ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
PRAZO
DE ENTREGA 14/12
à 18/12 AVALIAÇÃO Através da devolutiva das atividades no seguinte e-mail: bezerragirotopatricia@gmail.com
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO :
Soneto de Fidelidade
De
tudo ao meu amor serei atento Antes,
e com tal zelo, e sempre, e tanto Que
mesmo em face do maior encanto Dele
se encante mais meu pensamento.
Quero
vivê-lo em cada vão momento E em
seu louvor hei de espalhar meu canto E rir
meu riso e derramar meu pranto Ao seu
pesar ou seu contentamento.
E
assim, quando mais tarde me procure, Quem
sabe a morte -- angústia de quem vive; Quem
sabe a solidão -- fim de quem ama,
Eu
possa me dizer do amor (que tive): Que
não seja imortal, posto que é chama, Mas
que seja infinito enquanto dure.
(Vinícius
de Moraes)
De
tudo ao meu amor serei atento Antes,
e com tal zelo, e sempre, e tanto Que
mesmo em face do maior encanto Dele
se encante mais meu pensamento.
Quero
vivê-lo em cada vão momento E em
seu louvor hei de espalhar meu canto E rir
meu riso e derramar meu pranto Ao seu
pesar ou seu contentamento.
E
assim, quando mais tarde me procure, Quem
sabe a morte -- angústia de quem vive; Quem
sabe a solidão -- fim de quem ama,
Eu
possa me dizer do amor (que tive): Que
não seja imortal, posto que é chama, Mas
que seja infinito enquanto dure.
(Vinícius
de Moraes)
01) Há alguma relação entre o título e a ideia
central do poema? Justifique:
02) Comprove por que podemos afirmar que o
poema lido trata-se de um soneto:
03) Quais são os três gêneros literários? A
qual deles pertence o soneto acima? Por quê?
04) Qual a função de linguagem predominante no
soneto de Vinícius? Justifique, aproveitando para utilizar passagens do
texto:
05) Retire do texto uma ou mais passagens que
exemplifique(m) a figura de linguagem conhecida por polissíndeto,
explicando-a:
06) Há, no texto, um belo exemplo da figura de
linguagem denominada pleonasmo. Copie e justifique:
07) Que figura de linguagem aparece no segundo
e no terceiro versos do primeiro terceto? Justifique:
08) Transcreva do texto dois pares de
antítese, explicando por que tal figura de linguagem ali se insere:
09) Interprete o que esses pares de antítese
representam, relacionando-os ao relacionamento amoroso:
10) Dê a sua opinião sobre o poema, dizendo
que mensagem ele lhe transmitiu:
11) Quantas sílabas métricas há em cada verso?
Divida-os todos:
12) Dê uma explicação coerente ao emprego dos
parênteses no verso “Eu possa me dizer do amor (que tive)”:
13) Interprete a metáfora presente no verso
“Que não seja imortal, posto que é chama”:
14) Identifique o conceito de fidelidade para
o eu-lírico:
15) Que mensagem o texto lhe transmitiu?
Comente:
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO DE ENTREGA 08/12
á 15/12 Através da devolutiva das atividades no seguinte e-mail: bezerragirotopatricia@gmail.com e no Whatsapp (18) 996916125 ATIVIDADES
PROF:
TURMA:
NOME:
Leia:
Vá às compras e salve o mundo
Finalmente, um discurso sustentável vem absolver nosso pecado
favorito: o consumismo. Entenda aqui como é possível se esbaldar nas lojas
sem poluir o ambiente. A resposta está na árvore ao seu lado.
Sabine Righetti e Karin Hueck
Não
ande de carro, não coma carne, não produza lixo, não gaste água e nem ouse
ter filhos. Poucas coisas são tão negativas (e chatas) quanto o discurso
ecológico radical, que prega que devemos fazer de tudo para causar o menor
estrago possível ao ambiente. Não é à toa que muitos não aguentam mais ouvir
falar no assunto. Mas, finalmente uma nova proposta percebeu que fazer “menos
mal” ao planeta ainda não é o suficiente – é preciso não causar mal algum.
(Afinal, gastar menos água ainda é gastar água.) E o melhor: esse novo discurso
alivia a consciência dos ecopecadores. Com ele poderemos – não, melhor,
precisaremos – fazer compras à vontade, porque assim estaremos também
salvando o planeta. Já que empresas sempre vão procurar o lucro e as pessoas
sempre vão querer o novo iPod ou a TV de led, o jeito é fazer isso combinar
com sustentabilidade. E como isso seria possível? Imitando a natureza e
reciclando os produtos eternamente. Parece difícil, mas já está acontecendo –
e vai exigir uma mudança de hábito comparável à Revolução Industrial,
envolvendo empresas, cidades, casas e pessoas. […]
“Superinteressante”, Edição Verde, dez. 2011,
n. 286, p. 72-73.
Questões Questão 1 – No título “Vá às compras e salve o
mundo”, o uso do imperativo tem por objetivo:
a) aconselhar
b) ordenar
c) persuadir
d) pedir
Questão 2 – O texto trata de um problema que
afeta, de forma significativa, o nosso planeta. Que problema é esse?
Questão 3 – Defina o “discurso ecológico
radical” segundo o texto:
Questão 4 – Assinale a passagem que apresenta
a solução, segundo o texto, para o problema identificado na questão anterior:
a) “Não ande de carro, não coma carne, não
produza lixo, não gaste água e nem ouse ter filhos.”
b) “[…] fazer de tudo para causar o menor
estrago possível ao ambiente.”
c) “[…] fazer “menos mal” ao planeta […]”
d) “Imitando a natureza e reciclando os
produtos eternamente.”
Questão 5 – “[…] o jeito é fazer isso combinar
com sustentabilidade.”. A que se refere o pronome sublinhado?
Questão 6 – “Mas, finalmente uma nova proposta
percebeu que fazer “menos mal” ao planeta ainda não é o suficiente […]”. Esse
período, por meio da conjunção “mas”, estabelece com os anteriores uma
relação de:
a) comparação
b) oposição
c) conclusão
d) causa
Questão 7 – Note que as palavras iPod e led
aparecem em itálico no texto. Assinale a justificativa para o emprego desse
recurso:
a) são palavras pouco conhecidas.
b) são termos de origem estrangeira.
c) são as principais palavras do texto.
d) os termos foram escritos incorretamente.
Questão 8 – No segmento “[…] fazer compras à
vontade, porque assim estaremos também salvando o planeta.”, o termo grifado
poderia ser substituído por:
a) pois
b) portanto
c) porém
d) porquanto |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA 01/12
à 06/12 ATIVIDADES Interpretação
de texto da Apostila Aprender Sempre:
Páginas 48 a 52. Sequência de atividade 7: Atividade 1- (
exercícios 1 a 5) e Atividade 2- (exercícios 1,2 E 3 (a,b,c,d,e). Fazer e me
enviar por foto no Whatsapp.
bezerragirotopatricia@gmail.com e no Whatsapp (18) 996916125 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO DE ENTREGA 24/11
á 03/12
ATIVIDADES Interpretação
de texto da Apostila Aprender Sempre:
Páginas 45 e 46. Exercicios
do número 1 ao 5.
Através da devolutiva
das atividades no seguinte e-mail: bezerragirotopatricia@gmail.com e no Whatsapp (18) 996916125
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE ENTREGA
14/11
e-mail:
bezerragirotopatricia@gmail..com ou pelo Whatsapp (18 ) 996916125 ATIVIDADES PARTE I ORTOGRAFIA:
AGORA Complete com [Mais] [Mas] ou [Más]: 01 - Pedro estuda, ________ não aprende. 02 - Vendeu _______ livros neste mês que no
anterior. 03 - Bonitinha, _______ ordinária. 04 - A população pede _______ escolas. 05 - Ela não é bonita, _______ conquista pela
simpatia. 06 - Ele foi quem ________ tentou; ainda
assim, não conseguiu. 07 - Dizem as ________ línguas que ele vai ser
o nosso prefeito. 08 - Municípios exigem ________ escolas. 09 - Amor é igual fumaça: sufoca, ________
passa. 10 - Este país está cada dia _______ violento. 11- Tentei chegar na hora, ______ me atrasei. 12 - Não ganhei o prêmio, ________ dei o
melhor de mim. 13 - As ________ ações empobrecem o espírito. 14 - É o Rio de Janeiro a cidade ________
violenta do Brasil? 15 - Estes alunos estão ________ bem
preparados que aqueles. 16 - É um dos países ________ miseráveis do
planeta. 17 - Elas pareciam invencíveis, _________
foram derrotadas. 18 - Ele trabalha muito, ________ ganha pouco. 19 - Todos querem ________ amor. 20 - Queria viajar, _______ não consegui
comprar passagem. 21 - As pessoas deste lugar são muito
_________. 22 - Ela é ________ atenciosa que as outras. 23 - Querem ter dinheiro, ________ não
trabalham. 24 - Escreva _______ depressa, por favor! 25 – A garota trazia _______ lembranças
daquele tempo. 26 – Só pensa em enriquecer _________. 27 - Ela disse que compraria o livro, _______
ela não o fez. 28 - Está cada dia _______ bonita. 29 - Carol perdeu seu celular, ________ vai
comprar outro. 30 - Este é o curso ________ caro da
faculdade. 31 - Eu tenho _________ irmãos do que você. 32 - Esses eram os textos _______ mal escritos 33 - Meu irmão é ________ velho que eu. 34 - A felicidade voa tão leve, ________ tem a
vida breve. 35 - Julia comprou _______ um carro. PARTE II Flexibilização Em Seu caderno escreva uma frase para cada uso
da Ortografia estudada. Em seguida, ilustre (desenhe) suas frases. A) MAS B) MAIS C) MÁS |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
PRAZO DE ENTREGA 08/11
Através
da devolutiva das atividades no seguinte e-mail: bezerragirotopatricia@gmail.com e no Whatsapp (18) 996916125
ATIVIDADES Apostila
do Aluno Aprender Sempre: Na página 40, atividade 4( Fazer os exercícios de
número 1 a 4 ). Atividade
5 da página 40 (Duas produções de texto: Uma sendo um classificado poético e
outra sendo um classificado comum, como uma notícia de jornal ) . Fazer todas as atividades no caderno. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES Atividade referente a apostila do aluno: Aprender Sempre, Atividade 5: Leia o poema: Basta Pensar em SENTIR, de Fernando Pessoa
que está na página 34 e responda às questões de interpretação das páginas: 35
e 36 ( do número 1 a 7 ). Em seguida, faça a leitura fluente do poema estudado na atividade 1 .
Na atividade 3 da página 37, leia o texto: Música e poesia na casa do idoso,
e responda às questões de números 1 a 8 que se encontra nas páginas 38 e 39. Realizar as atividades no caderno e me enviar as respostas.
PRAZO
DE ENTREGA 03//11
e-mail:
bezerragirotopatricia@gmail..com ou pelo Whatsapp (18 ) 996916125
Leia estes poemas: Texto 1 AUTO-RETRATO Provinciano que
nunca soube Escolher bem uma
gravata; Pernambucano a quem
repugna A faca do
pernambucano; Poeta ruim que na
arte da prosa Envelheceu na
infância da arte, E até mesmo
escrevendo crônicas Ficou cronista de
província; Arquiteto falhado,
músico Falhado (engoliu um
dia Um piano, mas o
teclado Ficou de fora); sem
família, Mal tendo a
inquietação de espírito Que vem do
sobrenatural, E em matéria de
profissão Um tísico
profissional. (Manuel Bandeira.
"Poesia completa e prosa". Rio de Janeiro: Aguilar, 1983. p. 395.) Texto 2 POEMA DE SETE FACES Quando eu nasci, um
anjo torto desses que vivem na
sombra disse: Vai, Carlos!
ser gauche na vida. As casas espiam os
homens que correm atrás de
mulheres. A tarde talvez
fosse azul, não houvesse tantos
desejos. (....) Meu Deus, por que
me abandonaste se sabias que eu
não era Deus se sabias que eu
era fraco Mundo mundo vasto
mundo. Mal tendo a
inquietação de espírito Que vem do
sobrenatural, E em matéria de
profissão Um tísico
profissional. (Manuel Bandeira.
"Poesia completa e prosa". Rio de Janeiro: Aguilar, 1983. p. 395.) Esses poemas têm em comum o fato de a) descreverem
aspectos físicos dos próprios autores. b) refletirem um
sentimento pessimista. c) terem a doença
como tema. d) narrarem a vida
dos autores desde o nascimento.
Leia o texto abaixo e responda às seguintes questões: BILHETE 1. Se tu me amas,
ama-me baixinho 2. Não o grites de
cima dos telhados 3. Deixa em paz os
passarinhos 4. Deixa em paz a
mim! 5. Se me queres, 6. enfim, 7. tem de ser bem
devagarinho, Amada, 8. que a vida é
breve, e o amor mais breve ainda… (Mario Quintana) O título do poema,
conforme as classes gramaticais, denomina-se como: a) um adjetivo. b) uma palavra
substantivada. c) um substantivo. d) um advérbio de
tempo. e) uma locução
adverbial. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
Atividade referente a apostila do aluno:
Aprender Sempre, terceiro bimestre- Faça a
leitura do texto -” A tecnologia influenciando comportamentos: Situação
inesperada”, da página 26 e realize a atividade 2 e 3 da página 27. Na
página 28 e 29 , leia a crônica: “Embaraço no mercadinho, de Kátia Regina Pessoa, e realize as atividades
das páginas 30 e 31 ( atividades ( 4, 5. 6, 7, 8, 9 e 10).
Todas as atividades deverão ser feitas no
caderno.
e-mail:
bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18 ) 996201869 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
Atividade referente a apostila do aluno:
Aprender Sempre, terceiro bimestre-
Faça a leitura do texto –
” A tecnologia influenciando comportamentos: Situação inesperada”, da página 26 e realize
a atividade 2 e 3 da página 27.
Na
página 28 e 29 , leia a crônica: “Embaraço no mercadinho, de Kátia Regina Pessoa, e realize as
atividades das páginas 30 e 31 ( atividades ( 4, 5. 6, 7, 8, 9 e 10).
Todas as atividades deverão ser feitas no
caderno. PRAZO DE ENTREGA 14/10 à20//10 AVALIAÇÃO Através da devolutiva das atividades pelo seguinte e-mail: bezerragirotopatricia@gmail..com ou pelo Whatsapp (18 ) 996201869 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES Atividade referente a apostila do aluno:
Aprender Sempre, terceiro bimestre- Faça a
leitura do texto 1 -” Cartaz de
campanha educativa “ da página 22 da apostila e responda as atividades de
número 1, 2 e 3. Em seguida, vá para a página 23: Texto 2 “
Anúncio Publicitário: A propaganda”. Leia o texto e responda as atividades do
número 1 ao 10 , que se encontra nas páginas 24 e 25 da apostila.
PRAZO
DE ENTREGA 28//09 à 02/10
Através da devolutiva das atividades pelo
seguinte e-mail: bezerragirotopatricia@gmail..com ou pelo Whatsapp (18 )
996201869 |
ATIVIDADES PARA A
SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES Atividade
referente a apostila do aluno: Aprender Sempre, terceiro bimestre. Faça a
leitura do texto de José de Alencar:
Cinco Minutos, das páginas 15,16 e 17. Em seguida, vá para a atividade 4 -
Análise textual, que se encontra na página 18 e responda as atividades 1,
2,3,4,5,6,7,8 e 9.
Pesquisa:
Variedades linguísticas. definição Quais
os tipos de variedades linguísticas. Explicar cada uma delas. |
ATIVIDADES
Atividade referente a apostila do aluno:
Aprender Sempre referente ao 3 bimestre.
Atividade 2- “Os textos conversam:”: (Cartaz
Publicitário) da página 11 e responda às
atividades 1, , 3 e 4 da página 12.
Em seguida,
vá para a atividade 3: “ Produção de Texto da página 12 e crie um
slogan para uma campanha publicitária de prevenção ao bullying e
cyberbullying.
Faça a leitura do texto:” Cinco Minutos”, de
José de Alencar, da página 15 e 16, e realize
a atividade 1 (Explorando intencionalidades da página 14 e responda as
atividades 1, 2 e 3.
PRAZO
DE ENTREGA
14/09 à18/09
|
ATIVIDADES
Atividade
referente a apostila do aluno: Aprender Sempre referente ao 3 bimestre.
Ler o
texto Bullying e Cyberbullying, de Madalena Borges Gutierre e responder às
questões de 1 á 8 da página 7 á 11.
Identificar
no texto:
-Tipo de texto:
-Foco
narrativo:
-Gênero
do texto:
-Personagens:
-Espaço
da narrativa:
|
ATIVIDADES
. Dá-se o nome de regência à relação de
subordinação que ocorre entre um verbo ou um nome e seus complementos. Por
meio da regência, estabelecem-se
relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem
efetivamente o sentido que se deseja de forma clara. Dessa forma, a relação
entre verbos e nomes transitivos pode ser
um fator de coesão textual, uma vez que a má organização desse tipo
de relação pode provocar mais do que
simples problemas de correção gramatical, chegando a comprometer a própria
coerência de um texto.
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO SOBRE VERBO TRANSITIVO DIRETO E VERBO
TRANSITIVO INDIRETO
Disponível em:
2. Em seguida, assista o vídeo abaixo sobre a temática da aula -
regência.
Vídeo: Regência Nominal e
Regência Verbal
Disponível em:
A regência nominal é o nome da relação existente entre um nome - substantivo, adjetivo ou advérbio – e um
outro termo que lhe complete o sentido. Normalmente, o complemento de um nome
é introduzido por uma preposição. de significado
A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece
entre o verbo e seus complementos. Como alguns verbos têm mais de um
significado, pode ocorrer que a mudança provoque alteração na regência.
Esse é o caso do verbo assistir.
Observe:
● no sentido de prestar assistência, ajudar, socorrer
é transitivo direto, não exige a
preposição. Ex.: O técnico assistia
os jogadores novatos.
● no sentido de ver, presenciar é transitivo
indireto, exige a preposição a.
Ex.: Não assistimos ao show.
●
no
sentido de caber, pertencer é transitivo indireto, exige a preposição a. Ex.: Assiste ao homem tal direito.
ATIVIDADES:
1- Explique a diferença
entre verbo transitivo
direto e indireto, a partir das
frases:
● Assinar
o contrato.
●
Discordar do contrato.
2- Conclua:
Toda vez que precisar de preposição, o verbo é _________________ . E o
seu complemento recebe o nome
de______________________________.
Se não precisar de preposição, o verbo é _______________________. E o
seu complemento recebe o nome de ______________________________.
3- Defina regência nominal, a partir das frases:
● Participação nos lucros.·
●
Situação da empresa.
4- Explique a diferença entre
regência verbal e nominal, a partir das duas frases, abaixo:
● Direito dos trabalhadores.
●
Preciso
de tempo.
.
5- De acordo com a charge, faça o que se pede:
Disponível em:
a. Identifique, na charge
acima, um exemplo de regência nominal.
b. Qual é a palavra que
apresenta sentido incompleto? Qual é o seu complemento?
c- Comente sobre a crítica ao ensino público, presente na charge
6- Faça o que se pede:
.a- Qual o sentido do verbo
assistir na charge?
b- A regência do verbo assistir
está de acordo com o padrão culto da língua? Justifique sua resposta.
7- Faça o que se pede:
Em relação à tirinha acima,
observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho:
a- Qual a regência do verbo ensinar? Identifique os seus complementos.
.Observe a fala de Felipe no segundo quadrinho:
a- Qual a regência do verbo encher?
b- Qual é a crítica ao ensino que se pode pressupor na fala de
Mafalda? Explique.
Disponível em:
8- O verbo namorar não admite a preposição com, isto é,
namora-se alguém e não namora-se com
alguém. “Pedro namora Ana” e não “Pedro namora com a Ana”.
a- Agora, responda, qual é o certo: Ele namora comigo ou ele me
namora?
9- Assinale a alternativa em
que a regência verbal está de acordo com a norma culta.
a) As crianças, obviamente, preferem mais os doces do que os legumes e
verduras.
b) Assista uma TV de LCD pelo preço de uma de projeção e leve junto um
Home Theater!
c) O jóquei Nélson de Sousa foi para Inglaterra visando títulos e
euros.
d) Construir impérios a partir do nada implica inovação e paixão pelo
risco.
e) A Caixa Econômica informou os mutuários que não haverá prorrogação
de prazos.
10- Embora de ocorrência frequente no cotidiano, a gramática normativa
não aceita o uso do mesmo complemento para verbos com regências diferentes.
Esse tipo de transgressão só não ocorre na frase:
a) Pode-se concordar ou discordar, até radicalmente, de toda a
política externa brasileira. (Clóvis Rossi)
b) Educador é todo aquele que confere e convive com esses
conhecimentos. (J. Carlos de Sousa)
c) Vi e gostei muito do filme “O Jardineiro Fiel” cujo diretor é um
brasileiro.
d) A sociedade brasileira quer a paz, anseia por ela e a ela aspira.
e) Interessei-me e desinteressei-me pelo assunto quase que
simultaneamente.
11- Assinale a alternativa em que haja erro de regência verbal:
a) Deu-lhe um belo presente de aniversário.
b) Levei-o para o médico esta manhã.
c) Gostamos deste novo filme.
d) Fui no cinema ontem.
e) O lenço caiu no chão.
12- Indique a alternativa
correta:
a) Prefiro correr do que nadar.
b) Prefiro mais correr que nadar.
c) Prefiro mais correr a nadar.
d) Prefiro correr a nadar.
e) Prefiro correr à nadar.
13- Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços.
Posso informar ______ senhores ______ ninguém, na reunião, ousou
aludir ______ tão delicado assunto.
a) aos – de que – o
b) aos – de que – ao
c) aos – que – à
d) os – que – à
e) os – de que – a
PRODUÇÃO TEXTUAL ;
Faça uma dissertação argumentativa sobre o seguinte tema:
- Uso da internet; benefícios e malefícios
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
Leia o texto: " Preconceito Muito pra
frente" de Millor Fernandes e responda as questões a seguir:
PRECONCEITO MUITO PRA FRENTE
Toda hora eu vejo, em jornais, revistas,
televisão, e na rua, pessoas cada vez mais "livres" de preconceitos
e... E no entanto todas estão convencidas de que a Terra gira em torno do
Sol. Por quê?Pergunte a elas e elas responderão: "Ué, Galileu provou
isso há muito tempo". Mas provou pra quem? Pode ser que tenha provado
pros cientistas. O homem comum e mesmo nós, os pejorativamente chamados
intelectuais, aceitamos e pronto. Sem pensar.
"Preconceituosamente." Como antes de Galileu aceitávamos que o Sol
girava em torno da Terra. Mas, entre Galileu – de cujas "provas"
nunca tomamos conhecimento, muito menos sabemos dizer quais são – e a
realidade, que literalmente salta (gira) a nossos olhos, temos que acreditar
é em nossos olhos. Nossos olhos veem, com absoluta certeza, que o Sol nasce
ali (a leste, pra mim no Arpoador, no momento em que escrevo às 5h43 do dia)
e morre do outro lado (a oeste, pra mim na Pedra da Gávea, às 7h53 da noite),
girando em torno de uma terra absolutamente parada (terremotos à parte),
sobre a qual caminhamos sem sentir o menor movimento.De agora em diante,
respondam com convicção: o Sol gira em torno da Terra e não quero mais papo
sobre isso. O Millôr provou.
a) Qual é a crítica feita pelo autor do texto?
b) Quais são os argumentos levantados por
Millôr para sustentar a sua crítica?
c)Você concorda com a ideia defendida no
texto? Os argumentos elaborados são convincentes? Justifique a sua resposta.
d)O que gera humor neste texto?
e) Que palavras nós poderíamos utilizar como
sinônimos de " Preconceito" no texto de Millor?
ATIVIDADE 2
-Produza um texto dissertativo argumentativo
sobre o seguinte tema: " Violência no Brasil"
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
ATIVIDADES
Anúncio publicitário é um gênero textual usado
para promover uma marca, um produto, serviço ou ideia para um público
definido em um meio de comunicação.
Com
linguagem persuasiva, o anúncio publicitário ajuda a convencer o consumidor a
tomar uma ação, que pode ser comprar um produto ou contratar um serviço.
Os meios mais comuns de encontrarmos a
linguagem publicitária é nas faixas, cartazes,anúncios, outdoors,revistas.
Usa a linguagem coloquial, ou seja: a linguagem informal, dinâmica e
cotidiana.
Exercícios:
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PRÓXIMAS 10 (DEZ) QUESTÕES:
1ª) Qual a tipologia do texto em estudo?
_________________________________________________________
2ª) O objetivo do texto é
a) promover uma ideia.
b) motivar os clientes a visitarem a empresa
Aurora.
c) vender um produtor.
d) falar sobre a importância de uma boa
alimentação.
3ª) Escreva a frase impacto da propaganda.
___________________________________________________________
4ª) Qual a importância da personagem escolhida
(Guga Kuerte, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da
empresa Aurora?
___________________________________________________________
5ª) Que tipo de linguagem é predominante no
texto?
a) Literária.
b) Verbal e não verbal.
c) Subjetiva.
d)
Formal e informal.
6ª) Escreva a logomarca da propaganda.
____________________________________________________________
7ª) Escreva o slogan da propaganda.
_____________________________________________________________
8ª) Como os recursos gráficos (imagens)
contribuem para o sucesso da propaganda?
_____________________________________________________________
9ª) O anúncio publicitário é direcionado
principalmente:
a) aos jovens.
b) aos adultos.
c) às crianças.
d) aos idosos.
10ª) O texto em estudo é um exemplo de gênero:
a) publicitário.
b) informativo.
c) classificado.
d) notícia.
Pesquisa:
1)Quais são os gêneros textuais de divulgação
científica?
2) Quais são as características de um texto de
divulgação científica?
3) Como é a linguagem de um texto de
divulgação científica?
|
ATIVIDADES
Semana
de estudos intensivos 27 a 31/07 ( com retomada de conteúdos em
defasagem)
bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18) 99613-6839
-Para os alunos que estão com as atividades
atrasadas, colocar em dia e que sejam entregues até quarta-feira para
fechamento das notas do bimestre.
-Os alunos que desenvolveram o que foi
solicitado, devem refazer/reavaliar as atividades que ainda hajam dúvidas.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO
DE ENTREGA
13/07
Através da devolutiva
das atividades pelo seguinte e-mail bezerragirotopatricia@gmail.com ou pelo Whatsapp (18) 99613-6839
ATIVIDADES
ATIVIDADE 1
Definir o que são
frases, orações e períodos (simples e composto). A seguir, diferencie orações
coordenadas de orações subordinadas e diferencie orações assindéticas de oração
sindéticas.
ATIVIDADE 2
As conjunções são
divididas em dois grupos: subordinativas (10 tipos) e coordenativas (5
tipos).
Faça um quadro como o
a seguir, classificando as conjunções e dando exemplos.
ATIVIDADE 3
Identifique os verbos
das frases abaixo:
a)
Durante
o almoço, todos ficaram quietos.
b)
Aquela
sua fala me entristeceu.
c)
Entregue
a nota ao recepcionista.
ATIVIDADE 4
Identifique as
orações e diga se o período é simples ou composto.
a)
Assim
que chegamos à casa, o telefone tocou.
b)
Chegamos
à casa, entramos na sala e o telefone tocou,
ATIVIDADE 5
Classifique as
orações em sindéticas ou assindéticas:
a)
Estou
amando o chat dos alunos do 9° Ano, porque as participações são efetivas.
b)
Nas
últimas aulas fizemos a revisão e realizamos os exercícios, tudo com muita
dedicação.
ATIVIDADE 6
Classifique as
orações de acordo com a conjunção: é explicativa ou aditiva.
a)
Sou
uma excelente aluna de português e a minha irmã de matemática.
b)
Estudar
online pode ser cansativo, mas também é diversão.
c)
Estou
amando a casa nova dos meus pais, porque ela é grande, bonita e espaçosa.
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PRAZO DE
ENTREGA
Data 10/06 (sexta-feira) os exercícios
Será feita pelo WhatsApp particular. Prof.
Patricia (18) 99613-6839
e-mail:bezerragirotopatricia@gmail.com
TEXTO 1
A casa das ilusões perdidas
MOACYR SCLIAR
Polícia investiga troca de bebê por casa.
Cotidiano, 10.jun.99
Quando ela anunciou que estava grávida, a
primeira reação dele foi de desagrado, logo seguida de franca irritação. Que
coisa, disse, você não podia tomar cuidado, engravidar logo agora que estou
desempregado, numa pior, você não tem cabeça mesmo, não sei o que vi em você,
já deveria ter trocado de mulher havia muito tempo. Ela, naturalmente, chorou,
chorou muito. Disse que ele tinha razão, que aquilo fora uma
irresponsabilidade, mas mesmo assim queria ter o filho. Sempre sonhara com
isso, com a maternidade -e agora que o sonho estava prestes a se realizar,
não deixaria que ele se desfizesse.
-Por favor, suplicou. -Eu faço tudo que você
quiser, eu dou um jeito de arranjar trabalho, eu sustento o nenê, mas, por
favor, me deixe ser mãe.
Ele disse que ia pensar. Ao fim de três dias
daria a resposta. E sumiu.
Voltou, não ao cabo de três dias, mas de três
meses. Àquela altura ela já estava com uma barriga avantajada que tornava
impossível o aborto; ao vê-lo, esqueceu a desconsideração, esqueceu tudo -
estava certo de que ele vinha com a mensagem que tanto esperava, você pode
ter o nenê, eu ajudo você a criá-lo.
Estava errada. Ele vinha, sim, dizer-lhe que
podia dar à luz a criança; mas não para ficar com ela. Já tinha feito o
negócio: trocariam o recém-nascido por uma casa. A casa que não tinham e que
agora seria o lar deles, o lar onde -agora ele prometia -ficariam para
sempre.
Ela ficou desesperada. De novo caiu em
prantos, de novo implorou. Ele se mostrou irredutível. E ela, como sempre,
cedeu.
Entregue a criança, foram visitar a casa. Era
uma modesta construção num bairro popular. Mas era o lar prometido e ela
ficou extasiada. Ali mesmo, contudo, fez uma declaração:
-Nós vamos encher esta casa de crianças.
Quatro ou cinco, no mínimo.
Ele não disse nada, mas ficou pensando. Quatro
ou cinco casas, aquilo era um bom começo.
TEXTO 2
Polícia investiga troca de bebê por
casa
da Agência Folha
A polícia do Paraná está investigando três
casos de doação ilegal de bebês no Estado, que teriam sido trocados pelos
pais por material de construção, cestas básicas e por uma casa. Os três casos
envolvem a troca de quatro crianças.
O caso mais recente aconteceu no mês passado,
em Campina Grande do Sul. Elizabete Souza Brandão, 18, entregou no dia 11 de
maio a filha, nascida dois dias antes, para um casal de Santa Catarina, ainda
não localizado ou identificado pela polícia. Elizabete está foragida e a
polícia ainda não sabe onde está a menina nem tem pistas do casal que a
levou.
Em outro caso, que aconteceu em abril, no
município de Pontal do Paraná (litoral do Estado), Maria do Nascimento Silva,
38, entregou seu filho para Jurema Marcondes Frumento.
Jurema, segundo a polícia, intermediou uma
negociação com um casal que teria levado a criança para o Mato Grosso.
A mãe, Maria do Nascimento, disse à polícia
que, em troca do bebê, receberia cestas básicas e uma casa em Pontal avaliada
em R$ 13 mil. Ela mesma denunciou o caso à polícia porque, apesar de ter
recebido as cestas, não ganhou a casa.
Jurema Frumento disse à Agência Folha ontem
que não ganhou nada intermediando a negociação. Em seu depoimento, ela disse que
seu objetivo foi ajudar Maria.
ATIVIDADE 1: De acordo com os textos responda
as questões
a)
Ambos abordam o mesmo assunto, qual é?
b)
Na crônica, sabemos que o autor buscou
inspiração no cotidiano, em que consiste esse material?
c) De
alguma forma, os dois textos podem chocar o leitor. Porém, qual texto possui
mais sensibilidade? Por que?
ATIVIDADE 2: Pesquise
a)
A definição de crônica
b) Principais
cronistas brasileiros
ATIVIDADE 3: Pesquise
a)
O que é uma fanzine?
b)
Quem escreve e quem publica uma fanzine?
c)
O que é um texto multimodal? A fanzine é um
texto multimodal? Explique
d) A
linguagem da fanzine é formal ou informal?
|
- ATIVIDADE 1: Faça a leitura do texto “A Bola”
de Luís Fernando Veríssimo e, em seguida, faça a análise abaixo:
a) Tipo de texto
b) Foco narrativo (tipos de narrador)
c) Gênero de texto
d) Personagens
e) Espaço da narrativa
f) Elementos do tipo de texto
A bola
Luís Fernando Verissimo
O pai deu uma bola de presente ao
filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai.
Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de
plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a
bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do
presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à
procura de alguma coisa.
— Como e que liga? — perguntou.
— Como, como é que liga? Não se
liga.
O garoto procurou dentro do papel de
embrulho.
— Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar
que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
— Não precisa manual de instrução.
— O que é que ela faz?
— Ela não faz nada. Você é que faz
coisas com ela.
— O quê?
— Controla, chuta…
— Ah, então é uma bola.
— Claro que é uma bola.
— Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
— Você pensou que fosse o quê?
— Nada, não.
O garoto agradeceu, disse “Legal” de
novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do
lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Baú, em
que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de bip
eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente.
O garoto era bom no jogo. Tinha
coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensaiou
algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como
antigamente, e chamou o garoto.
— Filho, olha.
O garoto disse “Legal”, mas não
desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou,
tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada.
Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês,
para a garotada se interessar.
- ATIVIDADE
2: Pesquisa
a) Qual o objetivo de pontuar um texto?
b) Quais são os sinais de pontuação?
c) Quais são as regras do uso de cada um desses sinais? Dê
exemplos
- ATIVIDADE 3: As atividades a seguir estão na
Apostila do 1° Bimestre, para realizá-las leia os textos da página 146 (4 de
julho, Art. I, Art. III, Art. IV, Art. VII). Após a leitura, responda as
questões 1 (itens 1 ao 8) e 2 (itens a e b).
Fazer no caderno e encaminhar no
e-mail: bezerragirotopatricia@gmail.com
|
21ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
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