à Revolução Industrial, envolvendo empresas, cidades, casas e pessoas. […]

 

“Superinteressante”, Edição Verde, dez. 2011, n. 286, p. 72-73.

 

Questões

Questão 1 – No título “Vá às compras e salve o mundo”, o uso do imperativo tem por objetivo:

 

a) aconselhar

 

b) ordenar

 

c) persuadir

 

d) pedir

 

Questão 2 – O texto trata de um problema que afeta, de forma significativa, o nosso planeta. Que problema é esse?

 

 

Questão 3 – Defina o “discurso ecológico radical” segundo o texto:

 

 

Questão 4 – Assinale a passagem que apresenta a solução, segundo o texto, para o problema identificado na questão anterior:

 

a) “Não ande de carro, não coma carne, não produza lixo, não gaste água e nem ouse ter filhos.”

 

b) “[…] fazer de tudo para causar o menor estrago possível ao ambiente.”

 

c) “[…] fazer “menos mal” ao planeta […]”

 

d) “Imitando a natureza e reciclando os produtos eternamente.”

 

Questão 5 – “[…] o jeito é fazer isso combinar com sustentabilidade.”. A que se refere o pronome sublinhado?

 

 

Questão 6 – “Mas, finalmente uma nova proposta percebeu que fazer “menos mal” ao planeta ainda não é o suficiente […]”. Esse período, por meio da conjunção “mas”, estabelece com os anteriores uma relação de:

 

a) comparação

 

b) oposição

 

c) conclusão

 

d) causa

 

 

Questão 7 – Note que as palavras iPod e led aparecem em itálico no texto. Assinale a justificativa para o emprego desse recurso:

 

a) são palavras pouco conhecidas.

 

b) são termos de origem estrangeira.

 

c) são as principais palavras do texto.

 

d) os termos foram escritos incorretamente.

 

Questão 8 – No segmento “[…] fazer compras à vontade, porque assim estaremos também salvando o planeta.”, o termo grifado poderia ser substituído por:

 

a) pois

 

b) portanto

 

c) porém

 

d) porquanto

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

01/12 à 06/12

 

ATIVIDADES

Interpretação de texto da Apostila Aprender Sempre:  Páginas 48 a  52.

Sequência de atividade 7: Atividade 1- ( exercícios 1 a 5) e Atividade 2- (exercícios 1,2 E 3 (a,b,c,d,e). Fazer e me enviar por foto no Whatsapp.

 

 Através da devolutiva das atividades no seguinte e-mail:

bezerragirotopatricia@gmail.com e no Whatsapp (18) 996916125

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

                                                                     24/11 á 03/12

 

ATIVIDADES

Interpretação de texto da Apostila Aprender Sempre:  Páginas 45 e 46.

Exercicios do número 1 ao 5.

 

Através da devolutiva das atividades no seguinte e-mail:

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

               PRAZO DE ENTREGA

                                                                        14/11      

 

e-mail: bezerragirotopatricia@gmail..com ou pelo Whatsapp (18 ) 996916125

                                           ATIVIDADES

 PARTE I

ORTOGRAFIA: AGORA Complete com [Mais] [Mas] ou [Más]:

01 - Pedro estuda, ________ não aprende.

02 - Vendeu _______ livros neste mês que no anterior.

03 - Bonitinha, _______ ordinária.

04 - A população pede _______ escolas.

05 - Ela não é bonita, _______ conquista pela simpatia.

06 - Ele foi quem ________ tentou; ainda assim, não conseguiu.

07 - Dizem as ________ línguas que ele vai ser o nosso prefeito.

08 - Municípios exigem ________ escolas.

09 - Amor é igual fumaça: sufoca, ________ passa.

10 - Este país está cada dia _______ violento.

11- Tentei chegar na hora, ______ me atrasei.

12 - Não ganhei o prêmio, ________ dei o melhor de mim.

13 - As ________ ações empobrecem o espírito.

14 - É o Rio de Janeiro a cidade ________ violenta do Brasil?

15 - Estes alunos estão ________ bem preparados que aqueles.

16 - É um dos países ________ miseráveis do planeta.

17 - Elas pareciam invencíveis, _________ foram derrotadas.

18 - Ele trabalha muito, ________ ganha pouco.

19 - Todos querem ________ amor.

20 - Queria viajar, _______ não consegui comprar passagem.

21 - As pessoas deste lugar são muito _________.

22 - Ela é ________ atenciosa que as outras.

23 - Querem ter dinheiro, ________ não trabalham.

24 - Escreva _______ depressa, por favor!

25 – A garota trazia _______ lembranças daquele tempo.

26 – Só pensa em enriquecer _________.

27 - Ela disse que compraria o livro, _______ ela não o fez.

28 - Está cada dia _______ bonita.

29 - Carol perdeu seu celular, ________ vai comprar outro.

30 - Este é o curso ________ caro da faculdade.

31 - Eu tenho _________ irmãos do que você.

32 - Esses eram os textos _______ mal escritos

33 - Meu irmão é ________ velho que eu.

34 - A felicidade voa tão leve, ________ tem a vida breve.

35 - Julia comprou _______ um carro.

PARTE II

Flexibilização

Em Seu caderno escreva uma frase para cada uso da Ortografia estudada. Em seguida,

ilustre (desenhe) suas frases.

A) MAS

B) MAIS

C) MÁS


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

08/11

 

Através da devolutiva das atividades no seguinte e-mail:

bezerragirotopatricia@gmail.com e no Whatsapp (18) 996916125

 

ATIVIDADES

Apostila do Aluno Aprender Sempre: Na página 40, atividade 4( Fazer os exercícios de número 1 a 4 ).

Atividade 5 da página 40 (Duas produções de texto: Uma sendo um classificado poético e outra sendo um classificado comum, como uma notícia de jornal ) .

Fazer todas as atividades no caderno.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

 

ATIVIDADES

Atividade referente a apostila do aluno: Aprender Sempre, 

Atividade 5: Leia o poema: Basta Pensar em SENTIR, de Fernando Pessoa que está na página 34 e responda às questões de interpretação das páginas: 35 e 36 ( do número 1 a 7 ).

Em seguida, faça a leitura fluente do poema estudado na atividade 1 . Na atividade 3 da página 37, leia o texto: Música e poesia na casa do idoso, e responda às questões de números 1 a 8 que se encontra nas páginas 38 e 39.

Realizar as atividades no caderno e me enviar as respostas.

 

PRAZO DE ENTREGA

                                                              03//11

 

e-mail: bezerragirotopatricia@gmail..com ou pelo Whatsapp (18 ) 996916125

 

 

Leia estes poemas:

Texto 1

AUTO-RETRATO

Provinciano que nunca soube

Escolher bem uma gravata;

Pernambucano a quem repugna

A faca do pernambucano;

Poeta ruim que na arte da prosa

Envelheceu na infância da arte,

E até mesmo escrevendo crônicas

Ficou cronista de província;

Arquiteto falhado, músico

Falhado (engoliu um dia

Um piano, mas o teclado

Ficou de fora); sem família,

Mal tendo a inquietação de espírito

Que vem do sobrenatural,

E em matéria de profissão

Um tísico profissional.

(Manuel Bandeira. "Poesia completa e prosa". Rio de Janeiro: Aguilar, 1983. p. 395.)

Texto 2

POEMA DE SETE FACES

Quando eu nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens

que correm atrás de mulheres.

A tarde talvez fosse azul,

não houvesse tantos desejos. (....)

Meu Deus, por que me abandonaste

se sabias que eu não era Deus

se sabias que eu era fraco

Mundo mundo vasto mundo.

Mal tendo a inquietação de espírito

Que vem do sobrenatural,

E em matéria de profissão

Um tísico profissional.

(Manuel Bandeira. "Poesia completa e prosa". Rio de Janeiro: Aguilar, 1983. p. 395.)

Esses poemas têm em comum o fato de

a) descreverem aspectos físicos dos próprios autores.

b) refletirem um sentimento pessimista.

c) terem a doença como tema.

d) narrarem a vida dos autores desde o nascimento.

 

Leia o texto abaixo e responda às seguintes questões:

BILHETE

1. Se tu me amas, ama-me baixinho

2. Não o grites de cima dos telhados

3. Deixa em paz os passarinhos

4. Deixa em paz a mim!

5. Se me queres,

6. enfim,

7. tem de ser bem devagarinho, Amada,

8. que a vida é breve, e o amor mais breve ainda… (Mario Quintana)

O título do poema, conforme as classes gramaticais, denomina-se como:

a) um adjetivo.

b) uma palavra substantivada.

c) um substantivo.

d) um advérbio de tempo.

e) uma locução adverbial.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

                                                          ATIVIDADES             

 

Atividade referente a apostila do aluno: Aprender Sempre, terceiro bimestre-

 Faça a leitura do texto -” A tecnologia influenciando comportamentos: Situação inesperada”, da página 26 e realize a atividade 2 e 3 da página 27.

 Na página 28 e 29 , leia a crônica: “Embaraço no mercadinho, de  Kátia Regina Pessoa, e realize as atividades das páginas 30 e 31 ( atividades ( 4, 5. 6, 7, 8, 9 e 10).

 

Todas as atividades deverão ser feitas no caderno.

 

e-mail: bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18 ) 996201869


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

Atividade referente a apostila do aluno: Aprender Sempre, terceiro bimestre-

 

Faça a leitura do texto –

 

” A tecnologia influenciando comportamentos:  Situação inesperada”, da página 26 e realize a atividade 2 e 3 da página 27.

 

 Na página 28 e 29 , leia a crônica: “Embaraço no mercadinho, de  Kátia Regina Pessoa, e realize as atividades das páginas 30 e 31 ( atividades ( 4, 5. 6, 7, 8, 9 e 10).

 

Todas as atividades deverão ser feitas no caderno.

PRAZO DE ENTREGA

                                                               14/10 à20//10

AVALIAÇÃO

Através da devolutiva das atividades pelo seguinte e-mail: bezerragirotopatricia@gmail..com ou pelo Whatsapp (18 ) 996201869 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

Atividade referente a apostila do aluno: Aprender Sempre, terceiro bimestre-

 Faça a leitura do texto 1 -” Cartaz  de campanha educativa “ da página 22 da apostila e responda as atividades de número 1, 2 e 3.

Em seguida, vá para a página 23: Texto 2 “ Anúncio Publicitário: A propaganda”. Leia o texto e responda as atividades do número 1 ao 10 , que se encontra nas páginas 24 e 25 da apostila.

 

PRAZO DE ENTREGA

28//09 à 02/10

 

Através da devolutiva das atividades pelo seguinte e-mail: bezerragirotopatricia@gmail..com ou pelo Whatsapp (18 ) 996201869

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

ATIVIDADES

Atividade referente a apostila do aluno: Aprender Sempre, terceiro bimestre.

Faça a leitura do texto  de José de Alencar: Cinco Minutos, das páginas 15,16 e 17. Em seguida, vá para a atividade 4 - Análise textual, que se encontra na página 18 e responda as atividades 1, 2,3,4,5,6,7,8 e 9.

 

Pesquisa: Variedades linguísticas.  definição

Quais os tipos de variedades linguísticas. Explicar cada uma delas.

 

ATIVIDADES
Atividade referente a apostila do aluno: Aprender Sempre referente ao 3 bimestre.
Atividade 2- “Os textos conversam:”: (Cartaz Publicitário) da página 11 e responda às
atividades 1, , 3 e 4 da página 12.
Em seguida,  vá para a atividade 3: “ Produção de Texto da página 12 e crie um slogan para uma campanha publicitária de prevenção ao bullying e cyberbullying.

Faça a leitura do texto:” Cinco Minutos”, de José de Alencar, da página 15 e 16, e realize  a atividade 1 (Explorando intencionalidades da página 14 e responda as atividades 1, 2 e 3.

PRAZO DE ENTREGA
                                                              14/09 à18/09
e-mail bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18) 99613-6839





ATIVIDADES
Atividade referente a apostila do aluno: Aprender Sempre referente ao 3 bimestre.
Ler o texto Bullying e Cyberbullying, de Madalena Borges Gutierre e responder às questões de 1 á 8 da página 7 á 11.

Identificar no texto:
 -Tipo de texto:
-Foco narrativo:
-Gênero do texto:
-Personagens:
-Espaço da narrativa:

 e-mail bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18) 99613-6839


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES
. Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo ou um nome e seus complementos. Por meio da regência, estabelecem-se  relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido que se deseja de forma clara. Dessa forma, a relação entre verbos e nomes transitivos pode ser  um fator de coesão textual, uma vez que a má organização desse tipo de  relação pode provocar mais do que simples problemas de correção gramatical, chegando a comprometer a própria coerência de um texto.
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO SOBRE VERBO TRANSITIVO DIRETO E VERBO TRANSITIVO INDIRETO

Disponível em:
2. Em seguida, assista o vídeo abaixo sobre a temática da aula - regência.
Vídeo:  Regência Nominal e Regência Verbal
Disponível em:
A regência nominal é o nome da relação existente entre um nome  - substantivo, adjetivo ou advérbio – e um outro termo que lhe complete o sentido. Normalmente, o complemento de um nome é introduzido por uma preposição. de significado
A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre o verbo e seus complementos. Como alguns verbos têm mais de um significado, pode ocorrer que a mudança provoque alteração na regência.
Esse é o caso do verbo assistir.
Observe:
     no sentido de prestar assistência, ajudar, socorrer é transitivo direto,  não exige a preposição.     Ex.: O técnico assistia os jogadores novatos.
     no sentido de ver, presenciar é transitivo indireto, exige a preposição a.     Ex.: Não assistimos ao show.
     no sentido de caber, pertencer é transitivo indireto,  exige a preposição a.     Ex.: Assiste ao homem tal direito.


ATIVIDADES:
1- Explique a diferença  entre  verbo transitivo direto  e indireto, a partir das frases:
      Assinar o contrato.
      Discordar do contrato.
2- Conclua:
Toda vez que precisar de preposição, o verbo é _________________ . E o seu complemento  recebe o nome de______________________________.
Se não precisar de preposição, o verbo é _______________________. E o seu complemento recebe o nome de ______________________________.
3- Defina regência nominal, a partir das frases:
      Participação nos lucros.· 
      Situação da empresa.
4-  Explique a diferença entre regência verbal e nominal, a partir das duas frases,  abaixo:
     Direito dos trabalhadores.
     Preciso de tempo.
.
5- De acordo com a charge, faça o que se pede:
Disponível em:
a. Identifique, na  charge acima, um exemplo de regência nominal.
b. Qual  é a palavra que apresenta sentido incompleto? Qual é o seu complemento?
c- Comente sobre a crítica ao ensino público, presente na charge
6- Faça o que se pede:
.a-  Qual o sentido do verbo assistir na charge?
 b- A regência do verbo assistir está de acordo com o padrão culto da língua? Justifique sua resposta.
7- Faça o que se pede:
 Em relação à tirinha acima, observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho:
a- Qual a regência do verbo ensinar? Identifique os seus complementos.
.Observe a fala de Felipe no segundo quadrinho:
a- Qual a regência do verbo encher? 
b- Qual é a crítica ao ensino que se pode pressupor na fala de Mafalda? Explique. 

Disponível em:
8- O verbo namorar não admite a preposição com, isto é, namora-se  alguém e não namora-se com alguém. “Pedro namora Ana” e não “Pedro namora com a Ana”.
a- Agora, responda, qual é o certo: Ele namora comigo ou ele me namora?

 9- Assinale a alternativa em que a regência verbal está de acordo com a norma culta.
a) As crianças, obviamente, preferem mais os doces do que os legumes e verduras.
b) Assista uma TV de LCD pelo preço de uma de projeção e leve junto um Home Theater!
c) O jóquei Nélson de Sousa foi para Inglaterra visando títulos e euros.
d) Construir impérios a partir do nada implica inovação e paixão pelo risco.
e) A Caixa Econômica informou os mutuários que não haverá prorrogação de prazos.
10- Embora de ocorrência frequente no cotidiano, a gramática normativa não aceita o uso do mesmo complemento para verbos com regências diferentes. Esse tipo de transgressão só não ocorre na frase:
a) Pode-se concordar ou discordar, até radicalmente, de toda a política externa brasileira. (Clóvis Rossi)
b) Educador é todo aquele que confere e convive com esses conhecimentos. (J. Carlos de Sousa)
c) Vi e gostei muito do filme “O Jardineiro Fiel” cujo diretor é um brasileiro.
d) A sociedade brasileira quer a paz, anseia por ela e a ela aspira.
e) Interessei-me e desinteressei-me pelo assunto quase que simultaneamente.
11- Assinale a alternativa em que haja erro de regência verbal:
a) Deu-lhe um belo presente de aniversário.
b) Levei-o para o médico esta manhã.
c) Gostamos deste novo filme.
d) Fui no cinema ontem.
e) O lenço caiu no chão.

12-  Indique a alternativa correta:
a) Prefiro correr do que nadar.
b) Prefiro mais correr que nadar.
c) Prefiro mais correr a nadar.
d) Prefiro correr a nadar.
e) Prefiro correr à nadar.
13- Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços.
Posso informar ______ senhores ______ ninguém, na reunião, ousou aludir ______ tão delicado assunto.
a) aos – de que – o
b) aos – de que – ao
c) aos – que – à
d) os – que – à
e) os – de que – a
PRODUÇÃO TEXTUAL ;
Faça uma dissertação argumentativa sobre o seguinte tema:

- Uso da internet; benefícios e malefícios



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
ATIVIDADES

Interpretação Crônica

A TECNOLOGIA
Crônica de Nacélio Simoa, 8º ano SGA-CEProfessor Maurício Araújo

         Acordei cedo. Sem o que fazer naquela manhã, resolvi ir à praça da minha localidade. Antes, um espaço sem construção, cavalos amarrados nas estacas esperando seus donos que assistiam à missa. Hoje, observava o pouco movimento da comunidade, alguns poucos carros, motos e os pássaros que insistiam em alegrar aquela manhã nos pés de cajueiros.

        Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã, percebi um casal de idosos que acabara de sentar naquele banco quase quebrado. Acho que esperavam algum transporte para ir à cidade, já que precisamos nos deslocar do nosso pacato lugar para resolvermos nossos problemas.
Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Aproximei-me sem despertar sua atenção, descobri que falava de internet. Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto. Ele dizia para aquela senhora que ouvia suas inquietações:
            - Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook.
            -Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular e agora não faz outra coisa, senão cutucar aquele troço. Não gosto disso! Falou aquela senhora.
            Entre tantas conversas naquele banco da praça, o senhor então resolveu amenizar o tom do diálogo:
            -Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão e resolvi ir a sua casa para vê-la depois de tantas conversas na vizinhança sobre a novidade. Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.
            -É o ônibus!
            -Vamos então.
            -O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia, afinal, não podemos fazer nada para detê-la, apesar dela tanto nos ajudar.
            -Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!
            -Claro que não!
            Aquela cena chamou minha atenção, pois percebi como a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas, jovens ou idosos. E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.

1ª) Em relação às características do texto, escreva:

a) Gênero:
_________________________________________________________

b) Tipo discursivo ou tipologia (expositivo, argumentativo, narrativo, descritivo, injuntivo...):
_________________________________________________________

c) narrador (personagem, observador ou onisciente):
_________________________________________________________

d) Domínio discursivo (literário, jornalístico, religioso, acadêmico...):
_________________________________________________________

e) Tipo de discurso (direto ou indireto):
_________________________________________________________


2ª) Qual o assunto do texto?
_________________________________________________________

3ª) O que alegrava a manhã daquela comunidade?
_________________________________________________________

4ª) No trecho: Com o vento lambendo meu rosto e um calor de mil graus em plena manhã...” as figuras de linguagem presentes no trecho, são, respectivamente,
a) ironia e eufemismo.
b) personificação e hipérbole.
c) metáfora e hipérbole.
d) catacrese e metonímia.


5ª) No trecho: “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava. Os termos destacados indica que o homem estava
a) entristecido e com raiva.
b) indignado e angustiado.
c) com raiva e desconsolado.
d) triste e incomodado.


6ª) “Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”, neste trecho, percebemos o uso da linguagem
a) formal.
b) informal.
c) técnica.
d) gíria.


7ª) “Saí correndo desesperado tropeçando os pés no batente da porta da casa quando a vi funcionar.” A palavra em destaque se refere a
a) porta.
b) batente.
c) televisão.
d) casa.



8ª) Segundo o texto, o homem se aproximou para ouvir a conversa. Que diálogo de um dos personagens abaixo revela o assunto da conversa entre os moradores?
a) “-Verdade. A minha neta ganhou de presente um celular...”
b) “-Vamos então.”
c) “-Me recordo da dona Toinha que comprou uma televisão...”
d) “- Esse povo de hoje só vive nesse tal de facebook...”

9ª) Na fala da personagem: “... senão cutucar aquele troço.”, o que podemos compreender sobre o cotidiano vivido por aquela senhora?
a) Ela faz uso das tecnologias apesar de não gostar.
b) Ela demonstra repúdio com o uso de algumas tecnologias.
c) Apesar de detestar a tecnologia, ela apoia claramente o seu uso por familiares.
d) Aborrece quem faz uso das tecnologias.

10ª) “-Cuidado com o batente, não vá bater o pé de novo!” Que fato este diálogo retoma?
_______________________________________________________

11ª) Apesar da inquietude por parte dos personagens sobre o uso de algumas tecnologias, que frase revela o apoio a  tecnologia de um dos personagens?
_______________________________________________________

12ª) A frase que revela uma opinião é
a) “Ele parecia meio que revoltado, algo o intrigava.”
b) “... a tecnologia influencia diretamente na vida das pessoas...”
c) “O importante é valorizar e respeitar esta nova tecnologia...”
d) “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto...”

13ª) Na frase: “Não era bem essa palavra que ele fazia uso, mas desvendei que esse era o assunto.” A palavra em destaque introduz uma
a) conclusão.
b) explicação.
c) oposição.
c) adição.


14ª) Percebe-se no final que o autor Nacélio  Simoa dialoga com o leitor quando escreve: “E se você leitor, gostou do meu texto e se interessou por ele, posso te enviar pelo e-mail, afinal, hoje tudo depende apenas de um clique.” no termo em destaque, ele faz uso de uma figura de linguagem conhecida como

a) metáfora.
b) ironia.
c) catacrese.
d) hipérbole.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES
Leia o texto: " Preconceito Muito pra frente" de Millor Fernandes e responda as questões a seguir:


PRECONCEITO MUITO PRA FRENTE

Toda hora eu vejo, em jornais, revistas, televisão, e na rua, pessoas cada vez mais "livres" de preconceitos e... E no entanto todas estão convencidas de que a Terra gira em torno do Sol. Por quê?Pergunte a elas e elas responderão: "Ué, Galileu provou isso há muito tempo". Mas provou pra quem? Pode ser que tenha provado pros cientistas. O homem comum e mesmo nós, os pejorativamente chamados intelectuais, aceitamos e pronto. Sem pensar. "Preconceituosamente." Como antes de Galileu aceitávamos que o Sol girava em torno da Terra. Mas, entre Galileu – de cujas "provas" nunca tomamos conhecimento, muito menos sabemos dizer quais são – e a realidade, que literalmente salta (gira) a nossos olhos, temos que acreditar é em nossos olhos. Nossos olhos veem, com absoluta certeza, que o Sol nasce ali (a leste, pra mim no Arpoador, no momento em que escrevo às 5h43 do dia) e morre do outro lado (a oeste, pra mim na Pedra da Gávea, às 7h53 da noite), girando em torno de uma terra absolutamente parada (terremotos à parte), sobre a qual caminhamos sem sentir o menor movimento.De agora em diante, respondam com convicção: o Sol gira em torno da Terra e não quero mais papo sobre isso. O Millôr provou.

a) Qual é a crítica feita pelo autor do texto?
b) Quais são os argumentos levantados por Millôr para sustentar a sua crítica?
c)Você concorda com a ideia defendida no texto? Os argumentos elaborados são convincentes? Justifique a sua resposta.
d)O que gera humor neste texto?
e) Que palavras nós poderíamos utilizar como sinônimos de " Preconceito" no texto de Millor?

ATIVIDADE 2

-Produza um texto dissertativo argumentativo sobre o seguinte tema: " Violência no Brasil"


bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18) 99613-6839

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES
Anúncio publicitário é um gênero textual usado para promover uma marca, um produto, serviço ou ideia para um público definido em um meio de comunicação.
 Com linguagem persuasiva, o anúncio publicitário ajuda a convencer o consumidor a tomar uma ação, que pode ser comprar um produto ou contratar um serviço.
Os meios mais comuns de encontrarmos a linguagem publicitária é nas faixas, cartazes,anúncios, outdoors,revistas. Usa a linguagem coloquial, ou seja: a linguagem informal, dinâmica e cotidiana.

  Exercícios:

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PRÓXIMAS 10 (DEZ) QUESTÕES:




1ª) Qual a tipologia do texto em estudo?
_________________________________________________________

2ª) O objetivo do texto é
a) promover uma ideia.
b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
c) vender um produtor.
d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.

3ª) Escreva a frase impacto da propaganda.
___________________________________________________________

4ª) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerte, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?
___________________________________________________________

5ª) Que tipo de linguagem é predominante no texto?
a) Literária.
b) Verbal e não verbal.
c) Subjetiva.
d) Formal e informal.

6ª) Escreva a logomarca da propaganda.
____________________________________________________________

7ª) Escreva o slogan da propaganda.
_____________________________________________________________

8ª) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da propaganda?
_____________________________________________________________

9ª) O anúncio publicitário é direcionado principalmente:
a) aos jovens.
b) aos adultos.
c) às crianças.
d) aos idosos.

10ª) O texto em estudo é um exemplo de gênero:
a) publicitário.
b) informativo.
c) classificado.
d) notícia.

Pesquisa:

1)Quais são os gêneros textuais de divulgação científica?
2) Quais são as características de um texto de divulgação científica?
3) Como é a linguagem de um texto de divulgação científica?

 bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18) 99613-6839









                                    

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

Semana  de estudos intensivos 27 a 31/07 ( com retomada de conteúdos em defasagem)
bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18) 99613-6839
-Para os alunos que estão com as atividades atrasadas, colocar em dia e que sejam entregues até quarta-feira para fechamento das notas do bimestre.
-Os alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem refazer/reavaliar as atividades que ainda hajam dúvidas.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

PRAZO DE ENTREGA
13/07
Através da devolutiva das atividades pelo seguinte e-mail bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18) 99613-6839

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1
Definir o que são frases, orações e períodos (simples e composto). A seguir, diferencie orações coordenadas de orações subordinadas e diferencie orações assindéticas de oração sindéticas.

ATIVIDADE 2
As conjunções são divididas em dois grupos: subordinativas (10 tipos) e coordenativas (5 tipos).
Faça um quadro como o a seguir, classificando as conjunções e dando exemplos.

Conjunções coordenativas
Exemplos
Conjunção Aditiva
E, nem, também







Conjunções subordinativas
Exemplos
Conjunção Causal
Porque, pois, porquanto






ATIVIDADE 3
Identifique os verbos das frases abaixo:
a)    Durante o almoço, todos ficaram quietos.
b)    Aquela sua fala me entristeceu.
c)    Entregue a nota ao recepcionista.

ATIVIDADE 4
Identifique as orações e diga se o período é simples ou composto.
a)    Assim que chegamos à casa, o telefone tocou.
b)    Chegamos à casa, entramos na sala e o telefone tocou,

ATIVIDADE 5
Classifique as orações em sindéticas ou assindéticas:
a)    Estou amando o chat dos alunos do 9° Ano, porque as participações são efetivas.
b)    Nas últimas aulas fizemos a revisão e realizamos os exercícios, tudo com muita dedicação.

ATIVIDADE 6
Classifique as orações de acordo com a conjunção: é explicativa ou aditiva.
a)    Sou uma excelente aluna de português e a minha irmã de matemática.
b)    Estudar online pode ser cansativo, mas também é diversão.
c)    Estou amando a casa nova dos meus pais, porque ela é grande, bonita e espaçosa.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

Data 10/06 (sexta-feira) os exercícios
Será feita pelo WhatsApp particular. Prof. Patricia (18) 99613-6839
e-mail:bezerragirotopatricia@gmail.com


TEXTO 1
A casa das ilusões perdidas

MOACYR SCLIAR
Polícia investiga troca de bebê por casa. Cotidiano, 10.jun.99

Quando ela anunciou que estava grávida, a primeira reação dele foi de desagrado, logo seguida de franca irritação. Que coisa, disse, você não podia tomar cuidado, engravidar logo agora que estou desempregado, numa pior, você não tem cabeça mesmo, não sei o que vi em você, já deveria ter trocado de mulher havia muito tempo. Ela, naturalmente, chorou, chorou muito. Disse que ele tinha razão, que aquilo fora uma irresponsabilidade, mas mesmo assim queria ter o filho. Sempre sonhara com isso, com a maternidade -e agora que o sonho estava prestes a se realizar, não deixaria que ele se desfizesse.
-Por favor, suplicou. -Eu faço tudo que você quiser, eu dou um jeito de arranjar trabalho, eu sustento o nenê, mas, por favor, me deixe ser mãe.
Ele disse que ia pensar. Ao fim de três dias daria a resposta. E sumiu.
Voltou, não ao cabo de três dias, mas de três meses. Àquela altura ela já estava com uma barriga avantajada que tornava impossível o aborto; ao vê-lo, esqueceu a desconsideração, esqueceu tudo - estava certo de que ele vinha com a mensagem que tanto esperava, você pode ter o nenê, eu ajudo você a criá-lo.
Estava errada. Ele vinha, sim, dizer-lhe que podia dar à luz a criança; mas não para ficar com ela. Já tinha feito o negócio: trocariam o recém-nascido por uma casa. A casa que não tinham e que agora seria o lar deles, o lar onde -agora ele prometia -ficariam para sempre.
Ela ficou desesperada. De novo caiu em prantos, de novo implorou. Ele se mostrou irredutível. E ela, como sempre, cedeu.
Entregue a criança, foram visitar a casa. Era uma modesta construção num bairro popular. Mas era o lar prometido e ela ficou extasiada. Ali mesmo, contudo, fez uma declaração:
-Nós vamos encher esta casa de crianças. Quatro ou cinco, no mínimo.
Ele não disse nada, mas ficou pensando. Quatro ou cinco casas, aquilo era um bom começo.

TEXTO 2
Polícia investiga troca de bebê por casa
da Agência Folha

A polícia do Paraná está investigando três casos de doação ilegal de bebês no Estado, que teriam sido trocados pelos pais por material de construção, cestas básicas e por uma casa. Os três casos envolvem a troca de quatro crianças.
O caso mais recente aconteceu no mês passado, em Campina Grande do Sul. Elizabete Souza Brandão, 18, entregou no dia 11 de maio a filha, nascida dois dias antes, para um casal de Santa Catarina, ainda não localizado ou identificado pela polícia. Elizabete está foragida e a polícia ainda não sabe onde está a menina nem tem pistas do casal que a levou.
Em outro caso, que aconteceu em abril, no município de Pontal do Paraná (litoral do Estado), Maria do Nascimento Silva, 38, entregou seu filho para Jurema Marcondes Frumento.
Jurema, segundo a polícia, intermediou uma negociação com um casal que teria levado a criança para o Mato Grosso.
A mãe, Maria do Nascimento, disse à polícia que, em troca do bebê, receberia cestas básicas e uma casa em Pontal avaliada em R$ 13 mil. Ela mesma denunciou o caso à polícia porque, apesar de ter recebido as cestas, não ganhou a casa.
Jurema Frumento disse à Agência Folha ontem que não ganhou nada intermediando a negociação. Em seu depoimento, ela disse que seu objetivo foi ajudar Maria.

ATIVIDADE 1: De acordo com os textos responda as questões
a)       Ambos abordam o mesmo assunto, qual é?
b)      Na crônica, sabemos que o autor buscou inspiração no cotidiano, em que consiste esse material?
c)       De alguma forma, os dois textos podem chocar o leitor. Porém, qual texto possui mais sensibilidade? Por que?

ATIVIDADE 2: Pesquise
a)       A definição de crônica
b)      Principais cronistas brasileiros

ATIVIDADE 3: Pesquise
a)       O que é uma fanzine?
b)      Quem escreve e quem publica uma fanzine?
c)       O que é um texto multimodal? A fanzine é um texto multimodal? Explique
d)      A linguagem da fanzine é formal ou informal?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

- ATIVIDADE 1: Faça a leitura do texto “A Bola” de Luís Fernando Veríssimo e, em seguida, faça a análise abaixo:
a) Tipo de texto
b) Foco narrativo (tipos de narrador)
c) Gênero de texto
d) Personagens
e) Espaço da narrativa
f) Elementos do tipo de texto
A bola
Luís Fernando Verissimo

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.

O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

— Como e que liga? — perguntou.
— Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
— Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
— Não precisa manual de instrução.
— O que é que ela faz?
— Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
— O quê?
— Controla, chuta…
— Ah, então é uma bola.
— Claro que é uma bola.
— Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
— Você pensou que fosse o quê?
— Nada, não.

O garoto agradeceu, disse “Legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Baú, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de bip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente.

O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.

O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

— Filho, olha.

O garoto disse “Legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.

- ATIVIDADE 2: Pesquisa
a) Qual o objetivo de pontuar um texto?
b) Quais são os sinais de pontuação?
c) Quais são as regras do uso de cada um desses sinais? Dê exemplos

- ATIVIDADE 3: As atividades a seguir estão na Apostila do 1° Bimestre, para realizá-las leia os textos da página 146 (4 de julho, Art. I, Art. III, Art. IV, Art. VII). Após a leitura, responda as questões 1 (itens 1 ao 8) e 2 (itens a e b).
Fazer no caderno e encaminhar no e-mail: bezerragirotopatricia@gmail.com

As atividades que seguem estão no Caderno do Aluno (Apostila) do 1º Bimestre. Seguem as atividades pedidas:

   v  Atividade 1

ü  Leitura dos textos 1 e 2 das páginas 9 e 10 do caderno do aluno;
Responder à questão 2 (até a letra “n”) nas páginas 11 e 12.


  v  Atividade 2

Pesquisa
Fazer um levantamento de estrangeirismos que foram incorporados à nossa língua. Esta pesquisa está na página 13 do caderno do aluno. Deverá preencher o quadro da página 13 com as palavras de origem estrangeira (Africana, Árabe, Alemã, etc.) que você pesquisará.
Dica: Para encontrar as palavras de cada origem escreva na busca do google “palavras de origem africana”, vai aparecer uma lista de palavras, depois faça o mesmo com as demais nacionalidades do quadro.

  v  Atividade 3


Pesquisa
Tema: Preconceito Linguístico
Pesquisar no google sobre “Preconceito Linguístico” e responder às questões seguintes no caderno:
    1.    O que é Preconceito Linguístico?
    2.    Esse tipo de preconceito pode estar ligado a outros tipos de preconceito? Cite-os.
    3.    Quais as consequências do Preconceito Linguístico?
    4.    O que é “Adequação linguística”?
  
   v  Atividade 4

Faça a leitura de “A última crônica” de Fernando Sabino e, em seguida, faça a análise abaixo:

A última crônica
Fernando Sabino

A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: “assim eu quereria o meu último poema”. Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho – um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: “Parabéns pra você, parabéns pra você…”. Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura – ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido – vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.
Elenco de cronistas modernos.
21ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

Análise Textual (Escrevam na frente dos tópicos as informações sobre o texto)
OBS: Essa atividade pode ser feita no caderno.
  Ø  Gênero:
  Ø  Tipo de texto:
  Ø  Foco Narrativo (tipo de narrador):
  Ø  Tempo (cronológico ou psicológico):
  Ø  Espaço (lugar em que se passa a história):
  Ø  Personagens:
  Ø  Elementos da crônica:

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